POLÍCIA MILITAR NECESSITA SER DESMILITARIZADA

O militarismo é bastante eficaz e eficiente nas forças armadas, ou seja, Marinha, Exercito e Aeronáutica. Estas forças trabalham defendendo a nação, devendo estarem sempre prontas para a guerra. A rigidez e o alto índice organizacional do militarismo são bastante importante para os combates, estratégias e cumprimento das missões.

Por sua vez, a aplicação do modelo de organização militar dentro da polícia é ineficaz e ineficiente.

A Polícia Militar não trabalha defendendo a nação, pois o seu objetivo é a manutenção da ordem e da segurança pública.

O seu serviço, é igual e tão importante como os dos Guardas Municipais, Policiais Civis, Rodoviários Federais e Policiais Federais. Que não são militares e servem a sociedade da mesma forma.

O militarismo é bastante rígido, e tratam os policiais de forma diferenciada, em comparação as demais forças da segurança pública que não são militares.

Estes profissionais respondem por crimes militares, que tem penas duras e abusivas, pois foram feitas para as forças armadas, devendo ser obedecidas à risca em tempo de guerra.

Atualmente os policiais militares respondem a mais crimes militares do que os integrantes das forças armadas, devido estarem sempre em ação.

Este tratamento desigual em relação às outras forças da segurança pública e as mesmas cobranças exigidas nas forças armadas, prejudica a instituição policial, os policiais e a prestação do serviço à sociedade.

A desmilitarização da Polícia Militar é o único meio para que tais prejuízos venham a ser corrigidos. Pois somente desta forma a sociedade terá uma segurança pública de qualidade.

Os países desenvolvidos da Europa, e outros como Estados Unidos e Japão não utilizam o modelo militar e são exemplos a serem seguidos de organização e proteção da sociedade.

Não tem lógica cobrarmos de uma força policial a rigidez do militarismo!

Escrito por Cabo Heronides.

34 comentários:

  1. Por outro lado, o militarismo protege governante omisso e incopmpetente, pois as PMs, desde sempre, estão a serviço dos poderosos e não permitem que o cidadão vá às ruas cobrar pelos serviços não oferecidos, embora cobrados da população. Além disso, o militarismo embrutece, emburrece e emputece as casse mais baixas da hierarquia miica. Mas traz benefícios criminosos àqueles que ostentam cargo de comando, principalmente corrupçao e impunidade.
    Marcos Simões

    ResponderExcluir
  2. DEVERIAMOS,A EXEMPLO DA PEC 300,MOBILIZAR-MOS ,A NIVEL NACIONAL,A FAVOR DESSA CAUSA,PRESSIONANANDO O CONGRESSO A ELABORAR UMA PEC NESSE SNTIDO...FICA AEE A IDEIA!!!!JA PASSOU DA HORA!

    ResponderExcluir
  3. ja passou da hora de lutarmos tbm por essa causa!!!nos mobilizando a nivel nacional por uma PEC com esse tema no congresso!!

    ResponderExcluir
  4. Em um País tão corrupto, tem que se existir alguém para cumprir ordens absurdas de criminosos com poder político! Quem é que vai cumprir senão os militares? Somos reféns de nossas escolhas erradas, estamos presos as escolhas de uma população em que educação significa receber Bolsa Miséria do Gorverno, somos escravos do poder econômico e político de alguns imbecis! Outra coisa que precisa acabar urgentemente é o voto obrigatório, esse é mais um ítem de vergonha instituído em nosso País!

    ResponderExcluir
  5. Senhor Cb heronides: Devemos demonstrar nossa opnião quando realmente sabemos o que falamos, temos experiência e vivenciamos tal situação. Pois bem, vc sabe como funciona a administração da PF, PRF ou PC??? Eu sei, os caras não tem organização nenhuma, não seguem nenhum padrão, não possuem doutrina alguma e nem treinamento técnico, muitos não sabem nem desmontar uma pistola da taurus(que são as mais simples). O que esse pessoal tem de melhor que a PM é o salário, somente!!! Vc posta essas baboseiras em seu blog para fomentar a desunião na gloriosa, principalmente entre praças e oficiais. A disciplina e a hierarquia são pilares básicos da polícia militar. Torço pra que vc um dia comande alguma coisa como sargento ou tenente QOA, por que atirar pedras é muito fácil, quero ver o senhor ser vidraça.Mas acho que pelo que vejo em seu blog suas intenções são políticas e usa a PM como trampolin. Para concluir, senhor semeador da discórdia, o Japão é um dos países mais rigorosos e disciplinados do mundo e possue militarismo sim. Vá estudar mais um pouco antes de escrever em seu blog.

