PROMOÇÃO POR MÉRITO FAVORECE A MINORIA E PREJUDICA A MAIORIA

Está sendo estudada a possibilidade de ser aplicado nas promoções de praças um critério misto, que se dividiria em antiguidade e mérito.

Utilizando somente o critério da antiguidade o policial será promovido de toda forma pelo tempo do serviço.

O prejuízo começa quando é utilizada a questão do mérito (atribuição de pontuação), pois é neste caso que as aberrações começam a ocorrer, pois um policial mais moderno que outro pode ser promovido primeiro devido ter atingido um número de pontos maior.

Resumindo, a promoção por mérito favorece a minoria e prejudica a maioria.

DIGA NÃO A PROMOÇÃO POR MÉRITO, DEIXANDO APENAS A PROMOÇÃO POR ANTIGUIDADE.

32 comentários:

  1. Com certeza Heronides, isso vai dar um nó e só vai beneficiar Deus sabe quem.
    Veja bem, o cara pode ser FORMADO NA NASA, EM HARWARD E.U.A, mas nunca ele vai ter os anos de Polícia que um Policial antigo tem, ou seja, nunca vai ter a experiência e tem que ser respeitado isso, todo o suor e o serviço prestado que àquele Policial deu à Instituição.
    Muito bonito, tenho um amigo aqui que faz uns 18 anos que é sargento, hj ele é 1º SGT, prestes a ir pra reserva e esperando a promoção de Sub Tenente, aí vem um Sargento mais recruta e passa na frente, só porque é formado? Ele pode ser formado na área dele, mas saber mais do que o "ANTIGÃO" NUNCA!
    Tava tudo indo muito bem, até essa ideía. não tem condições, olhe, não é pq o cara não é formado, que é burro e ignorante não, pois eu não troco meu 2º Grau ( Hj Ensino Médio e bá bá bá) por " CERTAS FORMATURAS" feita nas coxas não. Mas infelismente funciona assim. Ah, vai pra lá. É Doutor? Sai da PM e vai ganhar mais dinheiro fora pow. Se acha capacitado mais do que os outros? pra que ficar aqui?
    Então não fica dando idéia de prejudicar a MAIORIA não. Regulamento da PM tem que ser por ANTIGUIDADE DE PM.

    Pelos anos dados à serviço da Instituição,(Há mais do que "ÁLGUEM")
    pelas ameaças sofridas por bandidos; (Há mais do que "ALGUÉM)
    pelo serviço feito;(Há mais do que "ALGUÉM)
    Pelos Governantes que passaram e não nos valorizaram; (Há mais do que "ALGUÉM)
    Não é admissível uma coisa dessa, gente, por favor se manifestem!!

    DIGAM NÃO A ESSE MÉRITO, E SIM A ANTIGUIDADE. POIS É O QUE SEMPRE TIVEMOS NA NOSSA INSTIUIÇÃO, APENAS AINDA NÃO TÁ SENDO CUMPRIDA.

    ENTÃO, vamos pegar os nossos PRAÇAS formados, e mestrados e doutorados e transformar em Oficiais, pois acho que os Oficiais que temos não são todos formados ou são?
    Aí quer dizer que temos um capitão, ou major, ou Cel mesmo. Aí ele tá fila de promoção há muto tempo, daí vem um mais recruta e lhe passa a frente. Isso é Justo? Gente nem sempre Formatura é sinônimo de Sabedoria.
    Porque a PM, não abre cursos técnicos dentro dela mesma, para que os integrantes se aperfeiçoem?

    ResponderExcluir
  2. Isso de longe cheira a maracutaia, pois todos sabem que "MÉRITOS" só p/ os PEIXES. Mais uma vez o pessoal da rua se ferra.

    ResponderExcluir
  3. sd ítalo/4°BPM.quero saber se o oficial aceita outro ser promovido na frente dele por esse mérito?se algum achar que por antiguidade vai haver comodismo,pior vai ser o sentimento de revolta,por parte do PM de rua,vendo essas promoções por mérito.sabemos que muitos companheiros que entram na gloriosa,não tem aptidão para o serviço policial,e logo falam:vou me esconder.e são justamente esses,que ela os trata como uma MÃE,e os de rua,como MADRASTA!

