POLICIAL MILITAR TEM TOTAL RESPALDO DA POPULAÇÃO, EM JOÃO DIAS.

Cabo Kywal
Kywal Lima destaca a pouco mais de um ano em João Dias, onde responde pelo comando do destacamento da polícia militar. Filho natural de Patu, Kywal é visto por muitos popular no município como um policial modelo, tendo em vista o modo com o qual procede no dia-a-dia.

VOCÊ FEZ INÚMEROS CURSOS NA ÁREA DE SEGURANÇA. QUAIS OS CURSOS E POR QUE TRABALHAR EM UM MUNICÍPIO PEQUENO DO PORTE DE JOÃO DIAS?
Foram 38 cursos de aperfeiçoamento e aprimoramento militar. Dentre estes destaco o curso de progressão em favela que realizei junto ao BOPE do Rio de Janeiro; o de combate a caatinga junto ao 72º BIMTZ (Batalhão de Infataria Monorizada), em petrolina, PE; da caatinga na CIOSAC; do TIP (Técnicas de Imobilização Policial) com a polícia militar do estado do Ceará; de ações imediatas com a SWAT da Filadélfia dos Estados Unidos da América; de terrorismo com a polícia federal, o GSG 9; de operações especiais com o Exército Brasileiro, no 1º Batalhão de Infataria Motorizada, em Natal. Na área pessoal, que interfere diretamente no meu trabalho, cito como crucial minha formação plena em pedagogia. Esta minha conduta também devo muito ao próprio Exército do meu país. Lá aprendi muito do que sou. Sou defensor do "estirar a mão para a população, sentir-me gente, igual", para ouvir e procurar solucionar um problema com o diálogo. Porém, também sei usar a força quando necessário. Não é por ser militar que temos que ser superior a quem quer que seja. Somos iguais e temos que passar isso para nosso semelhante. A igualdade, o resguardado, o respeito mútuo.

APARENTEMENTE VOCÊ SENTE-SE REALIZADO NA CORPORAÇÃO. VOCÊ TEM PLANOS MAIORES DIANTE DO ROL DE CURSOS QUE REALIZOU?
Ao que tudo indica, farei um curso para sargento, em breve. É uma promoção que faz parte da carreira militar. Oficial da PM ou entrar na polícia federal do meu país, esses são meus objetivos no momento.

HOJE JOÃO DIAS É A CIDADE MAIS TRANQUILA DO RIO GRANDE DO NORTE, SEGUNDO LEVANTAMENTO DA OEI (ORGANIZAÇÃO DOS ESTADOS ÍBERO-AMERICANOS). À TEMPOS ATRÁS ERA VISTA COMO UMA CIDADE MUITO VIOLENTA. O QUE A POLÍCIA TEM FEITO PARA MANTER A CALMA E A TRANQUILIDADE NO MUNICÍPIO?
O foco principal é a aplicação da ação ostensiva e preventiva. Temos meios de verificar e executar várias ações. Em João Dias fazemos blitz constantemente, tanto na cidade como na zona rural. A área fronteiriça com o estado da Paraíba é sempre monitorada por nós, até por que em fronteiras ocorrem fatos atípicos, diferentes. O tráfico de drogas é maior e mais perigoso. É uma área de conflito e temos uma maior cobertura neste local. Nossa divisa com Catolé do Rocha está sempre resguardada.

A VIATURA DO MUNICÍPIO ESTÁ QUEBRADA FAZ DIAS. HOJE, SEU CARRO PARTICULAR FAZ O PAPEL DE VIATURA. ISSO É AMOR DEMAIS A PROFISSÃO?
Isso é o peso da responsabilidade. Independentemente de qualquer falta, tenho o dever moral de suprir estas necessidades. Solicitei ao meu comandante, Capitão Carvalho a substituição do veículo, sendo atendido de pronto. Entretanto, este carro também deu defeito e na ausência de uma viatura, disponibilizei o meu para executar o policiamento ostensivo. Estou no aguardo que o estado nos envie a autorização para o conserto da viatura.

