SALÁRIO PAGO AOS PM's SE CONFIGURA COMO A PIOR REMUNERAÇÃO DA SEGURANÇA PÚBLICA DO ESTADO

A Polícia Militar do Estado do Rio Grande do Norte atualmente ocupa a 17ª posição no ranking das remunerações pagas aos policiais militares do Brasil, ficando atrás até de um dos Estados considerados mais pobres do país, o Maranhão.

Se entre as 27 Unidades Federativas, o Rio Grande do Norte se encontra na 17ª posição em relação aos salários pagos aos seus militares estaduais, na esfera da região nordeste a realidade é ainda pior. Entre as Corporações Militares dos nove Estados Nordestinos, a PMRN se enquadra na sexta posição, ficando à frente apenas do Ceará, Paraíba e Piauí - este último conseguiu um reajuste recentemente e espera-se que em maio de 2015 os policiais piauiense percebam R$ 3,1 mil.

Para piorar a situação dos policiais militares norte-riograndense, comparando-os às demais Instituições que compõem a Segurança Pública do Estado, como Polícia Civil, Agentes Penitenciários e Guardas-Municipais da Cidade do Natal, os milicianos ocupam a última posição do ranking das remunerações pagas aos profissionais da Segurança Pública potiguar.

Para se ter uma idéia o último aumento salarial concedido aos policiais e bombeiros militares do Estado foi realizado ainda em 2007, motivado por um movimento reivindicatório que provocou a prisão de centenas de policiais militares, os quais tiveram que recorrer ao Legislativo Federal para anistiar esses PM's.

No entanto, os policiais e bombeiros militares do RN esperam que o Governo do Estado se sensibilize com as disparidades salariais enfrentadas pela categoria frente às demais Instituições que compõem a Segurança Pública potiguar. Afinal, o próprio Governo do Estado anunciou em sua página oficial que a governadora Rosalba Ciarlini comparecerá no próximo dia 25, Dia do Soldado, no Quartel do Comando Geral para anunciar as medidas que a administração irá tomar diante das reivindicações da categoria militar.

No mesmo dia, porém, os policiais e bombeiros militares estarão realizando um Ato em Defesa da Valorização Profissional dos PM's e BM's do Estado.

Enquanto isso, ocupemos a 17ª posição no ranking nacional, a 6ª posição no ranking regional e a última posição no ranking estadual acerca das remunerações pagas aos profissionais de segurança pública.

Por Sd Glaucia, via Portal BO

6 comentários:

  1. O que vcs, cidadãos PM's, tem que entender, é que não existe uma competição para saber qual estado paga o maior ou menor salário pra esta ou aquela categoria. Não se pode usar outra unidade da federação como parâmetro para dizer: "Ei, fulano, da PM do estado tal, ganha mais que eu, ocupando o mesmo cargo ou função, não é por aí!". Muito menos, se pode buscar qualquer tipo de equiparação com outras categorias funcionais dentro do estado, pois isso é vedado constitucionalmente. Acorda, Brasil

    ResponderExcluir
  2. pelo jeito isso vai se perpetuar por longos anos...... a melhora so depende de nos não dá mas pra aceitar esse descaso com a pm... PM é pau pra toda obra e estao brincando com nossa cara..........