    ResponderExcluir
  6. É REALMNTE ESTÁ DE DESMILITARIZAR A PM, JÁ QUE OS PAISES DE PRIMEIRO MUNDO COMO O CB HERONIDES FALOU A POLÍCIA NÃO É MILITARIZADA E TAMBÉM VALE RESSALTAR QUE O BRASIL QUE FAZER PARTE DA ONU E PARA FAZER PARE UM DOS REQUISITOS É QUE O PAIS NÃO TENHA POLÍCIA MILITARIZA, POIS OS PAISES QUE USAM A POLÍCIA SÃO MILITARIZADA SÃO AQUELAS QUE AINDA IMPERA A DITADURA TAIS COMO: CHINA DENTRE OUTROS.

    ResponderExcluir
  7. Quando a implantação das Unidades de Polícia Pacificadora foi efetivada no Rio de Janeiro, em uma entrevista o comandante do projeto exclamou de imediato: "O militarismo vaidoso atrapalha. A polícia precisa ser cidadã". Coronel Robson Rodrigues, comandante do projeto das UPPs no Rio.

    E falou mais: "O senhor não defende a formação militar?

    Eu não. O militarismo muito vaidoso atrapalha. Mas o meu policial tem um problema, porque ele vem de uma estrutura onde muitas vezes não tem voz, onde se valoriza a prática, o fazer, o tiro. Eu preciso de um cara que fale, que verbalize. Há a ideia de que é possível vencer os criminosos com uma forma militar de repressão, fazendo guerra, e na guerra você não vê um soldado falando, vê agindo, usando a arma.

    Se for perguntar para um policial o que ele precisa para trabalhar ele vai responder que precisa atirar.

    Ninguém vai dizer que precisa aprender a argumentar, a verbalizar. Ele vai querer mais armas, o melhor equipamento, uma coisa que você precisava usar só em situações especiais".

    Se um Coronel PM, falou dessa forma, é porque nem tudo está perdido, não precisamos só das melhores armas e nem da melhor tecnologia, precisamos acima de tudo sermos VALORIZADOS E BEM PAGOS.

    ResponderExcluir
  8. Amigo anonimo o japao não possui uma população militarizada, la funciona a cultura da disciplina.... Aqui no nosso quartel vemos o militarismo como maneira de submissao.... Se eu SD passo 25 anos aguardando promoções, que não veem... Tem oficiais que acha normal não tirarmos ferias, promoções paralisadas. É MUITO FACIL´EU OCUPAR A FUNÇÃO DE TENENTE E SABER QUE DAQUI A UNS 30 ANOS ESTOU TEN CORONEL...... DEIXA DE PLATONISMO OS SOLDADOS ESTÃO ESCLARECIDOS ACABOU A LEI DA MORDAÇA

    ResponderExcluir
  9. Sou de acordo com a desmilitarização, acho que disciplina nao tem nada haver com militarismo, se nao todas as instituiçoes civis seriam um caos, o militarismo que rege a pm ´´e abusivo e desleal, tomara que um dia isso acabe.

