AMAZONAS: OS POLICIAIS E A PEC 300

Por Hissa Abrahão

Todos os dias eles saem de casa para trabalhar sem saber se vão retornar para suas famílias. Eles madrugam colocando a vida em risco para que toda a sociedade possa dormir em paz. Os policiais (militares, civis e federais) são verdadeiros heróis que precisam ser reconhecidos pelo Poder Público.

É claro que como em toda categoria, existe um grupo que ‘rema’ contrário ao que manda a ética. Mas essas pessoas não representam nem 10% dos policiais porque mais de 90% respeitam o brasão que carregam na boina. Portanto, não podemos generalizar a classe pelo erro de um ‘punhado’ de maus profissionais.

Sobre as condições de trabalho e remuneração desses ‘soldados da vida’, a briga ainda é a aprovação da famosa PEC 300, que é a Proposta de Emenda Constitucional apresentada em 2008 e propõe equiparar os vencimentos de todos os PMs do Brasil pelo Distrito Federal. No DF, um PM recebe R$4.129.73. No Amazonas, o salário deles é de R$ 1.546,00 para início de carreira, considerado o 4º mais baixo do País.

A PEC foi votada em primeiro turno pela Câmara dos Deputados no início de 2010. De lá para cá, foram várias as tentativas de negociação entre Executivo e Legislativo, todas sem sucesso. A votação, em 2012, corre vários riscos de ser novamente desacelerada. Por tratar-se de ano eleitoral, o Congresso costuma votar poucas matérias entre julho e novembro.

Em nosso Estado, os PMs somam 8 mil, sendo que na ativa existem pelo menos 7 mil policiais e mesmo com essa força toda, esses profissionais conseguiram um reajuste de somente 8% no início deste ano. Apesar do concurso realizado também em 2011, o número ainda é pequeno para uma população de mais de 3,3 milhões de habitantes e o resultado disso é a estafa, o estresse e consequentemente problemas psicológicos.

Portanto, vamos abraçar a causa dessa categoria e lutar com eles por seus direitos e seus anseios. Não podemos achar que o baixo salário de um policial não é problema nosso. Vamos nos juntar a esses ‘guerreiros’ e fazer de Manaus uma cidade mais segura.
D24AM

Nenhum comentário:

Postar um comentário