COMANDANTE DA PM/RN NÃO ACREDITA EM ATAQUES DIRECIONADOS A POLICIAIS


O comandante geral da Polícia Militar do Rio Grande do Norte, o coronel PM Francisco Araújo Silva, acredita que os últimos crimes sofridos por PMs na Grande Natal façam parte de um ataque direcionado à corporação. “São cidadãos comuns que, em seu horário de folga, foram vítimas da violência e, por acaso, são policiais militares”. Ele garante ainda que seção de inteligência da PM/RN está investigando os reais motivos desses crimes.

O mais recente crime sofrido por PM foi o assalto ocorrido na casa do soldado PM José Martins, no Planalto, zona Oeste de Natal, na noite desta terça-feira (23). Quatro homens armados invadiram a residência do policial, renderam a mulher o filho e, ao descobrirem que se tratava da casa de um PM, espancaram a esposa desse e rasgaram sua farda.

Além desse caso, no último domingo o sargento PM Aristelo Silva, foi esfaqueado por um homem enquanto caminhava em Mãe Luiza, zona Leste de Natal. Na última quinta-feira (18) o soldado João Maria da Silva foi assassinado no bairro Planalto. No dia anterior, dois soldados sofreram atentados a tiros em São Gonçalo do Amarante, na região metropolitana de Natal.

No entendimento do coronel Araújo, porém, esses crimes não se trataram de ataques direcionados a policiais. “Não há um grupo que esteja planejando e atacando policiais militares”, garante o comandante da corporação. “Se todo crime cuja vítima for um policial nós encararmos como algo direcionado, vamos criar um pânico no meio da tropa e da sociedade potiguar”, acrescenta.

O comandante da PM/RN diz que está sendo montada uma estrutura para investigar esses crimes e apontar as reais causas deles. “Queremos saber se o PM sofreu aquele crime porque os criminosos sabiam que ele era policial, ou se apenas se tratou da violência a que todo cidadão está sujeito, ou, até mesmo, se algum policial não tinha envolvimento com a criminalidade e por isso virou alvo”.
PORTAL NO AR

18 comentários:

  1. Engraçado, que sempre tem esse motivo pra explicar algum ato que se tenha um policial militar envolvido...

    ResponderExcluir
  2. Então tá certo, se tem envolvimento com crime isso se justifica... Pena de morte apenas para PM???