    ResponderExcluir
  10. DESMILITARIZAÇÃO DA PM: SERÍAMOS REGIDOS PELO CÓDIGO PENAL COMUM; PELO CÓDIGO CIVIL; PELO REGIME ESTATUTÁRIO; AS TERMINOLOGIAS E NOMENCLATURAS MILITARES; PODERÍAMOS FAZER GREVE. POR OUTRO LADO, A HIERARQUIA E A DISCIPLINA NÃO MUDARIA, POIS EM TODAS INSTITUIÇÃO TEM ISSO; A BUROCRACIA IRIA CONTINUAR, POIS EM TODA EMPRESA E REPARTIÇÃO PÚBLICA DE NOSSO PAÍS TEM; UMA DESCENTRALIZAÇÃO ADMINISTRATIVA E OPERACIONAL MELHORARIA A VIABILIZAÇÃO DOS TRABALHOS DE QUALQUER ÓRGÃO PÚBLICO, SEJA ELE MILITAR OU NÃO; UMA COISA BOA É QUE, EM NÃO SENDO MILITAR, QUANDO UM PM FALTAR, ERRAR, COMETER ALGUM ABUSO,ELE SABERIA MAIS OU MENOS QUAL SERIA A PUNIÇÃO ESTABELECIDA, POIS O REGULAMENTO DISCIPLINAR DO SERVIDOR POLICIAL ERA MAIS OBJETIVO E CLARO NAS SANÇÕES; CONTINUARÍAMOS USANDO FARDAS E ENTRANDO EM FORMA OU SE REUNINDO PARA VER AS ORDENS DE SERVIÇO E ORIENTAÇÕES ATINENTES ÀS ATIVIDADES QUE SERÃO DESENVOLVIDAS PELAS EQUIPES DAQUELE DIA QUANDO DO MOMENTO DE ASSUMIRMOS O SERVIÇO, JÁ QUE DEVERÁ TER O CHEFE DE DIA, OU TENENTE DE DIA, OU SUPERVISOR DE SERVIÇO(ALGUM NOME TEM DE TER). ATÉ EM UMA REPARTIÇÃO PRIVADA EXISTE UM DIRETOR OU CHEFE DE SETOR, OU DE DIA PARA A EXECUÇÃO DAS ATIVIDADES DOS FUNCIONÁRIOS NO AMBIENTE DE TRABALHO.

    ResponderExcluir
  11. Eu gostaria de fazer um "quote" a respeito do que falou o nosso companheiro "Anônimo", que, com muita infelicidade comentou:

    "os caras não tem organização nenhuma, não seguem nenhum padrão, não possuem doutrina alguma e nem treinamento técnico, muitos não sabem nem desmontar uma pistola da taurus(que são as mais simples)."

    Companheiro, você certamente não sabe do que está falando. Querer comparar a qualidade na formação das PF, PRF e de algumas PCs do Brasil com as Policias Militares é no mínimo insensato. Quanto a "saber desmontar uma pistola taurus"... deixemos de HIPOCRISIA, pois no meu CFSd em 2006, se quisemos dar 10 tiros de RV .38, tivemos que PAGAR AS MUNIÇÕES. E o nosso "curso de tiro defensivo", esse nem comento.

    O FATO é que o modelo militar é ARCAICO, e serve somente aos interesses dos GOVERNADORES. Não seria atoa que os mais altos cargos da PM são INDICAÇÕES POLÍTICAS.

    Isso é REALIDADE, o resto é DEMAGOGIA BARATA!

    Sd PM Leandro

    ResponderExcluir
  12. se deixarmos de sermos militares não deixaremos de ser o braço armado do Estado; a não ser se fôssemos municipalizados.

    ResponderExcluir
  13. Até bem pouco tempo atrás, também nutria a mesma posição da necessidade da policia militar se "desmilitarizar". Mas, a única característica que nos diferencia como classe com história,know how técnico operacional público,bem como outras caracteristicas unicas no cenario da segurança publica é o fato de sermos militares.Os problemas são muitos, mas pensem bem ,as normas militares deixariam de existir, indo por água abaixo toda a proteção e prerrogativas que ainda possuímos. Desmilitarizar significa extinguir a PM e todo a sua historia junto. As outras classes ( PCS, Ministerio publico, justiça, bem como outros poderes) só não fazem a PM de empregadinho pq ainda somos protegidos pelas normas internas da instituição. Apenas isso. Acabando isso iremos nos transformar em guardas municipais.

    ResponderExcluir
  14. O MILITARISMO É A DITADURA NA DEMOCRACIA. (AJA).

