REPORTAGEM DA TRIBUNA DO NORTE BUSCA LEVAR PREOCUPAÇÃO A SOCIEDADE POTIGUAR

click na imagem
O jornal Tribuna do Norte divulgou a matéria da nova jornada de trabalho dos policiais e bombeiros militares conquistada através da justiça com o intuito de levar preocupação a sociedade. Informando que a jornada de trabalho deve prejudicar o problema de déficit policial.

Na realidade o déficit apresentado vai continuar o mesmo, pois será estabelecida uma jornada de trabalho para esta categoria. A reportagem da Tribuna do Norte leva a entender que acontecerá um aumento de vagas do efetivo desta instituição.

Se ocorrer uma dificuldade de estabelecer uma nova escala de serviço, isto será um problema do estado. Pois, enquanto o policial continuar trabalhando excessivamente em uma escala desumana a sociedade continuará sofrendo com uma prestação do serviço de segurança de péssima qualidade.

Por fim, já que existem vagas para as graduações de Cabos e Sargentos, o estado deve realizar este concurso interno urgentemente e ao mesmo tempo convocar os suplentes para ocupar as vagas de soldados.

Escrito por Cabo Heronides

19 comentários:

  1. EM TODA A HISTÓRIA DO SERVIÇO POLICIAL NESTE PAÍS, HOUVE DÉFICIT, NO CONTINGENTE, NA ESTRUTURA E NOS SALÁRIOS.

    NÃO VAI SER POR CAUSA DO AVANÇO COM RELAÇÃO A PROPORCIONALIDADE DAS ESCALAS DE SERVIÇO, QUE VAMOS AUMENTAR A PERCEPÇÃO DE INSEGURANÇA, PORQUE O POLICIAL ESTARÁ DESCANSANDO MAIS.

    DESCANSAR MAIS TAMBÉM CORRESPONDE A MAIS SEGURANÇA, PORQUE UM PROFISSIONAL SATISFEITO, BEM PAGO E DESCANSADO, NÃO É PRECISO NEM DIZER QUE É O ESSENCIAL.

    A POPULAÇÃO É INSTIGADA PELA IMPRENSA A REFLETIR ACERCA DA UTOPIA DESCANSOXDÉFICIT DE PRESENÇA POLICIAL NAS RUAS. A IMPRENSA, TAMBÉM DEVERIA SE ESTIMULAR A DIVULGAR AS PÉSSIMAS CONDIÇÕES DE TRABALHO DE NOSSOS COMPANHEIROS, DA PÉSSIMA PRESTAÇÃO DE SERVIÇO À POPULAÇÃO, NÃO POR CAUSA DO DESCANSO OU PORQUE VAMOS GANHAR MELHOR, PELO CONTRÁRIO, MAS PELA DEFICIÊNCIA QUE O SISTEMA COMO UM TODO ULTRAPASSADO ESTRANGULA CAUSANDO INSUFICIÊNCIA NA PRESTAÇÃO DOS SERVIÇOS À SOCIEDADE.

    A CONSTITUIÇÃO, INFELIZMENTE RECEPCIONOU ESSE SISTEMA DEFASSADO, E, QUE NÃO MAIS CONSEGUE SATISFAZER AS NECESSIDADES DA SOCIEDADE BRASILEIRA.

    HÁ MUITA COISA A SE FAZER COM RELAÇÃO A EVOLUÇÃO POLICIAL, O SISTEMA REQUER IMPLOSÃO E RECONSTRUÇÃO TOTAL, NÃO SÓ INTEGRAÇÃO, TEM QUE SER UNIFICADO, POIS É NESSE SENTIDO ATRASADO QUE SE FIRMA O PENSAMENTO DE IGNÓBEIS COMO VACCAREZZA E OUTROS QUE LUTAM CONTRA A PEC 300 NO DF.

