NATAL SEM POLICIAMENTO

Por Soldado Glaucia

Desde a noite de ontem (27), a capital potiguar está enfrentando dificuldades em garantir a segurança dos norte-riograndenses. Isso por que na tarde de ontem, as associações representativas de policiais e bombeiros militares resolveram em assembléia com a categoria a mudança de postura dos PM's e BM's do Estado.

Intitulado "Segurança com Segurança", o movimento orienta os militares estaduais a assumirem o serviço diário apenas com os requisitos básicos que garantam a segurança para os operadores de segurança pública.

Já na manhã de hoje (28) os natalenses sentiram o resultado. Policiais de várias unidades operacionais da Polícia Militar cruzaram os braços reivindicando melhores condições de trabalho e mais estrutura para garantir um policiamento de qualidade para a população.

Segundo informações preliminares, o 5º Batalhão de Polícia Militar, responsável por grande parte do policiamento da Zona Sul da Capital está parado, sem uma viatura em condições de uso para prestar o serviço à sociedade. Da mesma forma, policiais da ROCAM e da Companhia Independente de Turismo também decidiram por reivindicar melhorias, deixando suas respectivas áreas de patrulhamento sem policiamento.

As informações é de que apenas o 9º Batalhão de Polícia Militar, responsável pelo policiamento ostensivo na Zona Oeste de Natal, está com suas atividades normais; contudo, já foi determinado que as poucas viaturas que fazem parte do Batalhão sejam redistribuídas para toda Natal.

Se com todos as unidades em funcionamento a Capital potiguar já é insegura, imagina apenas com um batalhão atuando nas ruas da cidade.

13 comentários:

  1. A Polícia Militar tem que responsável e não deixar a população entregue às baratas, sem segurança pública alguma. Alguém tem que se sacrificar... E esse alguém sempre é a população. Sempre !!!

    ResponderExcluir
  2. Cidadão de quem vc acha que é a culpa, do governo do estado que recebe os impostos pago por voçê e por todos norte riograndeses e... estamos reivindicando melhorias por que minha vida vale R$ 1600,00.

    ResponderExcluir
  3. Infelizmente não é só a população amigo. Os policiais militares, principalmente, já se sacrificaram até demais. Cabe à sociedade cobrar do governo responsabilidade para a segurança pública, para que ela seja feita sem maquiagem, tão somente isso.

    Reafirmo que os PMs só estão tomando essa posição porque já estão no limite do limite.

    Só assim, a sociedade está começando a sentir que se não tiver uma polícia valorizada, nunca terá, pelo menos, a sensação de segurança que merece.

    Só resta agora ao governo encarar a realidade e levar as coisas a sério, investindo realmente na segurança, incluindo também a valorização através dos salários, porque sem isso, nada funciona.

    É só olhar os países sérios. A polícia trabalha com condições através de equipamentos adequados e um salário bem melhor, por isso, são bem mais respeitados.

    A sociedade tem a polícia que merece, e se ela não está nem aí também para cobrar seriedade e responsabilidade do governo, é claro que sofrerá as consequências. Isso é só o começo.

    Acorda Brasil! Acorda sociedade como um todo! Exijam e cobrem responsabilidade da parte daqueles que vocês elegeram, não para manter as suas próprias mordomias em detrimento da maioria, mas para trabalhar em prol da coletividade, sem distinção.

    ResponderExcluir
  4. quando algumas viaturas param por falta de condições, as demais tem que parar tambem , uma vez que uma viatura so na rua é suicidio, o policial nao pode ficar sozinho na rua pois é a sua vida que esta em jogo , prestem atenção a isso. Se tiver algum oficial chateado com a situação, que estes montem uma viatura e vao as ruas arriscar a vida em viaturas sucateadas

    ResponderExcluir
  5. A polícia militar é responsável pelo cidadão?
    Nós não somos cidadãos?
    Não pagamos impostos?
    Eu não sou isento de imposto em compra alguma que eu faço, inclusive no meu contracheque!!!
    Sou cidadão igual qualquer outro, pago impostos, tenho deveres e DIREITOS!!!
    Não somos escravos, somos nós que botamos nossa cara para tomar tiro e proteger a família desses que estão nos criticando e quero eu continuar com a profissão que ESCOLHI. Apenas estamos pedindo reconhecimento

    ResponderExcluir
  6. Todos têm direito de reivindicar melhorias, sejam salariais ou de condições de trabalho.

    Sem essa de que se quiser melhoria saia da PM, faça outro concurso. Esses que têm essa mentalidade é que deveriam sair da PM, pois talvez eles que estão prejudicando a corporação.

    Acabamos de ver movimentos grevistas de várias categorias. Será que todos têm que sair das suas instituições para conseguir melhorias? Seria uma mentalidade medíocre pensar dessa forma. Bancário tem que deixar o banco, funcionários da educação procurar outro emprego... Isso não funciona assim, pois até os Ministros de Tribunais Superiores reivindicam e brigam por melhorias salariais, e olhem que aos olhos de muitos já ganham exorbitantemente bem.