A IMPLANTAÇÃO DE PALESTRAS EDUCATIVAS SOBRE DROGAS E ABUSO SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES FOI UM DOS BASILARES DO SEU TRABALHO COMO POLICIAL, EM JOÃO DIAS PARA ESTE RECONHECIMENTO?
Com certeza. Creio que estes são dois dos principais problemas da sociedade. Para isso, se faz necessário que a implantação do diálogo seja uma constante na escola. Um fato que eu não poderia deixar de citar é o reconhecimento por parte de crianças, ao me ver transitando nas ruas de João Dias. Tratam-me com muito carinho e chegam até a me apresentar aos pais como um orientador deles. Isso é muito, muito gratificante. Não poderia deixar de citar também, que a parceira polícia/secretaria de educação via prefeitura municipal de João Dias é fundamental para o sucesso deste trabalho.

COM A EXPERIÊNCIA E A VISÃO QUE VOCÊ TEM, COMO VOCÊ VER A "ENXURRADA" DE POLICIAIS MILITARES ADENTRANDO NA POLÍTICA?
Nada contra meus colegas quem desejam ou estão na política. Mas hoje a polícia está sendo vista como um segundo emprego. Não é a profissão destes. Entendo em parte esta situação, muitos colegas têm a advocacia, também como trabalho e outros tantos. O que falta muitas vezes é aptidão para a carreira. Isso é preocupante. Existe uma frase que sintetiza bem esta questão: "um faz mais por querer, do que dez pelo dever".

E NA POLÍTICA, EXISTE HOJE ALGUMA PRETENSÃO SUA?
De maneira nenhuma. Mas não posso dizer que desta água não beberei. Hoje eu sou um PM com muito orgulho. Não tenho ou sou filiado a facção política nenhuma. na verdade, nasci para ser militar e assim vivo.

ENTÃO OS RUMORES QUE VOCÊ PODE ENGROSSAR ESSA FATIA DA PM QUE ADERIRAM A POLÍTICA NÃO PROCEDE?
Veja bem: como disse anteriormente, hoje sou policial, apenas isso. O futuro não é algo que eu tenha a prerrogativa de prever.

O FATO DE TER MUDADO SEU DOMICÍLIO ELEITORAL RECENTEMENTE, NÃO CARACTERIZA NADA?
Não. Como sou militar, votando em outro município deixaria uma lacuna aqui quando necessitasse sair. Gosto muito de João Dias e por este motivo, para sentir-me mais joaodiense mudei meu título para cá.

QUAL A MENSAGEM QUE VOCÊ DEIXARIA PARA A POPULAÇÃO?
Que estarei sempre pronto para auxiliar na paz e tranquilidade deste povo. Que minha trajetória em João Dias, apesar de adminícula, continue numa relação de amizade e companheirismo, sempre respeitando para ser respeitado.

Foto: O Guardião da Serra

36 comentários:

  1. OU ESTE CABO É ALIENADO OU TEM ALGO DE MUITO ESTRANHO POR TRÁS, O MINISTÉRIO PÚBLICO DEVERIA INVESTIGAR, POIS UM SER HUMANO EM PLENA CONSCIÊNCIA NÃO COLOCARIA SEUS BENS PARA USUFRUTO DO ESTADO, A NÃO SER QUE A GOVERNADORA TENHA APROVADO A PEC 300 ESPECIFICAMENTE PARA ELE.

    ResponderExcluir
  2. porque este policial não dar a casa pra fazer o destacamento e a mulher pra ser asg do destacamento, ei amigo deixa de ser besta!

    ResponderExcluir
  3. Valeu RAMBO, só toma cuidado pra teu carro não quebrar também pois a PMRN não concerta nem as viaturas dela imagine de um praça,e um conselho amigo, não dê uma de heroi não seus filhos precisa de vc vivo.

