AS PROMOÇÕES DE PRAÇAS PODERÃO SER POR ANTIGUIDADE E MÉRITO

Os representantes das associações e do Comando da PMRN discutiram que o critério de promoção poderá ser misto, ou seja, ocorrerá pelo critério de antiguidade e mérito.

“O objetivo de estabelecer dois critérios de promoções é de incentivar o aprimoramento militar, já que por antiguidade isto fica dificultado. Os critérios adotados para a promoção por mérito seriam objetivos, como a criação de um sistema de pontos por nível de escolaridade (curso superior, mestrado, doutorado etc), além de cursos de aperfeiçoamento técnicos, índices de TAF’s, etc, de forma a estimular o aperfeiçoamento constante dos militares”. Divulgou em seu blog a Soldado Glaucia.

Particularmente sou contra este tipo misto de promoção, pois infelizmente irá beneficiar aos policiais e bombeiros militares que não estão na sua atividade fim, ou seja, a operacionalidade.

O critério de promoção deveria estabelecer apenas a antiguidade, podendo ser condicionados aos exames médicos e físicos, mas que estes exames não sejam classificatórios.

Mais uma vez quem trabalha na rua será prejudicado, ou vocês já viram algum policial administrativo não poder ser promovido devido responder IPM, PAD ou CD? Eu não.

Na parte final do blog há uma enquete sobre este assunto. Responda!

31 comentários:

  1. cb heronildes eu acho e ja votei que tem que ser por antiguidade,so basta nos ja correr risco; e com merecimento e merito tem muita jente por precisao que vai querer virar heroi so para oumenta a renda e pode ate perder avida por merito deixa so para os atleta da PM-RN.

    ResponderExcluir
  2. VEJAM 2 TRECHOS QUE O CB HERONIDES TEM 100% DE RAZÃO:
    Particularmente sou contra este tipo misto de promoção, pois infelizmente irá beneficiar aos policiais e bombeiros militares que não estão na sua atividade fim, ou seja, a operacionalidade.
    Mais uma vez quem trabalha na rua será prejudicado, ou vocês já viram algum policial administrativo não poder ser promovido devido responder IPM, PAD ou CD? Eu não.
    1º PONTO: QUANDO É QUE NÓS QUE TRABALHAMOS EM RUA VAMOS TER UM CURSO SUPERIOR,MESTRADO OU DOUTORADO?
    OS QUE CURSAM CURSO SUPERIOR E QUANDO ESTÁ DE SERVIÇO NO DIA ,POR EXEMPLO, DE UMA PROVA IMPORTANTE, DIFICILMENTE É LIBERADO.
    2º PONTO: A MAIORIA DE NÓS TEMOS BICOS PARA COMPLEMENTAR A RENDA FAMILIAR E NÃO TEMOS TEMPO PARA QUASE NADA.POR ACASO ESSE TAL CURSO DE APERFEICOAMENTO TÉCNICOS E ÍNDICES DE TAF'S SERIA RENUMERADO?
    MAIS UMA VEZ PERDEMOS.
    MAIS UMA VEZ O PESSOAL QUE TRABALHA NA ADMINISTRAÇÃO E AS ASSOCIAÇÕES GANHARAM.

    ResponderExcluir
  3. isso pra mim não é novidade,quem realmente trabalha nas ruas sempre são descriminados por nossos comandantes,isso é uma pena, espero que as associações não aceitem isso.eu duvido que quem trabalha em serviços de gabinetes não tenham suas promoções devidas.

    ResponderExcluir
  4. KKKK, por mérito? Já temos exemplos de pessoas viraram CB. e depois SGT. só pro que achou um carro na rua. Mas o que todo mundo não sabe é que este Praça trabalha de motorista para um Promotor. Acaba este grupinho está querendo quebra o resto da Gloriosa.

    ResponderExcluir
  5. Mais uma vez parte operacional sai prejudicada... esta história de mérito com certeza vai privilegiar os que estão trabalhando na sombra sem correr qualquer risco direto que a profissão exige.
    Cada dia estou mais ciente que preciso se locomover!