    Por isso, que aqueles que estão na Polícia e querem o bem corporação, têm todo o direito de reivindicar melhorias salariais, pois não estão na polícia só por dinheiro, mas também o estão, afinal de contas, ninguém viver só de amor ou vocação. E aqueles que vivem pensando que ao sair iram encontrar somente flores, desejo boa sorte, e que consigam entrar numa instituição que nunca precise fazer reivindicação. O que no Brasil, dentre outros, é quase impossível, é só observarmos os movimentos Brasil afora.

    Se não fosse assim, os políticos seriam os primeiros a dispensarem os seus pomposos salários, mas será que eles estariam dispostos a isto? Só se fosse num país sério!

    Lutemos sempre. Unidos seremos bem mais fortes!

    Movimento Polícia Legal!
    Segurança com segurança já!

    Parabéns aos nobres e bravos guerreiros PMs do estado do RN. Vamos mostrar a força que temos.

    ResponderExcluir
  7. ERRATA:
    iram, digo, irão encontrar somente flores...

    ResponderExcluir
  8. Queremos também concursos internos já!
    CFC, CFS, CHO e CFO, esses sim são cursos que estimulam a categoria e a valorizam, porque servem para ascensão profissional dentro da Corporação. E devem ser realizado com seriedade e responsabilidade, em unidades escola específica da Corporação, com um número adequado de participantes, proporcional a cada curso, para que tenhamos profissionais bem formados para o exercício da profissão dentro de cada respectivo posto ou graduação. Condições para isto nós temos. Portanto, não queremos uma formação de bolo, mas cursos bem feitos e sérios. E não que se passe quase 15 (quinze) anos sem essa perspectiva, pois é quase metade de uma vida na caserna sem oportunidades. É demais! Que exista um planejamento dentro dos setores específicos da PM para a implantação de um sistema que funcione, assim como nas Forças Armadas, que todo ano tem seu quadro renovado, o que já existiu na PM também.

    CPAAR, CAT e outros, são cursos muito importantes e interessantes, porém, não agregam muita coisa ao profissional em relação à sua melhor qualidade de vida, principalmente a financeira, pois não trazem nenhum benefício financeiro nem ascensão profissional, só o aumento de responsabilidade e serviço. O que não levamos nada para a reserva, só lembranças das caxiagens.

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  9. praças eu estou com vcs façamos nossa parte ja começamos a escala de amanhã deve fazer a sua parte e assim por diante, além de nossos salarios devemos ter condiçoes de trabalho justa, ou o governo olha pela segurança ou a população tira o governo !! segurança com segurança jáaaaaaaaa !!

    ResponderExcluir
  10. Ao cidadão do comentário das 11:26.
    Camarada, abra qualquer um livro de história e você vai ver que qualquer mudança, seja ela científica, política ou religiosa, só ocorreu porque alguém parou, pensou e questionou-se!!! Ou você acha que se não fosse assim, "alguém" ainda não estaria lhe dizendo que a terra é plana, é o centro do universo, e o sol gira em torno dela??? O que tô querendo dizer com isto é que alguém em algum momento disse "CHEGA"!

    ResponderExcluir
  11. amigos vamos filmar as condiçoes precarias de trabalho e postar no you tobe, precisamos mostrar de todas as formas nossas pessimas condiçoes de trab.

    ResponderExcluir
  12. saber se a cipam aderio ao movimento , haja vista as vtr(s) mesmo novas não possue giroflex.

    ResponderExcluir
  13. HJ COMO SOLDADO percebo 1822,00 reais
    1800/30 dias= 60 dia menos que um pedreiro...
    1800/192 hrs que é o que trbalhamos mes = 9,37 uma hora nossa..
    NAO TEMOS FGTS
    NAO TEMOS PERICULOSIDADE
    NAO TEMOS INSALUBRIDADE
    NAO TEMOS HORAS EXTRAS
    NAO TEMOS 2 HORAS DE ALMOÇO COMO ALGUS AHENTES DE SEGURANÇA.
    NAO TENHO PLANO DE SAUDE
    NAO TENHO COMO DA UMA BOA EDUCAÇAO PARA MEU FILHO
    NAO SOBRA DINHEIRO PRA DIVERSAO
    e ainda o pior nao temos uniao entre nos mesmos. a maioria dos oficias sao medrosos, nao vao pra ocorrencias, pessoal acordem a varios meios de tirar vtrs da rua tolerancia zero. ocorrencia pra delegacia e itep. vamos encher as repartiçoes... nao tem comoestes oficiais nos punir...
    eu nao vejo um coronel major na rua
    tudo medroso...
    vamos postar videos no you tube
    as condiçoes das cia, dos bpms. dos coletes.. das delegacias que tomamos contar no interior, isto e desviou de funçao..

    ResponderExcluir