    ResponderExcluir
  4. Estudar para que se o bom é atirar , dar nos outros, pra ser policia nao precisa de diploma, basta ser ignorante nao é verdade

    ResponderExcluir
  5. Rapaz, esse negócio de mérito só serve para aumentar a subserviência de alguns colegas que nós temos, além de provocar injustiças.

    ResponderExcluir
  6. é verdade, um policial moderno pode ser promovido na frente, isso faz com que a policia militar mude, e todos busquem inovar-se e se reinventar, o que mudaria o pensamento e estrutura da instituição

    ResponderExcluir
  7. Acho que todos sabemos que "CHUPAR OVO" de preferência dos Políticos e Superiores é o mais considerado Mérito para a grande maioria dos casos PMRN.

    Espero que revisem isso e deixem só por antiguidade.

    Cb Rubens
    5ª CIPM

    ResponderExcluir
  8. Não! Eu não penso assim, embora respeite qualquer opinião. É que se existe um tempo máximo para se esperar a promoção como já se ver em matérias passadas. Pra que temer? Todos serão promovidos no tempo certo de qualquer forma se assim for aprovada a lei com o tempo limite! Não usemos o paradigma do passado em que vivíamos de pularem em nossa frente com todo tipo de esperteza, até mudança de QM. Agora primeiro veja o tempo limite a ter que ser todos promovidos. No mais deixe os formados e acumuladores de pontos terem seus benefícios antecipados! Quem sabe você não será um desses. Sem tomar lugar de ninguém? Porque se não, mas pareceríamos ambiciosos pelo sucesso de outrem, como sempre, como caranguejos dentro de uma lata, com os debaixo não deixando os de cima chegarem ao topo. Já sofri demais com essa corporação arremedo de militar, egoísta, fria, antiética e principalmente burra. Porque viemos de todo tipo de classe social, a maioria bem de baixo que nem sabe ao certo o que é ser valor da classe coletiva. E olha que posso falar a vontade, pois com 27 anos, em breve vou pra reserva como subtenente e o que falo não será mais pra mim. Logo desejo o melhor para quem fica. E sabemos que temos uns que merecem mais que outros nessa infeliz corporação de comedores da carne uns dos outros mesmo que ainda vivos. A grande verdade é que nunca estivemos tão perto de sermos civilizados e dignos. Deixemos os oficiais se autodestruírem – cobra engolindo cobra – e vamos viver com dignidade que o subsídio motiva todos nós sonharmos em ser Coronel das praças, possuidor de 50% do salario de um Coronel com todos chegando a essa promoção futura de qualquer forma. Pois prefiro ter a metade de um coronel vivendo com dignidade do que viver com o todo e fazer o que a maioria faz uns pensando que são Deus e outros já tendo a certeza que são Deus. Pobres coitados que quando aposentados mendigam por uma amizade com algum praça, porque escravos da arrogância não construiriam qualquer meio social, mesmo vivendo a vida inteira nos chutando e sem nos dá oportunidade como o melhor Coronel do mundo (Araújo) vem nos dando. Pode procurar saber que no ciclo dele já devem o estar chamando de louco, só porque estar a atingir barreiras intransponíveis em beneficio da corporação e principalmente nos ouvindo. Desculpem a força da expressão de quem teve oportunidades limitadas na policia por todo esse tempo sem direito sequer a um CHO. E olha que não sou analfabeto, estou aos 49 anos de idade, cursando Direito na UERN – 3º período – sem duvida que terei uma reserva feliz, só bastando Deus querer que eu continue assim. Se postar meu muito obrigado antecipado Cb Heronides, admiro seu desempenho neste Blog.

    ResponderExcluir
  9. curioso depende do antigo, pois tem muitos que não tem a esperi^Rncia de um 2012.

    ResponderExcluir
  10. Tudo na PM é por antiguidade. Eu escuto por onde passo e em uma voz só todos querem a promoção por tempo de serviço, isto do sd. mais velho ao mais novo. Não entendo pq este grupo quer de outra forma. Nuvens negras estão sobre o QCG.