    ResponderExcluir
  3. ESTAS SÃO AS PALAVRAS DO SENHOR CEL. ARAÚJO........... ESTÁ SUSPEITANDO QUE ESSES POLICIAIS TEM ENVOLVIMENTO COM A CRIMINALIDADE??????????????????????? NÃO ENTENDI, INDEPENDENTE DE TER OU NÃO ALGUMA COISA COM A "CRIMINALIDADE "COMO O CEL. FALA, É UM CIDADÃO COMO OUTRO QUALQUER, QUE TEVE SUA CASA INVADIDA, E SUA FAMÍLIA BARBARIZADA DIANTE DESSES VAGABUNDOS. ORA SE OS POLICIAIS NÃO PODEM CONTAR COM O APOIO DE SEU COMANDANTE................ FECHA ESSE QUARTEL E JOGA A CHAVE FORA. ACABAAAAAAAAAAAAAAAAAAA. É FALTA DO QUE DIZER A IMPRENSA, ACONTECE QUE ESSA GESTORA NÃO FAZ NADA, OS CARGOS COMISSIONADOS QUE SÃO CEL. ARAÚJO E SECRETÁRIO DA SESED TAMBÉM NÃO FAZ. SABE O QUE VÃO FALAR? QUE AS MORTES DOS PMS FOI PORQUE ERAM TODOS ENVOLVIDOS COM A CRIMINALIDADE, COMO TAMBÉM VÃO FALAR QUE ESSE TAL "SHEIK" ERA "AMIGO" DESSE SOLDADO J. MARTINS. ONDE É QUE ESTÁ A TAL FORÇA TAREFA? OPERAÇÃO METRÓPOLE (IN)SEGURA? FAÇA-ME O FAVOR CEL. O SENHOR AGORA QUERER CULPAR A PRÓPRIA INSTITUIÇÃO EM FALAR ESSA FRASE INFELIZ, ONDE O SENHOR FALA QUE O POLICIAL TEM ALGO COM A CRIMINALIDADE, E SE TIVER É PORQUE O SISTEMA FOI/É FALHO OU OMISSO. AGORA A SOCIEDADE É HIPÓCRITA, SE UM POLICIAL MATAR UM INFELIZ DESSES É A PRIMEIRA A JULGAR E CONDENAR. FICA MEIO- GATO PINGADO FALANDO QUE ERA PARA FAZER ISSO OU AQUILO, MAS SE ACONTECER, NO OUTRO DIA, A IMPRENSA JUNTAMENTE COM ESSES COMANDANTES DA PM E CIVIL VAI FALAR QUE O BANDIDO É O POLICIAL E VAI FAZER DE TUDO PARA DÁ SATISFAÇÃO A SOCIEDADE PODRE EM EXCLUIR ESTE DITO PM. CADA UM TEM O GOVERNANTE QUE MERECE!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Coloquei isso em agradecimento a uma postagem que o presidente do conselho de direitos humanos fez no Face:
      Como Policial Militar, agradeço ao Presidente do Conselho Estadual de Direitos Humanos e Cidadania Natal pelo posicionamento justo e necessário. Como cidadão e Psicólogo, aproveito para tecer um breve comentário: observei que há um "pensamento corrente" de que os policiais mortos muitas vezes foram vitimados por relações que matinham com algum tipo de ilegalidade. Digo que ‘é possível’ que um ou outro realmente estivesse envolvido. Queria que não fosse necessário dizer que os policiais como qualquer membro da sociedade composta por médicos, advogados, pedreiros, repórteres, juízes, domésticas, etc; possam escolher pelo caminho do que é ilícito. Isso apenas prova que temos seres humanos trabalhando como policiais e não deuses. Mas eu solicito a atenção para que aconteça uma desconstrução de emburrecidos pensamentos relacionados a veiculação das informações e notícias sobre as mortes e atentados aos policiais civis ou militares:
      1° O fato de um policial ter envolvimento com algo ilícito não serve como prova ou justificativa para dizer que o que causou o assassinado dele seja o tal fato ilícito. Ou seja, não explica nem justifica o assassinato do humano/policial. Como assim? Criando uma hipótese para explicar: Se for fato conhecido que determinado policial “bandido” aceita propina de um traficante para não atrapalhar os negócios da ‘boca de fumo’ e, em dado momento, ele é assassinado, não significa que assassinado por isso! O policial/cidadão pode ter sido assassinado por outro traficante, ou assaltante ou estuprador ou estelionatário que ele prendeu, ou pelo fato que policiais militares são odiados por bandidos e simpatizantes da bandidagem. Não esqueçam que organizações criminosas dão recompensas aos bandidos para que policiais sejam mortos, isso pelo simples fato de serem policiais.