    ResponderExcluir
  15. kkkkkkkkkkkkkk! Ainda apareceu 1 imbecil para defender o militarismo aplicado? No mínimo é a favor do regime comunista CHINÊS! Digo isso com certeza, o militarismo é bom para quem manda! Como colocar nas ruas uma polícia cidadã se seus componentes são tratados como lixo dentro dos quartéis militares? Como ser mediador de diversas situações (sendo imparcial) se nossos comandantes jogam sua parcialidade a favor dos políticos desonestos que nos governam (por vantagens individuais, promoções, cargos,etc)? Para lutarmos pelos nossos direitos temos primeiro que ter direitos, no militarismo autoritário em que vivemos só temos 1 direito: O DE OBEDECER SEM RECLAMAR, OU,... O resto vcs já sabem? Ou "DEVEIS INFORMAR"?

    ResponderExcluir
  16. Ao amigo que postou esse comentário das 09 e 59 horas. Companheiro, no Japão essa doutrina que existe de organização, disciplina e hierarquia, nada tem haver com militarismo. Isso é uma questão cultural, que existe há séculos e esses métodos organizacionais que eles usam, datam de muito tempo e nada tem haver com militarismo.Nas empresas,escolas,academias são usados esses métodos que são muito eficazes pois a população é doutrinada a obedecer e a respeitar certos valores.Em relação ao militarismo dentro das PMs , eu acho que é um retrocesso, pois vivemos num estado democrático de direito e não se pode admitir que uma policia que usa regulamentos arcaicos e ultrapassados possa de alguma forma, mostrar um bom serviço a sociedade. Os regulamentos disciplinares militares, foram feitos para as forças armadas,e só funcionam para elas, pois a estrutura que existe em qualquer uma das 3 armas, seja no Exército, marinha ou aeronáutica, é infinitamente superior a nossa gloriosa. Lá eles possuem alojamentos dignos, banheiros,refeitórios amplos, limpos e arejados,equipamentos de ponta, salários que podem até não serem o ideal, porém infinitamente superiores ao da Gloriosa, enfim, não dá para comparar em nada. aqui eles querem que sejamos militares, mas apenas no que diz respeito as obrigações, quanto aos nossos direitos, nós não temos nada a não ser a estabilidade e um salário que chega a ser ridículo se comparados com os das forças armadas.Tem que desmilitarizar sim as PMs, pois em alguns estados como Sergipe, Goias, Tocantins os salários são razoáveis, e em outros estados como Rs e RJ são esmolas, pois lá um soldado ganha cerca de 1000 reais, e um subtenente com 30 anos de serviço não chega nem a 2700 reais.Até a famigerada PEC300 Que foi tão comentada antes das eleições inclusive por Dilma agora presidente,foi definitivamente esquecida e será nesses dias engavetada para o descontentamento de toda a classe policial brasileira. As melhores instituições policiais do mundo, são uniformizadas,possuem alto grau de disciplina, hierarquia rígida, porém NÃO SÃO MILITARES e funcionam de forma eficiente, aqui essas corporações estão obsoletas, desacreditadas pela população, desmotivadas e mergulhadas na mais profunda corrupção. A situação de nossa PM só vai piorar, pois o governo só fala em dificuldades e por outro lado fica criando esses programas que não funcionam aqui no Brasil, como "RONDA CIDADÃ" e "SERTÃO SEGURO" que nada mais são que programas eleitoreiros e sem nenhuma eficácia, sem contar que aqui no RN, o governo cede um prédio de 20 metros quadrados, todo rachado e faz um batalhão, de uma sala eles criam companhias e se apossam de conselhos comunitários e galpões que mais parecem casas de farinha.Assim desse jeito tem mesmo é que desmilitarizar e se criar uma nova força policial, que seja bem treinada, equipada, remunerada de forma digna e principalmente que seja respeitada pela população.

    ResponderExcluir
  17. "FALOU TUDO LEANDRO"

    Incrivel como ainda tem gente que quer nos botar tampao no rosto.