    SE QUISERMOS MESMO SER BEM SUCEDIDOS NOS GRANDES EVENTOS QUE VAMOS ENFRENTAR (COPA, OLIMPÍADAS), DEVEMOS MUDAR TUDO, SE EQUIPARAR COM AS MELHORES CORPORAÇÕES PELO MUNDO, SENÃO VAMOS SEMPRE CHORAR NOSSAS DEFICIÊNCIAS, POIS O CRIME AVANÇA, SE ATUALIZA E TRANSFORMA O COTIDIANO DE QUALQUER LUGAR QUE SE INSTALE, ENTÃO QUEM ESTÁ ERRADO? OS CRIMINOSOS QUE EVOLUEM EM SUAS INVESTIDAS E ESTRATÉGIAS, OU O SISTEMA POLICIAL QUE DESDE 1834 NÃO AVANÇA? PASMEM, MAS A INSTITUIÇÃO POLÍCIA MILITAR, IMPLANTADA NO IMPÉRIO DE D. JOÃO VI, É A MESMA ATÉ HOJE, TANTO NA LEGISLAÇÃO QUANTO NA SUA MANEIRA DE ATUAÇÃO. ENTÃO DEVEMOS NOS CONSCIENTIZAR EM LUTARMOS JUNTOS, POLÍCIA E SOCIEDADE PARA QUE ESSE QUADRO MUDE, A QUESTÃO DA DECISÃO JUDICIAL COM RELAÇÃO A REORGANIZAÇÃO NAS ESCALAS DESUMANAS DE SERVIÇO, É SÓ O COMEÇO DE NOSSOS AVANÇOS, EM BREVE VIRÃO MAIS MUDANÇAS.

    ResponderExcluir
  2. Nesse momento não devemos nos preocupar com esses formadores de opinião que atuam de forma irresponsável, temos que nos preocupar com nós mesmos, nos preocupar em fazer o melhor durante essas 40 horas, o restante da preocupação deixaremos com o Estado, que arrecada muito e investe pouco em segurança.

    ResponderExcluir
  3. CABO, COM TODO RESPEITO AO SENHOR E AOS LEITORES DO BLOG...MAS,

    CONCORDO NO SENTIDO QUE DEVE HAVER VALORIZAÇÃO PROFISSIONAL, POIS SÃO SERES HUMANOS, QUE ARRISCAM A VIDA DIARIAMENTE;
    NO TOCANTE AO DÉFICIT Ñ VEJO MOTIVO PARA Ñ TER OUTRO CONCURSO, POIS FAZ PARTE TAMBÉM DA VALORIZAÇÃO DA CATEGORIA, COMO OCORRE EM OUTROS ESTADOS ANUALMENTE. Ex.: SÃO PAULO.
    APÓS O CURSO DE FORMAÇÃO DEVERIA HAVER UMA ESPÉCIE DE RECICLAGEM, PELO MENOS A CADA DOIS ANOS. FICA AQUI MINHA SUGESTÃO.

    aBÇ.

    Adriano/Neópolis/Natal-RN

    ResponderExcluir
  4. Cade que este critos se preocupam com a SAÚDE
    as escalas de medicos e enfermeiros não muito menores
    SE FALTAM UMA EQUIPE MEDICA DE PLATÃO PODE SER QUE ALGUEM VENHA ATE MORRER POR FALTA DE ATENDIMENTO

    ResponderExcluir
  5. CB Eronides já que existe essa quantidade de vagas, porque não lutar na justiça para chamar os cabos e sargentos jurunas e fazer o concurso para soldado, existe soldados com 25 anos de polícia se fosse na Paraíba já era sargento.

    ResponderExcluir
  6. Senhores: kd os praças que estão a disposições de outros órgãos;Ganhando uma Gorda gratificação Ex:Ministério Público,Tribunal de Justiça,Governadoria,Prefeituras,Secretárias e outros órgãos. por isso que á PM esta faltando soldados,Cabos e Sargentos e outros... No Patrulhamento ostensivo.Nós que estamos trabalhando numa escala de sofrimento e não temos nem um tipo de gratificação,médico,defensor e orientação por parte da instituição;O que nós temos é punições e mal tratos,perante a sociedades e superiores.E para piora uma escala absurda,12/24 e 12/48;totalizando 240 horas mês,e não temos nem uma gratificação.Isso é um absurdo. Queremos uma escala humana como na PC,Agentes Penitenciários, que é uma escala de 40 horas semanais ou se eles trabalharem 24 horas terão uma folga de 72horas no mínimo.Vamos a luta nós juntos somos fortes, unificação já das instituições...