      Excluir
    2. Continuando como o que postei no face:
      Outro fator que acho interessante ressaltar é que até mesmo policiais bandidos fazem atos heroicos pelos companheiros e pelo povo, é inevitável salvar vidas e combater crimes quando se veste esta farda! Falo isso baseado em uma vivência de quase 12 anos de profissão, com base na observação de centenas de atuações policias.
      2º Neste momento de ‘aparente’ aumento da violência em nosso estado é de suma importância uma melhor organização social para que possamos coletivamente melhorar o quadro instalado. A mídia faz um papel fundamental nesta questão não é a toa que lhe chamam de ‘4° poder’ (receber um título mesmo que não oficializado que iguala ao executivo, legislativo e judiciário não é coisa pequena; e olha que nossa mídia é quase na totalidade composta de instituições privadas). Como sabemos, a mídia realizou uma fundamental atuação para a construção da democracia que existe hoje em nosso país, e continua sendo necessária nos grandes e pequenos processos sociais, principalmente porque estes micro e macro processos estão intimamente ligados! E por qual motivo escrevi isso até agora? Para dizer que alguns conteúdos implícitos/explícitos no discurso midiático local e nacional carregam uma ideologia que considero negativa aos processos de construção social positiva/ética no que tange ao que é e como é relatado à população/massa da nossa sociedade. Conteúdos que, ‘por vezes’, não é notado nem por aqueles que as pronunciam, ‘por vezes’, é perceptível eles se quer compreendem as relações e consequências sociais e ideológicas de seus discursos.
      Como assim? É perceptível no trabalho midiático que em várias matérias, entrevistas televisivas ou escritas uma formatação das perguntas e afirmações construídas de forma a sugerir/insinuar quase que imputando a algum policial assassinado o envolvimento deste com fatos ilícitos. Claro que tal postura não surge do nada, há um anseio social muito antigo para que levassem as bruxas à fogueira, pois se dizem que mulheres que fazem infusões e praticam magia são más, então se alguém passar por uma praça pública e avistar uma velhinha sendo queimada na fogueira é claro que ela tem envolvimento com bruxaria e morreu por um motivo justificável não é?. Parece que no tempo das inquisições pensavam assim, mas hoje é diferente, somos evoluídos! Por qual motivo faço a infeliz relação de uma velhinha/bruxa com um policial. Porque acho que algumas, naquele tempo, talvez fizesse culto ao demônio, mas a maioria deveria apenas fazer chá para curar doenças e rezar para os necessitados. Mas fazer culto ao infeliz lúcifer deveria ser justificativa para algumas serem queimadas com o apoio social? Ou pelo menos não terem importância como seres humanos? Penso que não.
      Pergunto-me como, no tempo da inquisição, foi criada o estereótipo da bruxa má? Mesmo com as pessoas costumeiramente indo até elas nos momentos de apuros para serem curadas de suas mazelas tendo, as vezes, apenas as velhinhas/bruxas/curandeiras como única salvação? Acho que era função dos arautos ler em praça pública o que as pessoas deveriam fazer e pensar, o que era certo e errado. Sei que hoje não existem arautos, chamam-se relações públicas e não fazem mais o que faziam os arautos. A antiga função dos arautos ficou mais complexa foi diluída não atende aos interesses unicamente do estado/soberano, agora atendem aos interesses, também, do mercado, da publicidade, da audiência. Tudo ficou muito mais complexo. Isso é uma pena, seria muito mais fácil apontar o dedo. Mas apontar o dedo para a mídia não é justo, não esqueçamos que quando apontamos um para a mídia, apontamos três para nós mesmo, pensar assim torna a coisa mais justa. Deixarei esse escrito meio que em aberto, vou me conter. Peço desculpas por tão prolongada escrita, não escrevi par polemizar o assunto, foi apenas um breve desabafo de algo que incomoda muito. Não culpo ninguém além de todos nós.

      Excluir
  4. SEGUNDO O SITE PORTAL NO AR. A SENHORA GESTORA DO ESTADO TORRA RIOS DE DINHEIRO COM PROPAGANDAS (28 MILHÕES), 222 MIL COM FLORES. É ESPERAR O QUE DESSE GOVERNO? ENQUANTO ISSO O GADO MORRENDO DE FOME E SEDE E NÓS A MERCÊ DO DESCASO, DA OMISSÃO, JOGADOS A PRÓPRIA SORTE. E AINDA TEM PESSOAS QUE FICA FALANDO QUE ESTÁ TUDO BEM. A ONDE???????????????? NA LUA SÓ SE FOR. FESTA DO PÃO E CIRCO! E NÓS? OS PALHAÇOS É CLARO!

    ResponderExcluir
  5. Defesa de PMs acusados de homicídio vai pedir reavaliação das prisões
    Publicação: 24 de Abril de 2013 às 16:41
    Comentários 0
    Enviar por emailImprimirAumentar FonteDiminuir Fonte
    Rafael Barbosa - Repórter

    A defesa dos policiais militares reformados Wendel Fagner Cortez de Almeida e Rosivaldo Azevedo Maciel Fernandes vai suscitar em juízo a reavaliação da prisão dos dois. A justificativa da advogada Kátia Nunes é uma liminar que suspende a portaria de criação da força-tarefa para a investigação de homicídios formada pela Divisão de Combate ao Crime Organizado (Deicor) e pelo Batalhão de Operações Policiais Especiais da PM (Bope). “Eles foram detidos por uma força-tarefa que não pode existir, segundo a Justiça”, explicou a bacharel.