    "Desmilitarizacao ja"

    ResponderExcluir
  18. AOS VIAJANTES.......O SD.PEDE PESMISSÃO AO CB.O CB AO 3 SGT.O 3 SGT AO 2 SGT.O 2 SGT AO 1 SGT.O 1 SGT AO ST.O ST AO ASP.O ASP AO 2 TEN.O 2 TEN AO 1 TEN.O 1 TEN AO CAP.O CAP AO MAJ.O MAJ AO TC.O TC AO CEL.......SABE O QUE OCORREU?????O BANDIDO JÁ CORREU!!!!!!!!!!!!!!A GENTE PRECISA ACABAR COM A SÍNDROME DO PAVÃO,ONDE CADA UM QUE FIQUE MELHOR QUE O OUTRO COM FITAS OU ESTRELAS........PRECISAMOS DE MUDANÇAS........

    ResponderExcluir
  19. boa noite companheiros militares, olha soldado anônimo eu sou praça de 1990 na epoca que eu entre na policia eu Adirei com um fuzil e dei 5 tiros só já estou no anos de 2011 e nuca mais eu adirei eu sou ainda soltado tenho 21 anos de praça e não sai cabo a inda vc falo de outro pais, fale do brasil que a policia militar são 2 uma e de oficial e outra e de praças que estão revoltados com as coisa que acontece tendo dela se polícia militar fica-se sem o militarismos fica muito melhor saber porque os policiais não estava falando escondido como vc mostra a tua cara raspas vc só pode ser um militar fila da puta

    ResponderExcluir
  20. Concordo plenamente com você Leandro!
    O anônimo que falou da organização das Polícias Federal, Rodoviária Federal e Civis foi muito infeliz em seu comentário. Talvez mal informado seja ele.
    Não adianta também querer nos comparar com Japão, onde existe um povo disciplinado e educado, independente de militarismo ou não.
    Masa neste caso quero destacar a PRF, que além de um policiamento rodoviário bem feito sabe fazer serviço de polícia, e além do mais é respeitada e bem preparada sim, a começar pelo salário dos caras e pelo conhecimento, que é bem melhor, pois não estão preocupados em se ater a regulamentos militares, fazer faxinas e outros serviços alheios à função policial.
    Ao contrário do nosso CPRE, que para pouco serve ou para quase nada, pois além de salário, não tem nem equipamentos.
    Pergunto ainda: qual o preparo que os PMs (seja de qual estado for) têm melhor do que aqueles policiais em relação à manutenção e manuseio de armamento? Nenhum. Só se for para pior.
    Respeitem sim, os nossos companheiros PRFs, que não hora serem rígidos, o são, mas na hora de usar o bom senso e tratar bem tanto pessoas do povo como os companheiros, eles sabem fazer, e fazem muito bem.
    Já tive várias oportunidades de trabalhar em conjunto com eles, e assim, pude comprovar, que são muito mais companheiros do qu alguns PMs que se acham "os donos do mundo".

    Um abraço a todos!!!

    ResponderExcluir
  21. O correto é desmilitarizar mesmo e colocá-los para vigiar as ruas sem o poder de polícia.É só o que sabem fazer...mesmo!

    ResponderExcluir
  22. Esse segundo anônimo é uma palhaço mesmo, no mínimo ele é um comandante de destacamento, do interior, com onda de safo, me poupe de sua intelectualidade medíocre. Pelo visto você não sabe nada sobre os federais, que feliz seria eu se fosse um, em vez dessa farda fedentina da PM que uso. Me refiro a farda no sentido dessa política sebosa que existe dentro da corporação, por que o tempo me ensinou a gostar da PM, mas, nunca irei me acostumar com esse militarismo imundo que você adora e vai morrer sem nada, a não ser, que você seja mais um desses corruptos que usufrui do poder em benefício próprio. Mas eu quero que tu vá PQP e fuck você e seu militarismo.

