NORTE LIDERA SENSAÇÃO DE INSEGURANÇA NO PAÍS, SEGUNDO IBGE


O Norte brasileiro é a região com menores índices de sensação de segurança do país, onde mais de 50% das pessoas não se sentem seguras em sua cidade e quase 30% se dizem inseguras em seu próprio domicílio, segundo dados da Síntese de Indicadores Sociais 2012, divulgados nesta quarta-feira (28) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O estudo aponta que índices do Nordeste e Sudeste também estão abaixo da média nacional.O IBGE utiliza dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad 2009) referentes ao tema Vitimização e Justiça para mostrar um retrato da população brasileira em 2012. Segundo a Pnad, mais de 20% das pessoas não se sentiam seguras em seus domicílios. Sensação de segurança é maior em áreas rurais em relação aos centros urbanos em todas as regiões. No país, 67,1% das pessoas sentiam-se seguram em seus bairros e 78,6% em seus domicílios. Segundo o estudo, “a sensação de segurança parece aumentar à medida que nos aproximamos das pessoas e ruas conhecidas, próximas aos domicílios”. A sensação de segurança é maior nas áreas rurais do que nas urbanas, em todos os casos. Nas áreas rurais, diz o IBGE, o percentual de sensação de segurança no domicílio e no bairro é alto. “Talvez pela maioria dos domicílios nessas áreas serem do tipo casa, habitados por famílias conhecidas e, muitas vezes, membros de uma mesma família estendida”, segundo o instituto. A Região Sul ultrapassou os 80% da população que se sente segura no próprio domicílio e é também a que mostrou os maiores resultados para os bairros (72,6%) e cidades (60,5%). O Piauí apresentou o maior percentual de sensação de segurança para os domicílios (85,4%) e os bairros (80,5%). Tocantins é onde as pessoas se sentem mais seguras em suas cidades (71,8%).

“A sociedade ainda não possui sensação de tranquilidade suficiente para ser chamada de segura, comprometendo então a liberdade de locomoção, integridade, entre outros aspectos”, conclui o estudo. 
*Colaborou Dominik Giusti, do G1 PA

Um comentário:

  1. aonde vc anda esculta comentarios de muitos policias pms e pcs e a maioria deles sao operacionais nao sao mugangueiros, eles comentao assim, rapaz eu vou arrumar um cantinho para me esconder do jeito que vai, so aparece entidade para prejudicar os policiais para defender e dificil, e uma pura verdade,por isso esta acontecendo este grande indice de violencia no nosso pais.

    ResponderExcluir