EFETIVO FEMININO CORRESPONDE A 2% DE TODO CONTINGENTE DA PMRN


A onda de criminalidade não distingue raça, cor ou sexo. Não é raro observar prisões de mulheres envolvidas em ilícitos penais; contudo muitas dessas prisões são realizadas, em sua maioria das vezes, pelo efetivo masculino da Polícia Militar. Isso se deve à falta de efetivo feminino em uma das maiores Instituições da Segurança Pública do Estado do Rio Grande do Norte.

Na PMRN, o efetivo feminino chega a apenas 2% do contingente total da Corporação, e esse contingente feminino está cada vez mais decrescente. Isso por que desde o ano de 2004, a Polícia Militar do Estado não abre vagas para o contingente feminino no cargo de Soldado PM.

A situação ainda é mais crítica quando se observa o Quadro de Oficiais da PMRN. Em toda a Polícia Militar do Estado não há efetivo feminino no posto de Tenente, já que o último concurso para Oficiais do sexo feminino ocorreu ainda no ano de 1996.

A falta de efetivo feminino é refletido em todo o Estado, já que, apesar do Código de Processo Penal afirmar que o policial masculino poderá realizar a abordagem pessoal na falta de uma policial feminina, muitos ainda resistem a realizar o procedimento por medo de responderem a algum processo administrativo.

Já a Companhia de Polícia Feminina do Estado (CPFem), criada “para atender às necessidades de Segurança Pública”, vem cada vez mais perdendo o que define a sua denominação. Atualmente, o maior número de policiais da CPFem é do sexo masculino.

Dessa forma, a necessidade de um novo concurso para o ingresso de policiais femininas se torna urgente e necessário para a tão famosa manutenção da ordem pública, já que, como dito no início da postagem, a criminalidade não distingue raça, cor ou sexo.

7 comentários:

  1. O que se está precisando é remanejamento. É verdade! Já observaram a quantidade de PMs femininas que trabalham à disposição de órgãos públicos totalmente desviadas das suas funções. É só ir à governadoria, prédios do centro administrativo, Câmara Legislativa e muitos outros órgãos do governo isso ocorre. Para que adianta formar mulheres na polícia e colocá-las para trabalharem desviadas de suas funções? Dizem as más linguas que existem até PMs femininas trabalhando de babás de políticos, empregadas domésticas e etc. Teria que se haver remanejamento, mas, infelizmente, NINGÉM consegue FAZER, POIS, essas policiais estão à disposição por serem "peixes" de políticos. De que adianta formar mais PFEMs para esse fim? Outro dia fui ao centro administrativo e encontrei lá quatro delas, que estão à disposição do órgão passeando, batendo papo, por horas e horas sem ter o que fazer. Mas,estão à disposição não é? Ninguém pode mexer. Se observarmos bem, 2% de PMs significa aproximadamente 2000 mulheres. Onde estão elas? É, porque nem no presídio feminino de Natal elas não trabalham mais, foram tiradas todas de lá. Agora lá só trabalham as agentes penitenciárias. Raramente se encontra uma guarnição de PFEMs na rua, muito raramente. Agora eu pergunto: onde estão elas? Para quê formar mais se não vão trabalhar na atividade onde o estado gastou para formá-las? Não consigo entender nada...

    ResponderExcluir
  2. Digo mais, precisamos é de PMs masculinos. Quer um exemplo? A fuga de alcaçuz ocorreu por que? A fuga do CDP Zona norte ocorreu pro que? Não existe efetivo. Esses são apenas pequeníssimos exemplos, mas, em muitos lugares falta efetivo masculino na PM. Ora, não precisamos de PFEMs para trabalhar à disposição de outros órgãos ou mesmo servir cafezinho à oficiais no quartel! Francamente...

    ResponderExcluir
  3. São dois os motivos para a falta de policiamento feminino no RN: 1º falta de concurso para tal sexo e 2º vão nos gabinetes q vcs encontram.

    ResponderExcluir
  4. são muitas as razões para que não se tenha pfem pelas ruas da cidade. Eu começaria citando a cultura presente na instituição para iniciarmos uma mudança, mas qunado se fala em mudanças até quem nada tem a ver com o assunto fica com receio. Enquanto isso...

    ResponderExcluir
  5. Mais PFem´s ? Pra que? sinto muito cabo heronildes mais vc foi infelis neste post..

    ResponderExcluir
  6. Realmente por um lado precisa sim, não só de PFEM's como homens na PM, mas vamos colocar os que estão à disposição pra voltar para suas funções, que dá pra fazer os serviços sim.
    Depois se pensar em novas contratações né; tô mentindo???

    ResponderExcluir
  7. já tá na hora de ser feito um NOVO CONCURSO Tanto MASc quanto FEm, vai precisar tbm para COpa, ñ pq estou dizendo, mas é exigência da FIfa, e abordagem feminina deve ser feita pelo mesmo sexo (Constituição)

    ResponderExcluir