    ResponderExcluir
  23. Ledo engano em acreditar q acabar c o militarismo na PM trará mudanças significativas e efetivas. Os governadores continuarão interferindo na nossa gloriosa, não mais PM, talvez Força Pública. Entendam d uma vez por todas, em qualquer instituição q não militar vc vai ter chefe, vai t hierarquia, vai t burocracia, se chegar atrasado vai ter sanção, e talvez pior q na PM d hoje, pois sei q muitos pms chegam atrasados e fik p isso mesmo, a PM é uma mãe, sabe pq? Esses q vivem reclamando d militarismo, muitos servem mal à população, e cadê q pedem baixa e vai trabalhar na rede privada? pq sabem q muitos oficiais passam a mão na cabeça e ainda tem o corporativismo dentro da instituição, sabem q a Instituição é desorganizada, o q facilita a impunidade no final d procedimento, pq muitos voltam judicialmente? Pq conhecem as suas falhas e carências. Pq não vão pra Polícia Civil, ou para algum Tribunal? Em todo lugar vai ter sacanagem, e até mais q na PM. Deixem d cuspir no prato q vcs comem! O q vc tá fazendo d concreto para q ocorra melhorias em nossa digníssima Polícia Militar? Cresça com seu superior hierárquico. Seja um chefe e líder! Os oficiais não são mais hipócritas q os praças e nem os praças mais hipócitas q os oficiais. Cada um no seu quadrado.

    ResponderExcluir
  24. Caro colega Fagner, já existe sim uma pec que trata da desmilitarização das polícias estaduais, só que como muitas outras está engavetada. Se não me engano é a de nº 53/09.

    ResponderExcluir
  25. Em q podemos ajudar o comandante geral na batalha por melhorias? Apresente ideias viáveis ao comandante d seu batalhão, deixem d viverem criticando, entendo q a crítica tem seu papel evolutivo, mas sugira algo q está ao alcance. Se vc estivesse na pele d comando d Unidade, o q vc faria? Surtiria efeito na sua tropa? Pense nisso. O trabalho dignifica o homem.

    ResponderExcluir
  26. Todos os comentaristas estão esperando uma vaguinha nas câmaras de veriadores espalhadas pelo Estado, diga-se de passagem, tem Município que vive apenas do FPM (Fundo de Participação)isso quer dizer, não era para estar nem no Mapa, mas recebe dinheiro e esse dinheiro vira pó. Estão todos doido por uma Boquinha nos PPs. É o emprego que paga mais e trabalha muito pouco.

    ResponderExcluir
  27. Bom dia Companheiros!

    Vou abrir mais alguns "quotes" pra tirar algumas dúvidas do nosso companheiro "Anônimo".

    Primeiramente: "pois sei q muitos pms chegam atrasados e fik p isso mesmo, a PM é uma mãe, sabe pq?"

    Talvez por que "muitos pms" morem fora do seu domicílio de trabalho, e NÃO TENHAM TRANSPORTE PRÓPRIO, tendo que pegar ônubus, caronas e etc.


    Segundo: "em qualquer instituição q não militar vc vai ter chefe, vai t hierarquia, vai t burocracia, se chegar atrasado vai ter sanção, e talvez pior q na PM d hoje".

    Correto. Certamente seríamos tutelados pelas normas que regem os servidores públicos estaduais. Contudo, seríamos tratados como CIDADÃOS BRASILEIROS, com todos os DIREITOS conquistados ao longo de tantas lutas. Mas a questão é o que NÃO TERÍAMOS mais como "NÃO MILITARES": NÃO TERÍAMOS RDPM, RCONT, não deveríamos satisfação a chamada "Justiça Militar".. Não teríamos mais que ir para um CFSd passar 5 meses aprendendo a como limpar, pintar, desmatar, ser subservientes, mas NADA efetivamente sobre SEGURANÇA PÚBLICA.

    Terceiro: "Esses q vivem reclamando d militarismo, muitos servem mal à população"

    Mals servidores existem em qualquer lugar.. mas uma coisa que posso garantir é que os que questionam o sistema é pq entendem como ele funciona, ou pelo menos procuram entender. Quanto a "servir mal a população", deve refletir um pouco e se perguntar: Qual categoria exarceba carga de trabalho prevista na CF/88, sem receber remuneração extra, sendo forçados a "DOs" compulsórias, tratados como verdadeiros "sub-cidadãos"?
    Respondida essa pergunta, se ainda achar que "servimos mal" à população vou duvidar de sua sapiência.

