CABO JEOÁS É PUNIDO POR FALAR A VERDADE


Em entrevista ao Programa Patrulha Policial no dia 03 de abril de 2012, concedi entrevista sobre a situação da estrutura e condições de trabalho dos policiais militares.

Declarei que tinha a informação que policiais pagaram no serviço do dia 02 de abril, do próprio bolso, o conserto de uma viatura e que, em outros casos, empresários são responsáveis pela manutenção das viaturas, que deveriam ser custeadas pelo Estado.

Não lembro se disse, mas digo agora, que no interior do Estado a situação ainda é pior, e quem custeia a Segurança Pública são os prefeitos, vereadores e empresários, conforme relatório que está em minhas mãos e que ainda não foi publicado.

Digo e repito, que a situação continua a mesma de sucateamento e caos na Segurança Pública de nosso Estado.

Ao invés de distribuir punição, o Governo deveria ouvir nosso clamor e estruturar a Segurança Pública para uma melhor resposta a criminalidade que atualmente tem atingido até nós profissionais da Segurança Pública, responsáveis pelo combate direto com a criminalidade.

O argumento usado para justificar a punição foi que eu causei com a informação uma sensação de insegurança.

Cômico, pois a denuncia é justamente pela insegurança latente e crescente em nosso Estado!

Interessante, é que em 1 ano a burocracia administrativa foi ágil para punir e trazer mais uma contribuição para interferir negativamente na minha ficha funcional, interferindo diretamente numa promoção futura.

Contudo me ORGULHO pois as prisões, exclusão e punição que tenho recebido é pela LUTA por melhores condições de trabalho, reajuste salarial, segurança para minha profissão e democratização de nossa instituição para que sirva a sociedade e não as elites.

Enquanto isso a reivindicação do plano de carreira está desde março de 2011, tramitando no Governo e pra completar mudaram a proposta dificultando a promoção dos soldados com um curso de nivelamento, deixando de ser automático com 10 anos de serviço como estava na proposta inicial. Trocando assim 6 por meia dúzia. É preciso a categoria se mobilizar e passar a exigir respeito e valorização. Vamos a LUTA por uma carreira para os Praças com promoção automática por tempo de serviço/graduação como é a regra para a carreira dos oficiais.

Continuarei dizendo a verdade e se for preciso, sendo punido por isso, mas tenho a certeza que estou cumprindo meu papel social, profissional e constitucional já que a Segurança Pública é responsabilidade de todos e um dever do Estado. Eu estou apenas cobrando o DEVER do Estado.

Peço mais uma vez: APOIO.
CABO JEOÁS

19 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. É verdade Cb. Jeoás. É comum ver viaturas sucateadas. Já ví muitos amigos PMs pagar do bolso o conserto de viaturas, sem contar com a situação precária em que muitos vivem. Cobram MUITO DA PM, mais não aparece nenhum político ou alguém pra buscar a realidade e resolver o problema.

    ResponderExcluir
  3. Companheiro, não existe politico que defenda os militares, porque quando se é militar e chega a ser politico, "quase sempre" a causa maior é a própria, e daí, cada um por si e Deus por todos.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. o que o cb falou não é nenhuma novidade, gente acorda! o aumento do efetivo não é a solução, pois o efetivo existe, é só entrar no comando geral e vê a quantidade de gente ociosa, nos batalhões o mesmo e se esses 824 entrarem agora aí é que o governo tem pano pra mangas para não aprovar o plano. cadê o aumento de nível? tem cb que foi promovido há mais de ano e nada de aumento, vamos consertar a casa. tem policiais sendo humilhado no interior até por meretrizes de politicos, mas tem que aceitar, liberar, prevaricar,pois eles pagam o almoço, janta, café e até uma merreca para sua permanência naquela municipalidade! acorda! por uma pm valorizada!

    ResponderExcluir
  6. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK. SE FALAR A VERDADE, É PUNIDO, SE FALTAR COM A VERDADE, TAMBÉM É PUNIDO. E AGORA? NÃO PODEMOS MAIS FALAR?

