JUIZ COBRA APURAÇÃO DE INCIDENTES E FUGA DE ALCAÇUZ

juiz Henrique Baltazar
"O número de agentes é insuficiente, o Governo sabe e não contrata". A declaração é do juiz Henrique Baltazar, titular da Vara de Execuções Penais. Para o magistrado, o pavilhão Rogério Coutinho Madruga tem boas condições estruturais, mas a gestão do local é feita de maneira insatisfatória. O magistrado cobra apuração sobre a fuga dos 41 detentos e demais incidentes em Alcaçuz.

Depois de várias visitas ao presídio, o juiz afirma que a estrutura física da unidade é satisfatória, mas que a limpeza no local deixa a desejar. "A gerência (do presídio) é ruim. Com mão-de-obra à vontade, que são os presos até que querem trabalhar para reduzir a pena, não era para ter tanta sujeira. Mas o Governo não demonstra interesse em utilizar isso", disse o juiz.

Sobre a fuga, Henrique Baltazar fez pesadas críticas à gerência do presídio. Apesar de afirmar que o número de agentes é insuficiente, o juiz disse que é inconcebível que os presos estejam no solário sem que um agente penitenciário observe a movimentação. "Com uma fuga dessas, só duas coisas podem ter ocorrido: conivência ou incompetência", disse.

O juiz afirmou que só decidirá se vai tomar atitudes sobre o caso após saber quais foram as medidas adotadas pelo Governo do Estado na apuração das fugas e também quais medidas serão tomadas para a melhoria das condições do presídio, tanto de ordem estrutural quanto de pessoal.

TRIBUNA DO NORTE

5 comentários:

  1. trabalhei em presidio e funciona assim:a policia vigia os presos os agentes penitenciarios dormem a noite toda, e a noite toda o preso vigia o agente e a policia!!! é simples... a o diretor finge que gerencia

    ResponderExcluir
  2. O governado do RN Carlos Augusto Rosado , com essa mania de grandeza para educação e segurança do estado :

    - A maior greve da educação
    - A maior fuga de presos

    E não consigo me lembrar sequer Qual era o nome daquela mulher - A flor da noite na boate azul.

    ResponderExcluir
  3. nessas horas aparece tudo que é gente do poder para punir o desgraçado que tentava ser herói, e assim, poder alimentar seus filhos com um salário perfeito para um acessório burocrático do Estado. Brasil colônia, ou Brasil império?!

    ResponderExcluir
  4. trabalhei tb em guarda de presidio, e digo uma coisa, pode solta os presos todos fora das celas, mas duvido um preso pular um muro temdo guardas nas guaritas, vc dizer o que acho, o governo cancelou o pagamento das gratificaçoes e quem é para vigiar não está nem ai( pode pular)

    ResponderExcluir
  5. Será que ninguém percebe, ou não quer enxergar que o que tá faltando, é dinheiro para os Policiais que trabalham nessa área! Voltem as gratificações desse pessoal. Que vai ter mudanças, noutro sim, acho que vão ficar na mesmice, cadê o incentivo ao PM que fica nas guaritas?

    ResponderExcluir