POLICIAMENTO: BANCO X SOCIEDADE

Nos últimos meses, ocorreram várias explosões em caixas eletrônicos localizados principalmente nos Bancos das médias e pequenas cidades do Rio Grande do Norte.

Visando evitar novos acontecimentos, os policiais destas cidades estão sendo obrigados a policiar os Bancos durante toda madrugada, para que novas explosões não voltem a acontecer.

Na realidade, os policiais empregados nesta missão, estão dando pouca atenção a tal determinação, devido estarem em número inferior em relação à quadrilha que atua neste tipo de criminalidade, terem o poder de fogo desproporcional e principalmente por está distante do apoio policial, caso seja necessário.

Tal determinação seria um absurdo. Pois estaria colocando em risco a vida dos policiais. Quando não haveria vidas de civis em risco, e sim o patrimônio de um banco, que com certeza tem seguro em caso de roubo, furto, fogo, terremoto, etc.

Enquanto isso temos a sociedade a mercê da bandidagem, que atua durante a madrugada realizando arrombamentos, assaltos, homicídios, violência contra mulher, etc. E a mesma não recebe de volta o que foi retirado, pois não paga seguro.

Seria então um desvio da função pública, a polícia militar realizar segurança de um órgão privado enquanto a sociedade fica a mercê dos bandidos?


Já que os ataques a caixas eletrônicos estão incomodando a segurança pública, cabe a polícia civil investigar e prender as pessoas envolvidas neste tipo de crime. Pois realizar o serviço preventivo é bastante perigoso para os policiais militares, devido às condições de trabalho oferecidas aos mesmos.

Escrito por Cabo Heronides.

7 comentários:

  1. Agora vamos aquelas questões onde recentimente foram denunciados e presos alguns policiais militares na região da Cidade de Assú. Se o cidadão comum precisa de um atendimento emergencial por parte da policia militar por está em situação de risco, por exemplo, conduzindo certa quantidade de dinheiro e não tem condições de pagar um carro forte e nem mesmo segurança particular, este mesmo cidadão não tem o direito de solicitar uma ajuda emergencial a Policia Militar? E agora querem colocar policiais nos pontos comerciais que teem caixas eletrônicos. Então como vai ficar a situação em relação ao MP? E se isto acontecer realmente, vai ser retirada a denuncia contra os ppmm que foram presos?

    ResponderExcluir
  2. quando explodiram o banco de extremoz eram duas caminhonetes com 8 homens armados de arma longa e até coletes.
    ou seja, se a única vtr do centro estivesse no local imaginem o que aconteceria.

    ResponderExcluir
  3. imaginem 8 a 10 homens armados com armas longas e coletes balisticos, perparados para explodir um banco,e uma guarnição com no maximo 3 homens realidade em quase todo o interior do estado armados com pistolas e revolver 38 com coletes balistico vencidos, realidade da pmrn havendo um confronto!! eu nao queria esta nesta vtr!!

    ResponderExcluir
  4. À muito tempo tiraram essa função da PM.pois não é obrigação da PM vigiar banco.

    ResponderExcluir
  5. E ainda dizem que isso é pra preservar o cidadao..... Os PMs hoje alem de serem vigilantes externos de agencias bancarias, forum são tambem agentes penitenciarios....O mais engraçãodo é um oficial dar a seguinte recomendação para uma guarnição com dois homens fiquem atentos aos bancos quando cheguarem em frente as agencias desembarquem e vejam se a porta está trancada.... caso não entrem e observem se não tem, alguem....ora meus caros essas explosoes são planejadas com cerca de 10 homens fortemente armados com carros e equipamentos que a pm do rn so terá daqui a uns 10 anos...... não quero ser usado para a promoção de oficiais.... FAÇO MINHA PARTE DENTROS DAS POSSIBILIDADES QUE ME SÃO OFERECIDAS

    ResponderExcluir
  6. É SO O MPF FICAR MAIS ATENTO.... TEM CMTE TIRANDO AS BLAZERS DE CIRCULAÇÃO PRA USO PESSOAL.....ÉI O BANCO DO BRASIL E A CAIXA TEM VIGIAS!!!!! O INTERESSE COLETIVO SE SOBREPOE O INDIVIDUAL.... O POVO TEM MAIS DIREITO QUE DONO DE BANCO... SERÁ QUE ESSE POVO VIU ISSO NO CFO??????? ISSO TA NA CONSTITUIÇÃO É SO LER