    ResponderExcluir
  6. EU TRABALHO NA AREA DA SAUDE E SOU CONTRA ESSE TIPO DE PROMOÇÃO HAJA VISTO QUE REALMENTE ACONTESE O QUE O NOSSO COMPANHEIRO RELATO QUE NÃO HA COMO OS POLICIAIS QUE TRABALHÃO NA RUA SEREM PROMOVIDO PRO MERITO DE ESTUDOS QUALIFICAÇÃO GRADUAÇÃO ENFIM,EM UMA ESCALA 24X48 JAMAIS E ILUSÃO PARA PROMOVEREM AS PEIXADAS QUE ESTÃO AGUARDANDO SUAS PROMOÇÕES DE CARTAS MARCADASSERA QUE NOSSAS VOZ NÃO TEM VEZ SERA QUE NÃO PODEMOS DIZER E QUE E MELHOR PARA OS PRAÇAS?

    ResponderExcluir
  7. Isso é uma vergonha, esse tipo de Seleção para promoção só beneficia uma minoria, ou seja a maioria q realmente rala na rua se arriscando, onde muitas vezes procura uma renda extra p ajudar a família vai ficar de fora.
    Os maiores beneficiados serão os solteiros sustentados pelos pais q só levam a vida em estudar.
    Mai uma vez a RP tá fora, excluidos, humilhados, verdadeiramente discriminados.

    ResponderExcluir
  8. Isso só servirá para aumentar a disparidade do ADM com o operacional. Definitivamente eu creio que a PM não gosta de quem trabalha na rua.

    Por que não colocam os pontos para quem realiza mais flagrantes ou confrontos com bandidos???

    ResponderExcluir
  9. CB Heronildes, quem está fazendo parte dessa comissão sabe o que está sendo debatido e de que forma está sendo debatido, colocando o fator operacionalidade com um peso maior na contagem de pontos além do primeiro ponto que é a antiguidade, que no geral não será para proibir a promoção, mas para incentivar o policial a permanecer estudando, além de se manter fazendo exames periódicos de saúde e físicos, a contagem de pontos é importante por que valoriza a instituição, e inclusive será um argumento favorável para que o Policial de serviço seja liberado em serviço para ir a aula, já que o mesmo tem que ser incentivado pela instituição a estudar mais, não cabendo portanto só colocar a questão "meritória" sem dar a condição do policial alcançar isso.

    De toda forma, acho que é importante observar o que de fato está ocorrendo, para não sair propagando colocações erroneas a respeito do tema e prestando um desserviço a um tema tão importante como este!

    ResponderExcluir
  10. para mim,até o termo ''policial''é pra ser dirigido apenas aos que estão na rua.todos sabem que na gloriosa,se quiser fazer faculdade,tem que ir pra guarda,uma base(que dependendo do ofifial de serviço,o companheiro consegue ir pra aula),o melhor,pra o administrativo que além de dar só meio expediente,folga sabados,domingos e feriados.espero um dia,que algum comandante,faça algum beneficio pra o policial de rua,depois de uma piada de aumento salarial(se é que vai haver),ainda vão dificultar as promoções!TKS CMT,TKS ACS...

    ResponderExcluir
  11. sd ítalo/4°BPM.quero saber se o fato de ter um curso,vai servir pra o serviço policial?brincadeira!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  12. Companheiros é muito relativa essa questão. Eu particularmente estou com aproximadamente 11 anos de PM, ingressei na faculdade aos 31 anos de idade e terminei meu curso superior aos 35 anos, ralei como muitos companheiros ralaram. Não é fácil chegar lá, lembro-me que alguns colegas PMs na UFRN por “N” motivos pensaram em desistir, mas, mesmo com as adversidades não desistiram, um dava força ao outro.
    Certo dia um rocaniano do Seridó, chegou pra mim e comentou “hoje eu tenho duas provas e o oficial de dia não quer me liberar o que é que eu faço”? Então eu disse companheiro eu sei que para nós praças nada é fácil, mas pra tudo existe uma solução, é só buscar, ele hoje está formado, um sentimento de dever cumprido inexplicável, e a primeira coisa que vem em mente é JESUS.
    Então eu nunca olhei para aquele companheiro que trabalha em parte burocrática, etc. e tal cada um com sua função. Eu focava o meu sonho, um objetivo a alcançar que era um curso superior o primeiro filho formado de uma família humilde, mas criada com muito amor. E todo dia agradeço a Deus pelo meu emprego, onde muitos estão desempregados, pela minha família, onde muitas são feitas na areia e não na rocha, e só peço a Deus saúde, o resto agente consegue.
    O segundo ponto importante, é sobre os índices de TAF’s, no meu ponto de vista é uma forma de estimular o aperfeiçoamento constante do policial militar”.
    Portanto não podemos sofrer antecipados, vamos aguardar, e unidos seremos fortes.