    ResponderExcluir
  11. É negada, acho que mesmo com tanto murmurio e lamentação isso vai ser aprovado e nós que estamos na pedra vamos mais uma vez ficar pra trás. Temos ai mais ou menos 99% de rejeição mas, num to com muita fé que seja por antiguidade não.

    ResponderExcluir
  12. é facil de resolver, caso seja aprovada isso todos policias devem pedi para que seja tirado seu nome da ASSOCIAÇÃO DE CABOS E SOLDADOS. PONTO FINAL.

    ResponderExcluir
  13. Voltemos ao tempo das cavernas, da formação de clãs, onde os mais ANTIGOS mandavam e desmandavam... Os ANTIGOS são os anciãos e o modernos são os neófitos...
    O policial entra na corporação século passado, não busca nenhuma qualificação, não tem o menor traquejo pra lidar com o público, muitas vezes é arrogante, mal educado, violento e alguns corruptos... Concordo que lhe faltou oportunidades, isso é fato! Mas é ANTIGO, portanto, merece ser promovido! Ora, haverá promoções por TEMPO DE SERVIÇO e POR MERECIMENTO. Deveria se resguardar metade das vagas para os ANTIGOS e a outra metade pelo MERECIMENTO INTELECTUAL... É difícil de entender isso...
    Senão vejamos: entram mil policiais, os mais antigos de um curso de formação RETRÓGRADO, ARCAICO, DEFASADO, muitas vezes DESUMANO, que prima pela RALAÇÃO em detrimento da formação PROFISSIONAL serão augustamente promovidos a CB, SGT... Excelente raciocínio dos ANTIGOS! Continuemos assim... Perfeito!
    Sd Flademir - CBM RN

    ResponderExcluir
  14. ANÔNIMO CRÍTICO; Você dever ser um desses "formados", que quer Promoção por Mérito né, só o jeito de você escrever "esperi^Rncia" (EXPERIÊNCIA) JÁ DIZ TUDO. ahahaha!!!

    ACABA!

    Obs: Não estou aqui despeitado com quem é Formado, ou cursa uma Faculdade não, tanto porque, hoje qualquer pessoa que tenha o Ensino Médio, é capaz de passar em um Vestibular, até quem fez Supletivo passa, basta querer e ter
    interesse.
    Apenas não sou a favor desse tipo de Promoção dentro da PM, mesmo que eu fosse "FORMADO", também manteria essa visão.

    ResponderExcluir
  15. Sr.comandante geral, por favor não permita que se fassa essa injustiça, logo agora que a pm-rn passa pela melhor gestão comandada por um coronel,da data que entrei na policia ate hoje 03/11/1992;durante todo esse tempo vi muitas injustiças acontecerem,vamos aproveitar o atual momento que a pm-rn vive que e de democracia,esperanças,paz e tranquilidade.se a comissão quer que de alguma forma criar um plano mutivacional para a categoria, que seja com anplitude e transparencia para tosos, gerando dessa forma comcursos internos, e dividindo metade por antiguidade e a outra por comcurso dessa forma tanto os fomados,não formado e modernos ficarian satisfeito, um muito obrigado.

    ResponderExcluir
  16. Em JUNHO DE 2013 termino minha POS-GRAD.- desde 1996 faço doação de sangue, tenho para mais de 15 cursos profissionalizantes - operador de micro, digitador, serigrafista, eletricista predial,bobinador, eficacia gerencial, cipa, barman e garçon, operador e mantenedor de sistema de queimadores de gás, entre outros, fora os do pronasci, PORQUE estou expondo minha grade de conhecimento, PARA dizer que sou a favor da PROMOÇÃO POR ANTIGUIDADE, fazemos um juramento de irmandade, mas queremos ver a maioria dos nossos irmãos na lama?
    Para mim é justo com os mais antigos, principalmente os da rua, apesar de ser da rua, sou a favor da promoção pela antiguidade.