    ResponderExcluir
  7. SENHORES LEITORES! SOU UM POLICIAL MILITAR DO BATALHÃO DE ASSU. AQUI GOSTARIA DE REALIZAR UMA NOTA DE REPÚDIO NO TOCANTE AO ELOGIO DO ILUSTRISSIMO PROCURADOR DO ESTADO QUE FOI PUBLICADO NO BOLETIM DA CORPORAÇÃO NO DIA 02 DO CORRENTE MÊS E ANO. O ELOGIO DIZ:
    “Senhora Governadora,
    1. Apresento a Vossa Excelência elogio, para os devidos registros funcionais e
    demais fins pertinentes, à conduta e atuação das equipes comandadas pelos oficiais...., em razão da operação conjunta
    realizada com este Ministério Público no dia 04 de julho de 2011 nas Comarcas de Assu,
    Mossoró, Natal, Paraú e Pendências/RN, por ocasião do cumprimento de mandados de
    prisão e de busca e apreensão.
    2. Na oportunidade, fica o registro da competência técnica e ética quanto ao
    tratamento de assuntos sigilosos e técnico-operacionais demonstrados pelos referidos
    Oficiais, além do empenho na missão que teve por fim combater à suposta prática nefasta
    de atos de corrupção.
    Atenciosamente,
    Manoel Onofre de Souza Neto, Procurador Geral de Justiça.”
    (Ofício nº. 654//2011-PGJ/RN de 18/07/2011 – Encaminhado através do expediente
    datado de 20/07/2011 do Gabinete Civil do RN).
    Despacho do GCG: Em 27/07/2011. Publique-se em BG.¨
    O MEU REPÚDIO É QUE A CONDUTA DESCRITA PELOS INTEGRANTES DA CORPORAÇÃO CITADOS NO ELOGIO, AO MEU VER, FOI DE TOTAL DESPREPARO PROFISSIONAL, FALTA DE ÉTICA E ATO DESUMANO: POIS MUITAS DAS PESSOAS QUE FORAM PRESAS FORAM SENTENCIADAS NO MOMENTO DA PRISÃO COMO CULPADAS. FORAM RETIRADAS DE CUECAS DE SUAS RESIDÊNCIAS, TEVE ARMAS APONTADAS CONTRA ESPOSAS E FILHOS, FILHO COM SEQUELAS DE PARALISIA FACIAL, FILHO MENORES JOGADOS DOS COLCHÕES, POLICIAIS CONDUZIDOS EM MALA DE VIATURAS, CONDUÇÃO ESTA QUE INCLUSIVE EXISTEM ORIENTAÇÕES QUE PESSOAS SÓ PODEM SER CONDUZIDAS EM MALAS SE CAUSAREM RISCOS. E O PRINCÍPIO BÁSICO DA LEI QUE DIZ QUE TODOS SÃO INOCENTES ATÉ QUE PROVEM O CONTRÁRIO? FOI TOTALMENTE RETIRADOS DE TODOS AQUELES QUE FORAM PRESOS. AGORA, DEPOIS DE TODAS AS IMPUTAÇÕES QUE FORAM DITAS PELOS PROMOTORES, PELO CORONEL ARAUJO E PELA IMPRENSA, VEJO QUE TEM UMA PESSOA SENSATA, QUE SEMPRE AGIU COM A RAZÃO, POIS ASSIM SEMPRE O ADMIREI, É O SR. PROCURADOR DO ESTADO,QUE EM SEU ELOGIO FORMULADO, DISSE QUE OS POLICIAIS MILITARES FORAM PRESOS SUPOSTAMENTE POR CONDUTAS IRREGULARES. APENAS UMA PALAVRA SR. PROCURADOR, SUPOSTAMENTE QUE O SENHOR UTILIZOU, FEZ UMA DIFERENÇA ENORME NA VIDAS DESSES POLICIAIS MILITARES E DE SEUS FAMILIARES. GOSTARIA NESTE MOMENTO DE SOLICITAR A VOSSA EXCELÊNCIA, SR. PROCURADOR, UMA INVESTIGAÇÃO DE COMO FORAM REALIZADAS ESTAS PRISÕES. COM CERTEZA ACHO QUE O SR. IRIA SE ARREPENDER DE TER EMITIDO TAL ELOGIO.
    SENHORES POLICIAIS MILITARES LEIAM O LIVRO MILITARES PELA CIDADANIA,por um lado o livro diz que os militares são cidadãos normais, consumidores, eleitores e pais de família, por outro têm sido uma espécie de semi-cidadãos, desprovidos de prerrogativas alcançadas pelo restante dos brasileiros...

    ResponderExcluir