    ResponderExcluir
  3. Não se trata de uma competição com estado A ou B pra afirmar qual paga o pior salário da categoria policial militar. Estados ricos como São Paulo,Rio de janeiro, Bahia e Rio grande do sul,pagam salários de miséria a um soldado. Outros como Sergipe,Tocantins e Goiás, pagam vencimentos bem melhores, em torno de 3200 reais a um soldado e 6000 a um subtenente. Aqui no RN os nossos salários são motivos de risos, pois não se pode aceitar que um subtenente com 30 anos de serviço caindo os dentes,cabelos brancos, catarata,problema de coluna, mal de parkinson , disfunção erétil e cheio de contas para pagar, ganhe apenas 2700 reais. Se continuar assim com esse comodismo, até um vigia de rua estará ganhando mais que um policial militar e é preciso valorizar essa nobre função, tão massacrada, injustiçada e muito mal remunerada.Estados com grande potencial econômico como SP, RJ e BA pagam salários de fome, porque nesses estados os governadores não valorizam o policial, então preferem investir milhões em tecnologias, viaturas, equipamentos e armamentos e deixam de lado o mais importante de tudo isso que é o profissional. Chega de bancar os "BOBOS DA CORTE" e de servir de piadas para o governo, esse negócio de limite prudencial, lei de responsabilidade fiscal e outras desculpas apenas são motivos para que a categoria não receba aumento de salários.No Piaui se não houvesse essa mobilização recente, um soldado ficaria ganhando mil reais até o ano 2030 e o governo não daria aumento nenhum. Essa de sermos militares e não poder pleitear melhoras também não cola.

    ResponderExcluir
  4. vcs só sabem reclamer, quero ver quem vai estar amanhã reicindicando seus direitos. Cumprem com seus deveres!!!

    ResponderExcluir
  5. UMA COISA É CERTA, INDEPENDENTEMENTE DO QUE ACONTECER AMANHÃ, NÃO PODEMOS DEIXAR DE DIGNIFICAR O NOSSO COMANDANTE GERAL. PODE ATÉ SER QUE ELE ESTEJA TENTANDO MELHORIAS PRA OS OFICIAIS, MAS TAMBÉM NUNCA VI NA HISTORIA DA PM, E EU JA TENHO 11 ANOS DENTRO DELA, UM COMANDANTE GERAL SE INTERESSAR EM UMA MELHORIA SALARIAL, FAZER REUNIÕES COM ASSOCIAÇÕES, PLANEJAR E IR ATRAS. VEJO MUITOS AQUI CRITICANDO A PESSOA DO CORONEL ARAÚJO, MAS EU DESAFIO AQUI ALGUEM DIZER ALGUM COMANDANTE GERAL QUE TENHA BUSCADO MELHORIAS SALARIAS MAIS QUE ELE. É QUE AS VEZES ALGUNS AQUI PARECEM QUE PREFEREM COMANDANTES DAQUELE QUILATE DO CORONEL MARCONDES, QUE EXPULSOU MAIS DE MIL HOMENS QUE FIZERAM UMA GREVE E QUE BENEFICIOU ELE. PENSEM NISSO!

    ResponderExcluir
  6. INDEPENDENTE DE CONSTITUCIONALIDADE OU NÃO O QUE NÓS POLICIAIS MILITARES QUEREMOS É UM SALÁRIO JUSTO E DIGNO NÃO PRECISA SER IGUAL EM TODAS AS VIRGULAS AO DAS OUTRAS CATEGORIAS MAIS QUE SEJA UM VALOR PRÓXIMO E ACREDITO QUE QUANDO A TABELA NOVA FOI FEITA NÃO FOI FEITA IMITANDO SALÁRIO DE CATEGORIA NENHUMA E SIM UM VALOR QUE ATENDA AS NOSSAS NECESSIDADES, LÓGICO QUE CADA ESTADO TEM UMA REALIDADE DIFERENTE DE RECEITAS, O QUE ESTÁ SE QUESTIONANDO É A RESPEITO DA LUTA E NÃO DO VALOR (FALANDO SOBRE O AUMENTO DA PM/PIAUÍ)VCS LEVAM UDO AO PÉ DA LETRA AMIGOS, AMANHÃ É DIA DE LUTA É ISSO QUE IMPORTA E ESTAREMOS TODOS LÁ A POSTOS E ESPERO QUE O AMIGO AO INVÉS DE ESTÁ DISCUTINDO SE É INCONSTITUCIONAL OU NÃO ESTEJA LÁ TB POIS A LUTA É DE TODOS, VIVA O DIA DO SOLDADO.

    ResponderExcluir