    ResponderExcluir
  7. Amigos se não for uma emergência que envolva uma perda vital,não tire dos seus vencimentos é dever do Estado.Baixe a GU.Comunique ao superior.Agora se existe outro motivo.........

    ResponderExcluir
  8. Amigos se não for uma emergência que envolva uma perda vital,não tire dos seus vencimentos é dever do Estado.Baixe a GU.Comunique ao superior.Agora se existe outro motivo.........

    ResponderExcluir
  9. Estes são alguns exemplos de práticas não raras de se ver em muitas polícias brasileiras, que envolvem questões profundas de ética profissional e respeito ao próximo. São algumas das manipulações existentes no rol das punições veladas que, creio, devem fazer parte também de outras instituições públicas e até mesmo privadas.Com a facilitação do acesso à justiça – algo impensável em tempos menos democráticos – essas práticas têm se tornado menos comuns, apesar de fazerem parte do imaginário e do temor de boa parte dos policiais brasileiros (quanto deste temor é responsável pela “docilização” das polícias?). Principalmente nas polícias militares, onde a ordem primeiro é cumprida para depois ser discutida, os prejuízos com essas punições podem ser enormes para o indivíduo, mesmo que sejam revertidas posteriormente.Como evitar que estas práticas ocorram? Criando mecanismos de efetivo controle contra os desmandos dos superiores em relação a seus subordinados. Quanto mais objetividade se cobrar nos procedimentos, melhor. Além disso, e principalmente, é preciso deixar claro que esta não é uma prática admissível, em nenhuma instância, e provocar a reforma da cultura que permite tais procedimentos. A cobrança objetiva aliada ao entendimento subjetivo dos profissionais da corporação policial.

    ResponderExcluir
  10. a que ponto esta a segurança?

    vamos buscar exemplos possitivos de outros estados como exemplo do DF

    ResponderExcluir
  11. Inciso LIV do Artigo 5 do Constituição da Republica Federativa do Brasil 1988

    Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:
    LIV - ninguém será privado da liberdade ou de seus bens sem o devido processo legal;

    OS ARTIGOS 29, 30 E 70 DO CÓDIGO RDPM ARCAICO E ABSOLETO DE 1982, NOS DEIXA BEM CLARO, A PERSEGUIÇÃO, BASTA OLHAR O ART. 30 A ORDEM DAS AUTORIDADES NOS ITENS DO ART.10- 1,2,3 E 4 QUEM DEU A ORDEM PARA A REFERIDA PERSEGUIÇÃO AO CB JEOÁS
    & 1º SÃO COMPETENTES PARA APLICÁ-LOS, O GOVERNADOR DO ESTADO, A TODOS OS INTEGRANTES DA POLÍCIA MILITAR
    ISSO SE CHAMA PERSEGUIÇÃO PURA, EM FALAR A VERDADE DESSE GOVERNO OMISSO MAQUIADO, NÃO PRECISA NEM UM POLICIAL EXPOR, TODOS ESTAMOS VENDO A OMISSÃO A INÉRCIA DESSE GOVERNO QUE SÓ SABE GASTAR DINHEIRO COM FLORES 222 MIL E 28 MILHÕES COM PROPAGANDAS MENTIROSAS. AGORA VENHAM ME PUNIR POR FALAR A VERDADE. FORA GOVERNO MALDITO! ESTÁ NA HORA DE MUDARMOS, ESPERAMOS QUE ESTE ANO QUE FALTA PASSE RÁPIDO PARA MUDAR TODA ESSA CÚPULA, DESSE GOVERNO MALDITO. HERANÇA DO MAL QUE SÓ SABEM GANHAR GORDAS GRATIFICAÇÕES E PERSEGUIR. NÃO PRECISA DENUNCIAR O QUE JÁ ESTÁ CLARO, SAÚDE ZERO, EDUCAÇÃO PELA MISERICÓRDIA, SEGURANÇA ZEROOOOOOOOOOO, FALTA DESDE UMA ÁGUA NOS BPMS PARA O POLICIAL BEBER, COMO ESTRUTURAS FÍSICAS, QUE NEM DE LONGE LEMBRAM UM BATALHÃO DE POLÍCIA, PORQUE AO INVÉS DE PUNIR VCS QUE ESTÃO NO PEDESTAL E NO AR CONDICIONADO, NÃO VÃO OLHAR OS BATALHÕES DA Z. NORTE? UM FUNCIONA NO SOLEDADE II, NA SEDE DE UM CONSELHO COMUNITÁRIO, POIS NÃO TEM SEDE PRÓPRIA, A OUTRA CIA BRAVO FUNCIONA EM UMA CRECHE. FALAR E PERSEGUIR É FÁCIL, É SÓ O QUE VCS SABEM FAZER, EU DUVIDO UM CEL. DA PM IR PARA AS RUAS ENFRENTAR BANDIDO, IGUAL A POLÍCIA DE SÃO PAULO, QUE NOS DÁ INVEJA, É DO CEL. AO SOLDADO COMBATENDO A BANDIDAGEM, AQUI, OFICIAL SÓ SABEM MANDAR, FICAR DENTRO DE UMA SALA TOMANDO CAFEZINHO E NO BAFO, E SATISFAZER O EGO DE ALGUNS, EM PERSEGUIR.