    A ação contra a força-tarefa foi impetrada pelo Sindicato dos Policiais Civis e Servidores da Segurança Pública do RN (Sinpol/RN), sob a alegação de que as investigações criminais não devem ser realizadas pela Polícia Militar. O presidente do Sinpol, Djair Oliveira, explicou que a ação se deu pelo fato do Bope integrar a equipe de apuração dos assassinatos, quando deveria atuar o policiamento ostensivo. “Não somos contra a Deicor investigar os assassinatos, mas isso não é função do Bope”, afirmou Oliveira.

    saiba mais
    PMs presos estão em cela no Pavilhão 5 de Alcaçuz
    PMs presos estavam em aniversário no dia do homicídio, diz advogada
    PMs suspeitos de homicídios já passaram pela prisão
    A liminar foi concedida nesta quarta-feira (24) e publicada no site do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte. A decisão foi do desembargador Vivaldo Pinheiro, suspendendo a portaria 069/2013, que criava a força-tarefa. O descumprimento da decisão leva a Justiça a encaminhar as informações à polícia e ao Ministério Público para se averiguar a eventual prática do crime previsto no artigo 330 do Código Penal, que consiste no desacato.

    Os dois policiais reformados foram presos sob força de um mandado de prisão temporária. Mesmo sem os efeitos da ação da defesa, caso a detenção não seja convertida em preventiva, eles devem ser liberados da Penitenciária Estadual de Alcaçuz ainda esta semana.
    FONTE: TRIBUNA DO NORTE
    ENTÃO OS PMS FORAM PRESOS APENAS PARA DÁ SATISFAÇÃO A TAL "FORÇA TAREFA" ???????????? FÁCIL NÃO É? QUERO VER A "FORÇA TAREFA" FUNCIONAR, SE PRENDER QUEM MATOU OS POLICIAIS MILITARES ESTE ANO, QUEM ATERRORIZOU NA CASA DO PM J. MARTINS. AÍ EU QUERO VER...............

    ResponderExcluir
  6. SEMPRE ESTA MESMA CONVERSA,SE MORRE UM PRAÇA O NOSSO COMANDANTE JUNTO COM O SECRETARIO LEVANTA LOGO A SUSPEITA DE QUE O PRACINHA PODE ESTA ENVOLVIDO COM A CRIMINALIDADE.GRAÇAS AO NOSSO BOM DEUS QUE MEU AMIGO MARTINS NÃO ESTAVA EM CASA SE NÃO SERIA MAIS UM NA ESTATISCA.E HOJE O SENHORES ESTARIA DANDO ESTREVISTAS DIZENDO O MESMO,QUE ELE PODERIA ESTA ENVOLVIDO COM CRIME. FAZ PENA,ESTAMOS ENTREGUES A NOSSA PROPRIA SORTE.

    ResponderExcluir
  7. SEMPRE ESTA MESMA CONVERSA,SE MORRE UM PRAÇA O NOSSO COMANDANTE JUNTO COM O SECRETARIO LEVANTA LOGO A SUSPEITA DE QUE O PRACINHA PODE ESTA ENVOLVIDO COM A CRIMINALIDADE.GRAÇAS AO NOSSO BOM DEUS QUE MEU AMIGO MARTINS NÃO ESTAVA EM CASA SE NÃO SERIA MAIS UM NA ESTATISCA.E HOJE O SENHORES ESTARIA DANDO ESTREVISTAS DIZENDO O MESMO,QUE ELE PODERIA ESTA ENVOLVIDO COM CRIME. FAZ PENA,ESTAMOS ENTREGUES A NOSSA PROPRIA SORTE.

    ResponderExcluir
  8. Sabe o que um ex-pm de pernambuco que se mudou para a Suécia e trabalha na polícia local disse a Luciando Huck quando perguntado qual a diferença do policial brasileiro para o sueco, além do salário?

    Ele respondeu que a população da suécia respeita a polícia.

    Sem maiores comentários.

    ResponderExcluir
  9. Esse cmt está se perdendo em suas declarações o cara está brincando com a realidade atual,agora para justificar a fraqueza dos nossos CMTs todos os PMs que forem atacados tem envolvimento com crimes,há deixa de falar M...quando tu chegar reserva você vai sentir na pele o abadono,o CMT já se esqueceu desse hepisódio do amigo Martins,ACREDITA?