    Quarto: "O q vc tá fazendo d concreto para q ocorra melhorias em nossa digníssima Polícia Militar?"

    Respondo de minha parte. Eu tenho posto em prática muito do que aprendo nos cursos do SENASP/EAD, visto que do que aprendi no meu CFSd, se fosse por realmente em prática a população estaria em APUROS.

    O modelo de policiamento praticado pelas PMs hoje é ARCAICO. Querm Polícia Comunitária? Então formem Polícia Comunitária, e não Polícia Truculenta, que é a prática recorrente nos CFSDs nao so do RN, mas de todos os Estados Federados brasileiros!

    ResponderExcluir
  28. A propósito, para o companheiro Anônimo, e abrindo mais um "quote", eu gostaria que comentasse essa declaração, e meus comentários a seguir sobre ela:

    "Se eu SD passo 25 anos aguardando promoções, que não veem... Tem oficiais que acha normal não tirarmos ferias, promoções paralisadas."


    Interessante alguns Oficiais PM "não entenderem" o porquê de tantas discussões a cerca do militarismo e suas consequências na PM. Seria por que enquanto o Oficial possui um plano de carreiras que FUNCIONA EFETIVAMENTE, enquanto nós praças NUNCA chegaremos a mais alta graduação sem termos que fazer CONCURSOS? Ou seria por que, sendo o CONCURSO INTERNO o meio de ascenção na carreira de Praça PM, estamos há 14 anos sem ter um concurso pra Sgt PM e 11 anos para CB PM? Será realmente que os Oficiais PM não vêem isso?

    Agora eu faço uma pergunta que o companheiro "Anônimo" nos fez anteriormente:

    Do ponto de vista de MELHORIAS para os praças, sobretudo quanto à ascenção na "carreira" de praça PM, O QUE VOCÊ TEM FEITO companheiro "Anônimo" ??

    ResponderExcluir
  29. Vamos pra mais um.. Para o companheiro Anônimo do comentário das 00:08:

    "Pense nisso. O trabalho dignifica o homem."

    Os ESCRAVOS também eram trabalhadores, diria isso pra eles também?

    A propósito, eu tenho uma sugestão para melhoria, que daria ao Cmt Geral PM se tivesse oportunidade, mas não é NADA que ele não saiba, pois qualquer pessoa de BOM SENSO saberia disso:

    Um plano de carreiras Digno para os praças, promoções regulares, ACABAR com CONCURSO INTERNO. Praças chegando a sub-tenente PM com tanta frequencia quanto os Oficiais chegam a Ten Cel, proporcionalmente aos efetivos logicamente!

    ResponderExcluir
  30. Meu colega Leandro, vc produz, na íntegra, 40 horas semanais na gloriosa? Qual foi sua punição por ter chegado atrasado ao serviço (caso vc já tenha chegado alguma vez)? Onde vc trabalhar, seja de gari, seja na guarda municipal, seja n judiciário, vai t um mais antigo q usará disso p ter alguma vantagem quando d um serviço d final d semana, feriado, etc, isso não é exclusivo d militares, é da raça humana. Não culpe o militarismo. Acho q vc irá ficar bem satisfeito em trabalhar na rede privada, vá ganhar seus 5.000 mil por lá, é bizu. Deixe a Peemezinha com suas dificuldades e atrasos e procure melhorar a sua futura instituição, pois será dela q vc vai tirá seu pão d cada dia. Abraço.

    ResponderExcluir
  31. Se se vc tornar um oficial, entenderá q não terá poder d mudar o sistema, pois uma andorinha só não faz verão. O peso de um capitão ou major, diante as forças do sistema, ante as forças exógenas e perante os assédios dos políticos, é praticamente, senão igual ao do soldado ou d sargento.