    ResponderExcluir
  17. EU NÃO TENHO NÍVEL SUPERIOR!
    MAS CONCORDO PLENAMENTE COM A PROMOÇÃO POR MÉRITO, ISSO VAI GERAR UMA QUALIFICAÇÃO MELHOR DENTRO DOS QUADROS DA POLÍCIA. NÃO SEI COMO SERÁ FEITO A DISTRIBUIÇÃO DAS VAGAS, MAS ACHO QUE DEVERIA SER POR PORCENTAGEM,50% POR ANTIGUIDADE E 50% POR MÉRITO POR EXEMPLO. ESTUDEM MEUS AMIGOS E SERÃO VENCEDORES. HOJE TENHO 19 CURSOS PELO SENASP E UM DE PELO SENAI E CURSO NÍVEL SUPERIOR, ESTOU BUSCANDO MEU ESPAÇO. ALÉM DESSAS PROMOÇÕES DEVERIA HAVER CONCURSO. TAMBÉM NÃO CONCORDO COM O CFO SENDO ABERTO PARA CIVIL, ACHO QUE O CAMARADA DEVERIA SER PELO MENOS SOLDADO PARA PODER SE INSCREVER. NÃO TÔ NEM AÍ PARA O QUE ACHAM DAS MINHAS PALAVRA, "ESTOU EXERCENDO APENAS A LIVRE MANIFESTAÇÃO DE PENSAMENTO"

    ResponderExcluir
  18. Acho que deve sim ter as duas formas de promoções, mas tbm deveria se criar um mecanismo no qual todos os policiais passem no minimo 2 anos na rua e que o policial exercendo a atividade fim da PM, no padrão, tivesse uma pontuação diferenciada na hora da promoção. Trabalho na rua há 7 anos e sou correto, nunca me enrolei pq trabalho dentro da legalidade e pretendo subir os degraus na minha carreira seja sendo praça ou quem sabe o oficialato e enquanto as mudanças quem deve fazer são os oficiais , afinal eles estudaram pra isso, deixa de querer ficar dando pitaco CB , isso é muito feio. Quer mandar vá estudar!!!

    ResponderExcluir
  19. A promoção por merito é a forma de manter na policia militar o praça mais qualificado, pois com baixos salarios o praça se qualifica , com certeza nao é para ficar na policia, e com isso talvez esse pensamento mude

    ResponderExcluir
  20. nem sei o que dizer dessas propostas, pois independente de que lado venha as promoções sempre haverá um prejudicado.

    sou policial militar a quase 12 anos, formado na turma de 2000. pois bem, tenho dois niveis superiores, matemática e estou concluindo monografia de pedagogia, independente do que seja resolvido não sei o que vou apoiar, pois tenho tempo suficiente para ser promovido pelo novo plano de promoções e tenho méritos suficientes para ser promovido também por mérito. espero que o nosso deus maior possa iluminar essas decisões que irão dar outros rumos a PM/RN.

    só queria deixar aqui mais uma observação. sou soldado a 12 anos, e sempre trabalhando na rua. vos pegunto, quantas vezes tivemos que preencher fichas de ocorrências e até relatórios de passagem de serviço porque o meu superior não sabe ler? isso é uma realidade, pois não adianta eu ser promovido e prestar um serviço de péssima qualidade aos cidadãos. ainda vos pergunto, quantas vezes tomamos a frente de uma ocorrência porque o meu superior não tem conhecimento da criação ou modificação de uma lei? sito a lei maria da penha, e outras tantas mais.

    que deus possa iluminar todos, e que o melhor prevaleça para todos sem excessão de ninguem.

    ResponderExcluir
  21. O plano é muito bom da forma que está e estimula a todos estudarem...De qualquer forma, quem estuda já está com um bônus no sentido da promoção...Agora ficar acomodado é outra coisa

    ResponderExcluir
  22. É só stress nessa PMRN, cortaram os vales do pessoal da base, cortaram gratificação do pessoal do presidio, não pagaram os retroativos dos 2010,transferência dos PMs detidos no QCG,não adotam a escala de 40 horas semanais exigido pela justiça, as armas doadas pela PMSP não chegam em nossas mãos, VTRs quebradas, suplentes a espera de convocação, aumento fictício que talvez venha só em Junho, não pagaram farda pra gente este ano,armas sem manutenção alguma,prédio do CIOSP ameaçando desabar e agora essa da promoção por mérito, façam me o favor de não falar em polícia na minha folga, só o uso de fluoxetina antidepressivo e anti stress para me manter nessa alienação.Estou quase louco.