    ResponderExcluir
  10. TAMBÉM CONCORDO COM O COMANDANTE. OS CRIMES NÃO ERAM DIRECIONADOS AOS PMS NÃO, NA REALIDADE OS BANDIDOS QUERIAM MATAR OS GARIS DA PREFEITURA, CONFUNDIRAM ELES COM OS PMS. VAI VIVER ASSIM LÁ NA TERRA DO SENHOR DOS ANEIS...

    ResponderExcluir
  11. A situação para os PM não está nada boa!!! Esse Comandante da PMRN é 1 comédia! Tudo pra ele o PM é marginal! Vai pra P...
    Essa Força Tarefa devia era procurar quem assassinou os policiais (pelo menos os que foram mortos nesse ano). Essa Força Tarefa é 1 comédia!
    Esse nosso Secretário de Segurança é 1 comédia!
    Esse nosso Governo (DesGoverno) é 1 comédia!
    Nós cidadãos estamos é F...

    ResponderExcluir
  12. A situação para os PM não está nada boa!!! Esse Comandante da PMRN é 1 comédia! Tudo pra ele o PM é marginal! Vai pra P...
    Essa Força Tarefa devia era procurar quem assassinou os policiais (pelo menos os que foram mortos nesse ano). Essa Força Tarefa é 1 comédia!
    Esse nosso Secretário de Segurança é 1 comédia!
    Esse nosso Governo (DesGoverno) é 1 comédia!
    Nós cidadãos estamos é F...

    ResponderExcluir
  13. eu naum sei se me indigno ou sinto pena dessas declarações infelizes...porém uma coisa e certa:estamos sós,abandonados e entregue nas mãos de caçadores...nossos respeitados OFICIAIS estão blindados em seus castelos,no mundo dos HOBBITs,e desconhecem a gravidade de nossa realidade...

    ResponderExcluir
  14. nossa sociedade vive em dois mundos: o mundo perfeito, onde a violência é apenas estatística, aqui a elite social vive entre os deuses; e o mundo real, onde o praça está inserido e a violência é cotidiana, nesse caso estamos fardado ao sofrimento.

    ResponderExcluir
  15. Lamentavelmente, não demorará muito até que outro companheiro nosso tombe. O discurso de quem é escolhido pela governadora não irá mudar por causa disso. Não sejamos inocentes, não criemos uma visão romantizada de um comandante ideal, pois, ele não existe. Temos muito a fazer, podemos fazer muito, mas não com essa postura de "gado que aguarda pacientemente o dia do abate" Um companheiro de farda um dia deu uma ideia muito interessante: criarmos um grupo de pesquisa para as questões que envolvem nossa profissão, ele falou com muitos mas não deram a devida atenção, foi uma grande ideia que deveria ser repensada pelos gestores das associações. Acho que há muitos policias que podem contribuir com ideias para uma estratégia de combate contra essa situação que nós é imposta(gado para abate)Espero que alguém leia isso e se interesse.

    ResponderExcluir
  16. ELES SO QUEREM GRATIFICAÇOES ALTAS E UM BODE ESPIATORIO QUE E OS PRAÇAS PARA DAR SATISFAÇAO A SOCIEDADE,E MOSTRAR TRABALHO NADA,ORA TUDO QUE ACONTECER COM OS PRAÇAS E ENVOLVIMENTO,ISSO E PARA QUEM NAO TEM O QUE FAZER,OU O QUE DIZER, SAIA DO ARCONDICIONADO E VA PARA A REALIDADE QUE E RUAS, TA NA HORA CONPANHEIROS DA GENTE SE UNIR, EU MESMO QUANDO TOU DE SERVIÇO VIVO ATENTO PARA DAR APOIO A MINHA FAMILIA EA A FAMILIA DOS PRAÇAS SE ASSIM FOR PRECISO E O RESTO QUE VA PARA A CAIXA PREGO A POUCOS KM DO INFERNO, PQ QUEM TRABALHA DE VTRs TEM QUE DAR APOIO UMs AOS OUTROS SO ASSIM AGENTE SE DEFENDE NAO VAMOS ESPERAR POR ESSES MENTIROSOS, PQ QUANDO AGENTE FAZ O BEM VAI ATE AONDE DEUS QUER, MAIS QUANDO FAZ O MAL QUE E ELES MENTIROSOS VAI ATE AONDE O DIABO ARRASTA.

    ResponderExcluir