    Constituição brasileira de 1988
    Art. 1º A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como fundamentos:
    V - o pluralismo político
    Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, liberdade, igualdade, segurança e a propriedade, nos termos seguintes:
    IV - é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato;
    VIII - ninguém será privado de direitos por motivo de crença religiosa ou de convicção filosófica ou política, salvo se as invocar para eximir-se de obrigação legal a todos imposta e recusar-se a cumprir prestação alternativa, fixada em lei;
    IX - é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença
    Art. 220º A manifestação do pensamento, a criação, a expressão e a informação, sob qualquer forma, processo ou veículo não sofrerão qualquer restrição, observado o disposto nesta Constituição.
    § 2º - É vedada toda e qualquer censura de natureza política, ideológica e artística.

    ResponderExcluir
  12. Na sociedade em q vivemos a verdade n é bem vinda nunca pois a midia mente para induzirmos e a sociedade e os politicos mente para roubar!

    ResponderExcluir
  13. quem dera tivessemos um batalhão de cabos jeoas !! nossa policia seria outra !

    ResponderExcluir
  14. MUITOS FAZ CRITICA AO CB JOAS, EU QUERIA MAIS UM QUE TIVESSE A CORAGEM DE JOAS,PQ E MUITO BOM FAZER CRITICA VA TER A CORAGEM QUE ELE TEM, PAREM DE FAZER CRITICA, E EMCORAGEM QUEM TEM CORAGEM DE IR ATRAZ DOS SEUS DIREITOS, PQ NA HORA QUE FOMOS ATRAZ DO PAGAMENTO HOJE E NAO TAVA NA CONTA ERA PARA AGENTE PARAR AS VTRs, MAIS CADE CORAGEM FICAM TODOS FALANDO MAIS AGIR NADA, NO OUTRO GOVERNO ANTERIOR A ESTE DESASTRE AGENTE SOFRIA MENOS.

    ResponderExcluir
  15. Camaradas, chego a conclusão de que só quem realmente se preocupa com a segurânça em nosso Estado somos nós, as praças da PM, pq só quem tem coragem para enfrentar bandido e mostrar as mazelas somos nós mesmos.

    Proponho que façamos como faz a "competente" Policia Civil, vamos agir quando nos interessar, pois é assim que esse povo merece.