    “O êxito da vida não se mede pelo caminho que você conquistou, mas sim pelas dificuldades que superou no caminho”.
    Abraham Lincoln

    ResponderExcluir
  13. heronides, você se precipitou em postar essa materia, acredito que suas fontes estão equivocadas, uma vez que não há nada 100% definido, nem se será uma promoção por pontos ou não. nem se chegou a um concenso o que seria "merito", essa ideia de que o taf impedirá alguém de ser promovido, ou que o pessoal do administrativo será beneficiado é um grande erro, pelo contrario, está se trabalhando para o pessoal operarcional ser beneficiado. verifique melhor suas fontes antes de causar furor na tropa.

    ResponderExcluir
  14. as associaçoes não podem aceitar isso, tem que haver uma reunião com a tropa. caso eles aceitem isso estão traindo a tropa.

    ResponderExcluir
  15. É simples, vamos voltar com a operação segurança com segurança pra quem trabalha nas VTRs. "O objetivo de estabelecer dois critérios de promoções é de incentivar o APRIMORAMENTO MILITAR..." Estão de brincadeira. Quem participa de cursos na PM? Resposta secreta: OS PEIXES. A educação e o ensino na PM são ridículos, quando se trata do aperfeiçoamento dos praças que estão nas guarnições dia-a-dia e noite a fora. Façam uma pesquisa de quantos cursos participaram os praças que estão nas viaturas desses RN velho de guerra. As especializadas continuaram se especializando já as des-especializadas continuarão jogas. Digam-me que polícia vocês vão chamar quando precisarem? Que programa a PM tem de valorização e incentivo para que o praça possa se aperfeiçoar e não se envolver com ilícitos (moralização)? Os absurdos da PM me indignam, enquanto um cara trabalha numa escala administrativa de 4 horas por dia, totalizando 20 horas semanais, eu trabalho por semana 72 horas, é praticamente o que ele trabalha por mês. Isso é totalmente injusto e absurdo. Que P... é isso eu sou POLICIAL MILITAR e nós fizemos o mesmo concurso pra POLICIAL. Vamos acabar com PMs atrás das mesas e contratar pessoas civis pra trabalharem e ganharem o dinheiro condizente com seus trabalhos administrativos. A cada ano entram num sei quantos mil PMs e nunca melhora essa droga dessa escala. Para onde eles estão indo? Quem me dera ser um PEIXA para que no límpido aquário da PM mergulhar...

    ResponderExcluir
  16. muito bom cabo heronides a promoçao tem que ser por tempo não por merito

    ResponderExcluir
  17. Boa noite companheiros, devemos ficar bastante atentos ás decisões destes ditos como nossos representantes, afinal quem pode realmente afirmar que eles estão do lado das praças? Pois temos que rever estas duas opções de promover as praças principalmente no critério de mérito, pois só quem seriam privilegiados seriam os policiais que tem medo de exercer sua real função para qual foi destinada ou seja os que trabalhão nas seções do quarteis e a disposições dos gabinetes dos diversos políticos do nosso Estado isso seria uma traição com a categoria que em muitas das vezes para realizar suas atribuições si envolvem em diversos procedimentos administrativos tais como IPM, PAD ou CD muitas das vezes injustamente porem ficam respondendo por vários meses podendo si prolongar por anos, com isso prejudicando sua promoção com isso causando desmotivação profissional para os profissionais. Por tanto companheiros devemos lutar contra esse tipo de promoção dito como mérito e pressionar que seja adotado o critério por antiguidade com isso todos serão agraciados e não só os privilegiados que si diz policiais, mais pra mim o verdadeiro policial e aquele que vai pra rua combater o inimigo e defender a sociedade como também os companheiros do CIOSP que de forma eficaz nos auxiliam com informações precisas. E não aqueles policiais moitas. Que são portadores de ID da PMRN e com a CARA DE PAU, falam em suas casas e pro seus amigos que são OPERACIONAIS, tenho pena destas pessoas que jamais podem dizer para seu interior que realmente ariscaram suas vidas para defendem a sociedade.
    Desabafo: E guerreiros. Realmente nós policias, de ruas seremos prejudicados por esses canalhas que si não si venderam pra o GOVERNO então colega eles estão cegos e não viram tais injustiças com os combatentes.
    “UMA VIDA DIGNA COM NOSSOS DIREITOS OU UMA MORTE HONROSA BRIGANDO POR ELA.”