    ResponderExcluir
  7. no sistema existem várias inregularidades como desvio de função,por ex:policiais militares que 2º informes estão voltando para as delegácias.policias militares nos presídios.então o governo deveria abrir mais vagas para os agentes penitenciários estaduais para preencher as guaritas e devolver os policias militares aos batalhões,só assim aumentaria o efetivo e cumpriria o que determina a justiça.

    ResponderExcluir
  8. Ma sempre foi assim , os governantes escolhem o mais facil, ao invés de se preocupar com o trabalho desumano , prefere manter ruim e nao fazer concurso, igualmente na educação que ao invés de melhorar a base, o ensino publico eles preferem dar cotas e vagas nas universidades, fazendo que o aluno sofra dentro de uma Universidade federal onde o nivel de exigencia é altissimo, entao esta escrachado que os governantes so querem o mais facil e nao o ideal e melhor para sociedade.

    ResponderExcluir
  9. Déficit será que é isso mesmo a preocupação do citado jornal, se é mesmo essa a verdadeira preocupação então por qual motivo o mencionado jornal nunca fez uma campanha denunciando tal déficit. O que ocorreu foi que homens capacitados e qualificados para o exercício de suas funções concluíram através de estudo que o policial militar é também um ser humano e como tal tem suas limitações. Qual o benefício que um policial militar estressado nas ruas pode trazer para a sociedade? RESPOSTA: Nenhum, muito pelo contrário pode trazer grandes prejuízos. Então sabiamente a justiça decidiu pela jornada de 40 horas semanais para os policiais militares do RN. O que fazer? RESPOSTA: Cumprir a determinação judicial se vão recorrer ou não aí não é problema nosso. É bom que de agora em diante gestores e governantes façam uma coisa bem simples que se planejar, pois sem planejamento a coisa não anda, o barco não navega, o avião não voa e o sucesso não vem. Todos nós somos sabedores que todos os anos policiais vão pra reserva remunerada, outros contraem doenças e alguns vão a óbito, então o déficit vai surgir. O que fazer? RESPOSTA: Não vamos nos basear nas baixas por enfermidades muito menos por óbito que isso é impossível, mas é possível sim se saber quantos policiais militares iram para reserva remunerada esse ano de 2011 em 2012 e etc... O que fazer? RESPOSTA: Se planejar antecipando-se com medidas cabíveis, firmes e práticas, por exemplo: Concursos e de preferência regionalizado, pois só assim poderemos eliminar o déficit em todo o estado. Agora um determinado jornal querer tentar repassar para a sociedade fatos distorcidos aí eu não aceito, é preciso que se cumpram sim todas as determinações e decisões oriundas do poder judiciário, porém se couber recurso é outra história. Se sábia decisão judicial fosse a desfavor da categoria o estado faria sim cumprir a determinação judicial, porém a vitória é da nossa categoria então da mesma forma o estado faça cumprir a determinação judicial.

    ResponderExcluir
  10. CMTE NÃO TEM MAIS CHORORÔ QUERO MINHAS 40HRS SEMANAIS TA ESCRITO NA CF... NUM TEM ESSA DE DIZER QUE NÃO TEM CONDIÇOES DE CUMPRIR.... SIM E A PROPOSITO ESTOU PROCURANDO O NOME NA REPORTER DA TV CABUGI QUE DEIXOU O CMTE ARAUJO SEM PALAVRAS..... ESSA SIM DEVE SER CONDECORADA...RSRSRSRSR

    ResponderExcluir
  11. Chega de ficar pedindo concurso! vocês são idiotas? para quê concurso? para os soldados mais modernos passarem e nós que estamos sofrendo na policia há muito tempo continuarmos como soldados??? O que é preciso é a diminuição no tempo de promoção e no tempo correto para que tenhamos um plano de carreira. Deixem os concursos para quem não entrou na PM ainda... NÃO SEJAMOS BURROS, CONCURSO NÃO, PROMOÇÃO SIM.

    ResponderExcluir
  12. não existe deficit de pm e sim uma má distribuição destes.pode chamar os suplentes que um dia apos formados menos de 10% estarão nas ruas.concurso para cb e sgt deve ter,mas para o camarada concorrer tem que estar pelo menos dois anos em um batalhão de area não é?ou 10 pontos de vantagem em cada disciplina não é?pois os verdadeiros guerreiros merecem o nosso respeito.