    ResponderExcluir
  16. Eu quero é que o mar pegue folgo!só assim vou comer peixe assado...se uma viatura da PM depender de mim pra rodar ta lascada,pois não vou tirar dinheiro do meu bolso pra consertar ela,duvido que um oficial tire dinheiro do bolso dele pra consertar ela.Vamos deixar de ser besta!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  17. SENHORES POLICIAS, USEM AS LEIS A FAVOR DE SI MESMOS. PENSEM: SE VOCÊ NA CONDUÇÃO DE UM VEÍCULO PARTICULAR FOR PARADO EM UMA BLITZ E POR QUALQUER QUE SEJA A IRREGULARIDAE, SEJA NO VEÍCULO OU DOCUMENTAÇÃO PESSOAL, TERÁS COMO DISCIPLINA O RIGOR DA LEI. EXEMPLO: MULTA, APREENSÃO DO VEÍCULO, ETC.
    AGORA AMIGO POLICIAL, INVERTA A SITUAÇÃO. AGORA QUEM DÁ AS CARTAS É VOCÊ. QUANDO FOR TRABALHAR, ANTES DE IR PARA O SERVIÇO PERGUNTE-SE: "TENHO COLETE A PROVA DE BALAS E SE TIVER ESTÁ VENCIDO?, TENHO ARMAMENTO EFICIENTE?, O VEÍCULO ESTÁ EM BOAS CONDIÇÕES?". CONTINUE AS INDAGAÇÕES: "RECEBI TREINAMENTO OU CURSO DE RECICLAGEM OU DE COMO MANEJAR ESTE OU AQUELE ARMAMENTO?. A CATEGORIA DA MINHA HABILITAÇÃO CONDIZ COM O TIPO DE VEÍCULO QUE ESTOU DIRIGINDO?". AMIGO POLICIAL SEJA ATENTO AOS SEUS DIREITOS. SE AS RESPOSTAS ÀS SUAS INDAGAÇÕES FOREM NEGATIVAS, COLOCANDO VOCÊ EM RISCO IMINENTE NO PLENO EXERCÍCIO DA ATIVIDADE POLICIAL FAÇA COM QUE O SEU SUPERIOR ESTEJA CIENTE DA SITUAÇÃO. NEGUE-SE A IR PARA O SERVIÇO EM CONDIÇÕES QUE LHE TRAGA ESTES RISCOS. SE VOCÊ RECEBER ALGUM TIPO DE AMEAÇA DO SUPERIOR E PERCEBER QUE MESMO COM TODOS OS ARGUMENTOS APRESENTADOS VOCÊ SERÁ PUNIDO, ENTÃO ENCARE O DESAFIO; TRABALHE COM O QUE TENS, MAS PELO MENOS ESCREVA NO RELATÓRIO DIÁRIO AS DIFICULDADES APRESENTADAS. DEIXE REGISTRADO SEMPRE!
    TENHO OUVIDO DE MUITOS POLICIAS QUE A VIATURA DO CORONEL OU DO COMANDANTE DE UNIDADE QUASE NUNCA QUEBRA. E QUANDO ISTO ACONTECE A VIATURA QUE DEVERIA COBRIR A ÁREA É QUEM VAI PEGAR/DEIXAR ESTE COMANDANTE EM CASA. PORQUE SERÁ QUE ELE NÃO VAI DE MEIOS PRÓPRIOS. SIMPLES: ELE USA ARGUMENTOS FUNDAMENTADOS E SE A VIATURA NÃO FOR PEGÁ-LO EM CASA NÃO SE DESLOCA-RÁ À SUA UNIDADE. SIMPLES NÃO?
    SR. CABO JEOÁS, O NOBRE CEL MOSTROU "COMPETÊNCIA" AO LHE APLICAR, COM O RIGOR DA LEI, A PUNIÇÃO DISCIPLINAR, NA TENTATIVA INSANA DE AMORDAÇAR A SUA VOZ, VOZ QUE À LUZ DA VERDADE TEM REPRESENTADO OS ANSEIOS DOS POLICIAS MILITARES DESTE ESTADO.

    ResponderExcluir
  18. AQUI NA PMRN NÃO SE PODE FALAR A VERDADE!!!
    TEMOS QUE FAZER COMO O GOVERNO, O SECRETÁRIO DE SEGURANÇA, O CMT DA PM...

    ResponderExcluir
  19. AQUI NA PMRN NÃO SE PODE FALAR A VERDADE!!!
    TEMOS QUE FAZER COMO O GOVERNO, O SECRETÁRIO DE SEGURANÇA, O CMT DA PM...

    ResponderExcluir