    Ass. Costa do 11o- BPM

    ResponderExcluir
  18. Urgente! Companheiro CB Heronides lidere uma campanha para nós que somos fieis seguidores do seu Blog para exigir que seja realizado um plebiscito para que todos os praças tenham com seu voto decida a melhor maneira de promover os policiais antiguidade ou por mérito e sim seria uma maneira justa para decidir uma questão tão importante para as praças do RN.
    “UMA VIDA DIGNA COM NOSSOS DIREITOS OU UMA MORTE HONROSA BRIGANDO POR ELA.”
    Ass. Costa do 11o- BPM

    ResponderExcluir
  19. Isso é uma put..., quer dizer que o cara que nunca foi pra rua, vive sempre escondido atras de um gabinete, de um oficial ou mesmo de um politico, que tem ampla vantagem para estudar acima de qualquer um que trabalha na rua, vai ter mais acesso as promoções que outros? Isso é uma vergonha para nós que não damos o valor merecido aos nossos companheiros que arriscam suas vidas todos os dias para nos defender. Se é uma coisa que ainda me orgulha do militarismo é de sempre respeitar à antiguidade. Sem mencionar que, sempre que um politico ou mesmo um oficial quiser promover um "seu" vai ser muito fácil, estamos cada vez mais retroagindo e fazendo com que os verdadeiros heróis sejam cada vez mais escanteados. Vergonha!!!

    ResponderExcluir
  20. Mais uma vez rege na PM a promoção por peixada, pois todos sabemos q quem inventou essa palhaçada é quem tem parentes que trabalha no administrativo e vive só estudando. Nós q nos arriscamos todo dia nas ruas e ainda temos q ter bicos nas folgas para complementar nossa renda, mais uma vez ficariamos pra trás como sempre.

    Não Devemos aceitar isso de forma alguma!

    ResponderExcluir
  21. Caro Daniel, palavras bonitas para quem sonha com a PM-RN um paraíso, mas não se engane como dizem os velhos provérbios "o mundo é do mais esperto" e "malandro é malandro e mané e mané". Pra cima da gente uma classe sofrida, me ajude.

    ResponderExcluir
  22. EM SE TRATANDO DE PM, A PROMOÇÃO DEVE SER DE UMA UNICA FORMA POR ANTIGUIDADE..... MESMO EU TENDO NIVEL SUPERIOR E SENDO PM HÁ 3 ANOS SOMENTE SO VEJO ESSA MANEIRA DE FAZER JUSTIÇA PARA COM A TROPA..... NOS TODOS SABEMOS DOS SUBTERFUGIOS PARA PROMOVER UNS, TEMOS MUITOS EXEMPLOS DENTRE ELES POSSO CITAR CARROS RECUPERADOS DE MEMBROS IMPORTANTES DA SOCIEDADE.....É AMIGOS TENHO UMA SUGESTAO PQ NAO ABRE CONCURSO TODO ANO SENDO 300 VAGAS PRA CABO E 500 PRA SARGENTO, FORA AS NOMEAÇÕES POR ANTIGUIDADE ISSO NUM SERIA MAIS FACIL DE RESOLVER????? FALTA VONTADE E QUANDO HÁ AINDA DEIXAM BRECHAS PARA QUE OCORRA MANOBRAS NAS PROMOÇÕES......OUTRA PERGUNTA PQ TIRARAM HERONIDES E GLAUCIA DA MESA DE NEGOCIAÇOES ESTAO ESCONDENDO ALGUMA COISA???? ASSIM COMO NO ACORDAO COM O GOVERNO DO ESTADO (SALARIO)