    ResponderExcluir
  23. Várias instituições policiais em busca da devida valorização buscaram ao longo do tempo a qualificação do seu material humano, e se tornaram cada vez mais seletivos com seus futuros membros, como exigir nível superior para ingresso no seu quadro, como também exigir que seus membros buscassem sempre se qualificar. Um exemplo disto foi a Polícia Civil, que passou a exigir nível superior para ingresso na corporação, e quando lá dentro o cidadão para galgar uma promoção tem que conjugar dois critérios: antiguidade + merecimento, e esse merecimento vem através de sua busca pessoal e institucional por qualificação profissional e que só vem elevar o nome da instituição perante a sociedade. A mesma coisa podemos dizer da PRF que lutou ferrenhamente para que seu concurso fosse disputado por possuidores de nível superior. E a nossa PM, será que já não passou da hora de seguir este exemplo? Será que vamos ficar marcando passo no tempo? Todos falam aqui que é injustiça com o antigão que passou tanto tempo e não foi promovido. Aí eu pergunto não será também injustiça,deixar de reconhecer também aquele que abdicou de sua escassa folga e foi a luta procurou se qualificar e consequentemente ajudou elevar o nome da instituição instituição? Na minha opinião adotar o critério único de antiguidade é ficarmos parado no tempo, é um incentivo ao comodismo, é desvalorizar a busca por conhecimento, e num futuro bem breve poderemos sofrer as consequências disto . Por isso sou adepto da idéia do critério misto: antiguidade + merecimento.

    ResponderExcluir
  24. A intensão do Governo é favorecer a menor quantidade possível. Quem é que não sabe disso! Logicamente que não tem nada a ver a graduação de Cabo, Sargento ou STen com curso superior e doutorado, não há nenhuma cadeira de faculdade que atrele a carreira de polícia. Quem inventou o MÉRITO para a antiguidade com certeza deve ter sido um PEIXE!

    ResponderExcluir
  25. O Pré-requisito único para promoção na PM deve ser antiguidade e tempo de serviço ostensivo. PONTO FINAL. Tem que ser único e exclusivo para fortalecer a segurança.

    ResponderExcluir
  26. Não existe dificuldade p o quadro de promoção de oficiais, então porque querem causar esse tumulto com o nosso quadro.
    Isso é uma vergonha, quem foi essa mente diabólica q criou essa "PROMOÇÃO POR MÉRITO" isso tá mais parecido com "PROMOÇÃO POR QI"... QUEM INDICA.

    ResponderExcluir
  27. a atual forma de promoções se seguida corretamente, é muito boa, SOU FAVORÁVEL A SUA MANUTENÇÃO, porém observamos que inúmeros policiais principalmente SGTs estão encontrando ATALHOS para serem promovidos em prejuízos de outros, pois as varias modalidades de policiamento tem favorecido a desvalorização de uns e a supervalorização de outros.
    VEJA UM EXEMPLO: o ultimo concurso para SGTs aconteceu em 1997, o edital dizia EXISTIREM 100 VAGAS, após o concurso, em janeiro de 1998 foram chamados os 100 primeiros classificados, todos soldados, até aí tudo certo. No inicio de 1999 a PMRN chamou mais 100, no final do mesmo ano chamou mais 100, no ano 2000 chamou mais 100 e no ano de 2002 foram chamados aproximadamente mais 100 SDs, todos devidamente formados. ACONTECE QUE HOJE, 18/11/2011 a grande maioria dos SGTs FORMADOS EM 1998 ainda são 2º SGTs,e que alguns SGTs FORMADOS EM 2002 já são 1º SGT e estão sendo chamados para apresentarem exames e serem promovidos a SUB TENENTES, nada contra os policiais, parabéns para eles, mas minha indignação é que CERTAMENTE ESTES NÃO EXERCEM FUNÇÕES DE POLICIAMENTO OSTENSIVO, SÃO VINCULADOS A GABINETES E FUNÇÕES DIFERENCIADAS, será que os policiais que estão na rua também não deveriam serem contemplados com estes tipos de incentivos promocionais. NÃO SÓ OS SARGENTOS, COMO TAMBÉM OS SOLDADOS, pois conheço vários com mais de 23 anos de serviço nas RADIOS PATRULHA e até hoje não foram chamados sequer para um curso de CABO.
    O QUE ESTAR ERRADO SÃO ESSES ARGUMENTOS apresentados para estas promoções, o que acontece também no quadro de oficiais, o que deveria acontecer era a existência de um único método para promoções - ANTIGUIDADE - e que só os inaptos deixassem de serem promovidos.

