CEARÁ: SOLDADO COMETE SUICÍDIO DEPOIS DE SER PUNIDO POR NÃO USAR BOINA

O soldado Helias Silva Lima Junior, 28, faleceu por volta das 9h15min desta quarta-feira (15), no Instituto Doutor José Frota (IJF). O policial militar, que era do Ronda do Quarteirão do bairro Lagamar, foi vítima de um tiro disparado na cabeça na noite desta terça-feira, 14. Ele estava cumprindo prisão disciplinar de cinco dias, após ter sido punido com 05 dias de prisão por não está usando a boina.

De acordo com relato de testemunhas, o soldado estava em horário de trabalho e foi flagrado sem a boina (acessório de uso obrigatório no fardamento dos militares).

O fato gerou uma repreensão abusiva após o soldado justificar ao oficial que o motivo de não estar utilizando a boina naquele momento era devido a um tratamento capilar.

Testemunhas dizem que o soldado se sentiu constrangido e humilhado pelos oficiais perante a tropa. 

Segundo o irmão do militar, ele não teria suportado a situação e acabou atentando contra a própria vida.

Após a confirmação do seu falecimento, a categoria repudiou através da internet as atitudes constantes exercidas pelo Major Farias.
CNEWS

11 comentários:

  1. Em Caicó, um soldado foi punido com 15 dias de prisão por ter usado o termo estressado com um sargento, em um serviço durante o carnaval da cidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Absurdo! Espero que um dia essa polícia seja desmilitarizada, só assim, o poder que muitos acham que tem, vai cair. Não é justo se utilizar de um regulamento arcaico para humilhar um ser humano...

      Excluir
  2. A hierarquia militar segue normas muito atrasadas e desnecessárias ao estilo de vida atual, uma vez que muitas delas fere a honra, a moral e desrespeita os direitos humanos, pois todos os militares são seres humanos que tem obrigações e regras a serem cumpridas, mas também tem direitos que devem ser respeitados, e o direito a vida é algo que não pode ser reposto.

    ResponderExcluir
  3. O fato é que isso não é um caso isolado que tenha acontecido só na policia militar do Estado do Ceará, na verdade coso desta natureza também ocorreu aqui na policia militar do Estado do Rio Grande do Norte onde a anos atras um determinado oficial tinha orgulho em dizer que um policial (soldado)teria cometido suicídio por conta dele(oficial)na verdade devido á um regulamento arcaico onde os praças não tem direitos e sim deveres muitos destes oficialato utilizam deste artificio para reprimir, humilhar e desta forma deixar o homem (policial militar)em condições muitas vezes desumana. o poder executivo e o poder judiciário tem fechado os olhos com muitos fatos que acontecem nas policias militares de todos os estados. O que realmente poderia acabar de vez com todas estas atrocidades e condições degradantes que já levaram muitos praças da PM, a cometerem suicídios e outros que por menores não são divulgados como muitos dos casos de busos de autoridades contra os próprios membros das forças policiais militares seria na verdade uma desmilitarização das PM`s do todo o país tornando-se por exemplo como nos EUA. Sou policial militar há 22 anos e lamento que este praça tenha chegado a este ponto mais posso imaginar a que tenha passado este soldado pra chegar a este ponto, digo isso muitos dos policiais militares já presenciaram ou ouviram relatos de outros que presenciaram como um fato muito que muitos tiveram conhecimento que ocorrerá aqui onde um policial foi obrigado por seu comandante a tirar a roupa e se agachado, onde este referido soldado foi humilhado pelo então oficial caso este que foi levado a justiça onde o oficial foi punido tendo que indenizar o soldado. Bem espero que oficiais que venham a ocasionar ou provocar fatos desta natureza sejam punidos, pois o uso deste regulamento muitas e muitas vezes são usados na verdade como forma de tortura psicológica. Quero aqui deixar meus sentimentos a família deste policial que são vitimas e foram quem realmente perdeu onde um pai deixa esposa e filhos que Deus lhes conforte. SE ALGUM DIA EU PASSAR POR UM FATO DESTE QUE VENHA A PENSAR EM COMETER SUICÍDIO MAS QUE ESPERO NUNCA ACONTECER JÁ QUE EU ESTARIA PENSANDO EM ME MATAR PRIMEIRO EU FARIA COM ELE.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente, esse fato de um soldado se matar aconteceu aqui mesmo no RN. Se não me falha a memória, o SD era conhecido como Sobrinho, posso estar errado e o oficial, Natan. Esse soldado na realidade sacou a arma para atirar no oficial, pois já estava cansado de tanta pressão psicológica sofrida por parte do oficial, e foi impedido por um outro SD que não posso revelar o nome, pois, apesar ter feito isso (impedido o colega de atirar no oficial), é uma boa pessoa.

      Excluir
  4. mande este oficial comandar um batalhao ali pra ver.

    ResponderExcluir
  5. Era pra ele ter atirado no oficial, e não em se proprio, ceifando a propria vida,só tenho a lamentar que esses tipos de atitudes ainda ocorra na PM.

    ResponderExcluir
  6. Rapaz, se a estória é assim mesmo, o que eu não duvido muito, isso é mais um absurdo do militarismo. Usar da autoridade, que foi constituída por DEUS, para humilhar e pisar no mais baixa na escala hierárquica. Muitos pais de família passam por esse tipo de atitude que vem de alguns oficiais que sentem prazer em humilhas ou outros. Não são todos, mas existe uma certa parcela que não aprenderam a lidar com o poder que acha que tem." Toda autoridade é constituída por Deus" Romanos 13:1-2. Se vc é uma autoridade, zele por ela para que o SENHOR não venha te cobrar futuramente. Que Deus abençoe a todos.

    ResponderExcluir
  7. Trágica a situação!!! Pelo menos aqui no RN, não se pode cobrar o uso do uniforme... Já estamos indo para 02 (dois) anos que não entregam uniformes para nossos policiais militares! Nesses dias vamos ver nossos policiais trabalhando a paisana, iguais aos policiais civis!

    ResponderExcluir
  8. eu poderia me matar agora primeiro quem ia era essa alma sebosa que provocou a morte, matava e depois suicidava, para os dois ir para o inferno.

    ResponderExcluir
  9. NAO ERA PARA ELE SUICIDA NAO, ERA PARA IR ATE A JUSTIÇA FAZER UMA DENUNCIA CONTRA ESSA ALMA SEBOSA QUE TAVA PROVOCANDO A PERSIGUIÇAO, PQ TÁ ACONTECENDO UMA BAGUNÇA NO MILITARISMO RELACIONADO A POLICIA MILITAR.

    ResponderExcluir