    ResponderExcluir
  23. Sou bacharel em enfermagem e em breve terei mais um curso superior em meu curriculum, tenho cerca de 20 cursos SENASPEAD, seminários diversos em minha área de graduação, e mais uns 5 cursos os quais eu paguei de meu próprio bolso para me especializar na atividade fim de Policial Militar pois a PM já me negou até inscrição 2 vezes em cursos a qual ela ministrava, vou ao estande de tiros da FEROLI pelo menos anualmente praticar tiro gastando cerca de 100 reais por vez pois a PM não me dar essa oportunidade de prática, e digo aos senhores consegui isso tudo pois moro com meus pais e não tenho filhos e já "permutei" muitos e muitos serviços, só consegui isso pelo apoio familiar e por não ser provedor de recursos em meu domicílio, sou totalmente contra a este critério apesar de ser privilegiado eu o acho injusto pois quem entende mesmo e quem se arrisca de verdade na PMRN é o pessoal das VTRs e ainda mais os da ROCAM que enfrentam o risco de acidentes seríssimos.

    ResponderExcluir
  24. Pensei que com meu curriculum poderia ser ao menos tutor do SENASP mas nem isso, nessa PM não é exagero dizer que quem só consegue privilégios são os indicados e não os reais merecedores, entre os tutores do SENASP só vejo oficiais, ainda não vi nenhum praça, soldado não têm vez, continuo me especializando e estudando pois isso me da prazer mas a instituição em si não nos merece.Hoje uso fluoxetina para encarar a realidade de meu trabalho o qual amo de coração,infelizmente.

    ResponderExcluir
  25. cada qual acredita numa verdade.... COmo diria o grande filosofo RENE DESCARTES A VERDADE É ReLATIVA...... Belo comentario "Sd. 5º/1ª", quem ta na rua esta na pedra.... ALguns intelectuais com palavras pregam suas ideias como verdadeiros pastores que tangem suas ovelhas para um caminho que se julga correto..... ISSO TEM QUE SER DEBATIDO JUNTO A TROPA, ESTAMOS NUM DEMOCRACIA E NAO SERA UM OU DOIS INTELECTUAIS COMO O FRAGA DO FILME TROPA DE ELITE 2 QUE DITARÁ O CAMINHO A SER SEGUIDO......

    ResponderExcluir
  26. Caro Sd do 9º BPM, com essa escala de turno q hoje nos policiais trabalhamos,nao justifica falar q nao tem tempo para estudar para fazer um concurso, pois eu entrei na policia em 1989 e a escala de serviço era de 24x24 horas e ainda tinha serviço extra sem remuneração onde os policiais eram opbrigados a trabalhar, pois eu trabalhava na rua e mesmo assim eu consegui estudar p fazer um concurso p o CFS e passei, hoje sou 2º Sgt PM, o maior problema e q a maioria dos PMs tem pouca vontade de estudar e fica colocando desculpas.Eu tenho um filho q ta terminando o curso de direito e ja passou no exame de ordem, pois trabalha em dois locais diferentes e ainda estuda para a faculdade.

    ResponderExcluir
  27. Tem que ser por tempo de serviço, EXCLUSIVAMENTE DENTRO DA PM RN para contar para as promoções.


    E PONTO FINAL

    ResponderExcluir
  28. Por mérito? para praças? kkkkkkkkkkkkkk isso é uma piada. nós sabemos quem realmente é promovido por mérito na PM. quem muito trabalha, muito erra; quem pouco trabalha, pouco erra, quem não trabalha, não erra e quem não erra, é PROMOVIDO. PROMOÇÃO SÓ POR ANTIGUIDADE!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  29. EU ACHO QUE DEVERIA SER PELA ANTIGUIDADE, ASSIM MAIS UMA VEZ A RP SERA PREJUDICADA. PQ ELA É QUEM TRABALHA DE VERDADE.

    ResponderExcluir
  30. CAro Colega Paulo He Man, me permita lhe corrigir na SENASP, e especificamente aqui no RN tem 7 Soldados, 2 cabos e 8 Sargentos que são Tutores, infelizmente não espaço pra todos e bons policiais que nem você ainda não teve oportunidade, mas lá não há privelégio algum para ninguém nem para oficiais nem para praças.

    ResponderExcluir
  31. Grato pelos esclarecimentos nobre SGT, a PMRN ainda irá me levar a um hospício, doente psiquiatríco já sou pois uso medicação mais uma vez grato pela atenção e desculpa meu equívoco, tenho que me controlar para não me tornar mais um revoltado.

    ResponderExcluir