    ResponderExcluir
  28. Espero que os proficionais,que estão a frente da comissão tenhan a sensatêz de não se deixar seduzir-se por esse tipo de proposta,uma vez que vai estar criando mas um divisor de águas dentro da policia,vai ter a turma dos formados e dos não formados causando com isso um belo mau estar dentro da categoria,sou super a favor que a policia do futuro passe a ter guerreiros com nivel superior,com isso a propria corporação bem como a sociedade so tem a ganhar, mas sou contra criar um apartaide, em pleno prosseso democrático que vive hoje a pm-rn,então se querem criar um plano alternativo para motivar a tropa que se crie comcurso interno;dividindo 50% para antigo e os outros 50% para comcurso,com isso atendendo o anseio de toda a tropa.

    ResponderExcluir
  29. Sejamos francos não acredito que quem tem nivel superior, mestrado ou doutorado queira permanecer muito tempo na gloriosa. O salario pago a nos policiais é vergonhoso.... Então profissionalizem-se e aumente a evasão na pm..... Se a pm quer investir nos pms pq a mesma ja nao criou uma universidade coorporativa por exemplo?????Pq não sao abertos concursos????? entao nao me venham com conversa fiada, achando que o sujeito com nivel superior e talvez mestrado queira trabalhar com afinco ganhando o que ganhamos......O nivel educacional deve ser incentivado mas a antiguidade e a operacionalidade devem ser os mais destacados na promoção....CAMBIO

    ResponderExcluir
  30. Sejamos francos não acredito que quem tem nivel superior, mestrado ou doutorado queira permanecer muito tempo na gloriosa. O salario pago a nos policiais é vergonhoso.... Então profissionalizem-se e aumente a evasão na pm..... Se a pm quer investir nos pms pq a mesma ja nao criou uma universidade coorporativa por exemplo?????Pq não sao abertos concursos????? entao nao me venham com conversa fiada, achando que o sujeito com nivel superior e talvez mestrado queira trabalhar com afinco ganhando o que ganhamos......O nivel educacional deve ser incentivado mas a antiguidade e a operacionalidade devem ser os mais destacados na promoção....CAMBIO

    ResponderExcluir
  31. Senhor carlos eduardo,saudações,em primeiro lugar hora nenhuma no meu comentário cheguei a mencionar ou criticar;salario,nivel de instrução ou a propria gloriosa como assim foi mencionado por vossa senhoria,e com relação a incentivar evasão dentro da pm-rn; por achar que os salarios pagos são baixos, que de certa forma e uma verdade,isso ja mas farei, pôs tudo que hoje tenho devo primeiramente a deus e depois a pm-rn,mas acredito que um dia com certesa nós ganharemos um salario mas justo,mas que não seja dado pelo o nivel de instrução que teamos, e sim pelo que fazemos por nós pela a nossa familia e a sociedade como um todo, e essa estoria de formado,mestrado e doutorado abandonar a pm-rn e uma tremenda balela, uma véz que,conheço uma grande porção que gostaria muito de estar no seu e no meu lugar,pôs são formados mas não existe postos de empregos para todos, então amigo,vamos dar as mãos e tocer para que tudo dê certo e que tenhamo uma policia dos nossos sonhos,muito obrigado e tenha uma boa noite.

    ResponderExcluir
  32. Caveira disse: quando ta fora, chora pra entrar, quando ta dentro fala boosta, na Pm não tem lugar para buuurguesinhos. O governo deveria dar um incentivo os pms operacionais e não aos que se acham que ter terceiro grau ter beneficio próprio, pois isso faz com que vc que tem nível superior procure expandir-se em seus estudos e procure sua própria profissao.

    ResponderExcluir