    ResponderExcluir
  13. Se diminuíssemos o número de viaturas hoje que estão rodando teríamos efetivo sobrando. Consequentemente, melhoraria a escala de serviço adequando esse contigente. Isso é fato. Também tirar esse pessoal que está à disposição de Ceduc, Tribunais, Fóruns, PGE, Central do Cidadão, políticos, Polícia Civil, Assembleia Legislativa etc. Bastaria só os da segurança da governadora, já que ela tem essa prerrogativa. É só contabilizar o número de policiais militares que estão fazendo qualquer coisa, exceto serviço policial militar, constitucionalmente falando. São safados sim, porque querem ir espontaneamente. Eles sabem que estão cometendo desvio de função em troca de uma merreca de gratificação. Vendem-se por um cala-boca e tornam-se capachos e submissos, como se não fossem concursados e capazes intelectualmente para rejeitar essas propostas. É por isso que temos uma Instituição desmoralizada e incapaz de mudar sua cultura mesquinha. Não esqueçam que segurança pública não é só de nossa responsabilidade, mas dos demais órgãos estatais, municipais e até federais, e sociedade organizada. A população deveria votar em um candidato a governador, senador, deputado, presidente menos conhecido, e mais pobre. Se não desse certo destituiríamos do Poder e trocaria por outro, e assim por diante. Basta todos combinarem através das redes sociais de comunicação como blogs, orkut etc. Temos para isso os mecanismos constitucionais como o que destituiu Fernando Collor de Melo. Existe o abaixo assinado, o referendo, as consultas populares, as greves generalizadas, o voto nulo e o voto em branco, e se o povo se negasse a votar como era que ia ser eleito esses políticos que podem aumentar os salários deles com altas percentagens! Um dos maiores responsáveis por essas desigualdades no Brasil chama-se a classe política. Eles são sim um câncer que destrói a vida do cidadão brasileiro. É só ver o salário deles e o patrimônio que eles fazem durante o mandato.

    ResponderExcluir
  14. Meu Brasil varonil!!! País rico... de dimensões continentais e paisagens deslumbrantes. Por outro lado... Tem muita gente ganhando altas cifras com a insegurança pública instalada, com a desorganização da máquina estatal, com a impunidade. A corrupção tomou de conta. Por que alguns dizem que o sistema é bruto e não adianta ir de encontro com eles pois ele esmaga. Será que vale a pena não desistir de tentar mudar algo ao seu alcance? Ou será que está tudo dominado e se conformar com o sistema de corrupção, desmoralização e inércia da sociedade organizada?

    ResponderExcluir
  15. Vote em branco, por favor, caso contrário, vc deixará as coisas d jeito q tá. Tente mudar sua atitude com essa arma q chama-se o voto secreto!

    ResponderExcluir
  16. Só basta tira os PM que estão no desvio de função dos seguintes orgão:

    1 - os babões q estão Assembleia Legislativa e dos políticos
    2 - os porteiros Tribunais
    3 - os office-boy dos Fóruns e PGE
    4 - as babá do Ceduc
    5 - os meninos de recados Central do Cidadão e Detran
    6 - os que tem medo de rua ir para a rua q estão na Polícia Civil
    7 - os funcionarios dos presidios
    8 - etc

    pq isso não ocorre com os bombeiros do RN ?
    simples pq a escala deles quando não são 24 x 72 é 24 x 96

    ResponderExcluir
  17. Alguém sabe como é a escala dos Bombeiros ?
    pq não vejo nenhum BMRN reclamar de nada, nem do salário.

    ResponderExcluir
  18. obrigado ao cabo por dar essa força aos 824convocados da PM/RN pois estamos prontos e ansiosos para prosseguir as etapas de exame de saudê e curso de formação

    ResponderExcluir
  19. Oi Cb Heronides boa tarde eu sou St Emiliano.Você é um grande guerreiro e corajoso admiro muito a sua inteligencia, pois são poucos os que tem a sua disposição.
    Quero lhe adintar o seguinte:Está muito dificil da nossa PM ser vista com bons olhos pela sociedade em geral. pois ainda existe oficiais superiores agredindo manifestantes, ainda temos Majores abrindo portas de deputado na assembleia, outros sendo motorista de Deputado... desta forma, a sociedade ver a PM como pedinte concorda comigo?

    ResponderExcluir