    ResponderExcluir
  32. Leandro, quantos brasileiros recebem um salário mínimo ao exercer sua profissão? No mínimo cem vezes mais que o número de PMs existentes em cada estado brasileiro. Pergunte a um deles se chegam atrasados ao trabalho. Não justifica dizer q o pm chega atrasado porque mora distante d trabalho, pois o soldado do RN ganha mais do q 1.500 reais líquido por mês. A fila é grande pra entrar Polícia Militar meu caro! A propósito, por que vc veio para a PM. Pq não pediu baixa durante o seu CFO ou CFSD? O plano de promoção dos oficiais é ruim, e o de praças é horrível. Ou vc acha q um tenente irá até a governadora pra solicitar promoções d praças e oficiais? Vc acha q ela irá atender? Ou mesmo q acabe com o RDPM arcaico. Ninguém consegue mudanças dessa forma. Caso vc se torne um oficial vc irá entender a real e vai tirar expediente todo dia, vai fazer sindicância, IPM, vai ser cobrado sobre missões, vai comandar efetivo, vai gerenciar recursos escassos, bens e pessoas. Vai ser vidraça! Quando vc errar, todos irão te criticar. Se vc falar q o salário deles(os oficiais) compensa, vai sair o Edital p CFO este ano. Fui!

    ResponderExcluir
  33. Boa noite a todos! Vamos as respostas...

    "Meu colega Leandro, vc produz, na íntegra, 40 horas semanais na gloriosa?"

    Sim. Hoje trabalho em uma escala de 24x72, o que ainda exarceba um pouco as 40 horas semanais. Contudo já cheguei a trabalhar 24x48 com reforço em fim de semana.

    Por outro lado.. posso compreender a posição de vocês no ralativo a que sei das dificuldades de trabalho que temos. Sei que essas dificuldades que nós praças temos vocês também têm, em parte.. mas ainda são realidades distintas, quase que opostas.

    O que eu não consigo compreender é que, se aparece um praça a questionar sobre os problemas da instituição, surge logo um: "por que não pediu baixa?" ou "por que não sai da PM e vai para a rede privada?".. isso é LAMENTÁVEL! e é por isso que dificilmente haverá uma sincronia entre Oficiais e Praças.. não que esse seja o objetivo, apesar de eu achar que seria o ideal.

    Se estou na Instituição é por que MEREÇO estar aqui. E mais, estou há 5 anos e NUNCA tive problemas de insubordinação ou qualquer outro, se quer fui advertido.. Atrasos? sim, alguns, afinal sou HUMANO!

    E por que procurar melhorar "minha futura instituição"? Por que não tentar melhorar minha atual instituição, afinal como foi dito: "é dela que tiro o meu pão de cada dia".

    "Se se vc tornar um oficial, entenderá q não terá poder d mudar o sistema, pois uma andorinha só não faz verão."

    Concordo! Mas a união de todos os oficiais, ou da grande parte deles aos praças talvez fosse capaz de trazer mudanças. E já que acha que o sistema tem algo pra mudar é por que concorda comigo, pelo menos em parte.

    Apesar de tudo sei que o grande "câncer" das PMs não é interno, e vem desde a CF/88: Nossa infeliz subordinação ao Poder Executivo.

    Boa Noite!

    ResponderExcluir
  34. Cabo,
    Em qualquer lugar existe hierarquia e disciplina; a Policia Civil e a Federal também. Inclusive por diversas vezes vi de soldado PM à Coronel PM sendo humilhados por Delegados, que se dizem única autoridade jurídica.
    Porque não estudo pra Polícia Cívil ou Federal; TODOS VOCÊS! Porque não estudaram pra Papa Charlie ou P.F.!?
    Porque são preguiçosos, reclamos de ter que varrer chão, de férias...Vocês tem sim direito a férias, além do mais, em qual outra profissão é encontrada escala de 24/ 72!? Noooossa hem...Como trabalham. Vocês só reclamam, entraram sabendo como serial. Sabem porque praça é praça? Porque tão ai, dando IBOPE para um Fanfarrão de outro Praça mais malandro (que é o que mais tem por ai na PM) que quer se eleger falando sobre Militarização da PM. São espertos pra cacete tratando-se de tirar o cafézinho do cidadão, mas essa engenuidade fingida de vai melhorar, se for civil. CABO, VOCÊ POUCO VAI QUARTEL, USA A PM COMO TRAMPOLIM AO SENADO!!! E os otários ai, matadores, brabões ainda mamam esse babaca!!!

    ResponderExcluir