SECRETÁRIO DE SEGURANÇA CRIA NÚCLEO DE ESTUDO, PREVENÇÃO E GERENCIAMENTO DO ESTRESSE DOS PROFISSIONAIS DE SEGURANÇA PÚBLICA DO RN

Por Soldado Glaucia.

O Diário Oficial do Estado de hoje (14) trouxe publicada a Portaria nº 0324/2011, de 05 de julho de 2011, a qual cria, no âmbito da Secretaria Estadual da Segurança Pública e da Defesa Social, o Núcleo de Estudo, Prevenção e Gerenciamento do Estresse dos profissionais de segurança pública do Estado.

O Núcleo de Estudo, Prevenção e Gerenciamento do Estresse será vinculado ao Centro Integrado de Apoio Social ao Policial - CIASP, que funciona na avenida Amintas Barros, 4083, Lagoa Nova, na Cidade de Natal/RN.


O Núcleo será formado por servidores dos órgãos que compõem o Sistema de Segurança Pública do Estado e que possuam formação superior nas áreas de psiquiatria, psicologia, serviço social, fisioterapia, nutrição e educação física, sendo responsável pela prestação de apoio biopsicossocial aos operadores de segurança pública, criação e desenvolvimento de programas e políticas de saúde coletiva para os profissionais de segurança pública do Estado, oferta de métodos de notificação de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais nas instituições de segurança pública do Estado, além da realização e divulgação de pesquisas, estudos e levantamentos de dados que contribuam para a análise e avaliação da realidade dos profissionais de segurança pública do RN.

A implantação do Núcleo de Estudos, Prevenção e Gerenciamento do Estresse dos profissionais de segurança pública do Estado foi possível graças a um convênio realizado entre a Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP), subordinada ao Ministério da Justiça, e a Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social do RN.

Atividade policial é considerada uma das mais estressantes

O exercício profissional do policial constitui uma das atividades mais estressantes, devido muitas vezes pela carga horária de trabalho excessiva e pelas situações constantes de estresses aos quais são submetidos em seu dia-a-dia. "Ninguém aciona (a polícia) porque tem um jardim bonito e sim por um conflito", afirma a psicóloga Camila Martins. Para a psicóloga a própria natureza do trabalho dos policiais é um problema, já que requer uma vigilância constante, o que dificulta a adaptação do metabolismo orgânico.

Fonte: Soldado Glaucia

5 comentários:

  1. Vergonha! Quer previnir? Melhore os salários! Quer melhorar alguma coisa? Reforme esse Estatuto Ditatorial! Quer desestressar alguém? Parem de GASTAR NOSSO DINHEIRO COM MERDA!

    ResponderExcluir
  2. O CIASP, ao qual vai ficar vinculado esse Núcleo, não era um órgão que tratava dessa parte social do cidadão policial????

    Ouvi muitos policiais FORMADOS de nível SUPERIOR em Direito, Psicologia, Psiquiatria e demais profissões ligadas sociologicamente à Polícia, que estavam ligados a esse órgão e que reclamavam dizendo que não havia APOIO, não havia TRATAMENTO adequado para o policial vítima do alcoolismo, drogas ilícitas, problemas matrimoniais, emfim do social e que ainda eram acusados de se encontrar em desvio de função por desenvolverem as suas funções ligadas a esse órgão. Resultado, afastamento desses profissionais sem incentivos e nem o devido respeito aos seus projetos e desempenhos.

    Como é que agora, criaram outro órgão ligado a esse que de fato não mais existe????

    É dificil, pode até parecer que somos pessimistas, mas pelo que passamos todos os dias, não estamos mais crentes que algo vai melhorar, que haverá mudanças.

    No campo de batalha temos uma saída de situações difíceis que se chama o lançamento de uma cortina de fumaça...O político que lê muito as estratégias de guerra, como o livro "A Arte da Guerra", "O Príncipe", e, algumas outras obras famosas, usa bem esse tipo de artifício. Portanto enquanto ficarmos no meio dessa fumaça falaciosa, nao vamos mudar, tudo vai continuar exatamente igual.

    ResponderExcluir
  3. O nucleo num precisa ser criado não, é so pagar melhor os policiais, dar condições, melhor carga horaria de trabalho.. pronto resolvido..... ISSO AI É COISA DE SECRETARIO QUE INVENTA QUE TA TRABALHANDO, NA POLICIA TEM MUITO DISSO TBM

    ResponderExcluir
  4. COMO É DIFICIL EDUCAR NOSSOS FILHOS,A RAZÃO É TÃO SIMPLES,NÃO TEMOS COMO,PRMEIRO O ESTADO QUE TEM OBRIGAÇÃO PARA TAL,TÁ NEM AI,O MP TÁ NEM AI,ELES QUEREM HOLOFOTES,QUEREM APARECER PRO GOVENO E NÃO PRA SOCIÉDADE.SEGURANÇA POBLICA O GOVERNO TÁ NEM AI, O MP IDEM,Á SAUDE ESTÁ NA UTI,QUANTOS MORREM POR FALTA DE ESTRUTURA E DE MÉDICO.E O CULPADO SOMOS TODOS NÓS,PORQUÊ NÓS OS ELEGEMOS,E NA PROXIMA ELEIÇÃO COM CERTEZA OS VEREMOS MAS UMA VEZ.

    ResponderExcluir
  5. Subestimar o discernimento das pessoas é o cúmulo! O Ciasp não tem dado resultados satisfatórios e muito menos tem sido um paliativo. Não precisamos de mais Órgãos, mas de eficiência e trabalho, inclusive nosso.

    ResponderExcluir