    ResponderExcluir
  4. esse cara é invocado mesmo. com essa ruma de curso era pra ir para o bope e ensinar a galera de la!

    ResponderExcluir
  5. serei sincero em minhas palavras, como diz FAUSTÃO "ô louco meu"!!!!

    ResponderExcluir
  6. aí amigo cb, parabéns pelas qualificaçoes mas que bom seria se no teu contra-cheque tivesse diferenças pelos teus cursos.

    ResponderExcluir
  7. E ainda dizem que o PM é relaxado...... Enquanto isso o salario ÔOOOO!!!!

    ResponderExcluir
  8. Isso não é alienação não anônimo, chega a ser burrice, ou então "macauice"

    ResponderExcluir
  9. 18 de julho de 2011 15:0
    AMIGO NÓS QUE CONHECEMOS O CABO KYWAL SABEMOS QUE ELE NÃO TEM NADA DE ESTRANHO E COM CERTEZA O M.P. JÁ INVESTIGOU,MAS QUE NÃO DEVE NÃO TEME, E O DEFEITO DELE É SER HONESTO, COM FÉ EM DEUS SE A CIDADE QUE ELE FOR TRABALHAR NÃO TIVER UMA SEDE PARA O DESTACAMENTO COM O CONHECIMENTO QUE ELE TEM TRAZIDO DO "E.B" ELE NÃO PRECISARA DA CASA, POIS ELE IMPROVISARA COM BARRACAS CAMUFLADAS. E PARA CONTRAPOR O SEU COMENTÁRIO VEJA ESSE AQUI EM BAIXO.
    Guardiã da Serra às 12:12
    1 comentários:

    Anônimo disse...
    Cidadão Martinense: Eu sei q aonde vc estiver vai da um geito na marginalidade…
    Seu trabalho aki foi muito bom…
    e se vc tiver a mesma garra q teve aki… Nem a cidade e nem o povo vai se arrepender…
    Vc e um dos poucos comandantes q quando vai comanda uma operação fica na frente da operação, e o primeiro a entrar..
    18 de julho de 2011 05:15
    Postado por nossoparanarn às 15:13
    3 comentários:

    Anônimo disse...
    Danilo GTO Parabéns Kywal você merece tudo isso e muito mais obg por seus ensinamentos levo eles para a faculdade da vida
    16 Julho, 2011 18:01

    Anônimo disse...
    Conheço o cb,um excelente policial prabéns.
    16 Julho, 2011 18:05

    Anônimo disse...
    Trabalhei com o mesmo na segurança da serra do lima Bom dia quero destacar que esse cara fez um excelente trabalho na cidade de Patu houve ate uma história que o mesmo voltaria mas com uma máteria dessa vc acha que ele ainda vira??? Parabéns
    17 Julho, 2011 08:58
    às 19:03
    8 comentários:

    ResponderExcluir
  10. Ele quer ser candidato. no mínimo a vereador, não é sempre assim se enfeita todo, fica parecido com o robocop, dar uma de bom samaritano e ai dar o bote, já temos exemplos desse tipo de gente boa. só vota quem quer.

    ResponderExcluir
  11. Heronildes min explique melhor essa matéria, pois não entendo também só cabo será que esse ai esta ganhando mais que eu, pois no meu contra cheque esta vindo um pouco mais que 1,700,00 meu salário mau da para sobreviver imagine faz todos esses cursos agora e que fiquei estressado min ajude homem

    ResponderExcluir
  12. Não acredito em Filantropia Policial afinal esse herói do sertão não ganha 1968,00 pois o contra cheque dele é igual ao de todo cabo da turma dele e se não for com lavação não faz serviço nessa polícia e digo cuidado começarão em Assu e logo todo estado mostrará que se não tiver o apoio de empresa privada não faz nada, e MP vem conversa merda em quartel, fique com as mãos atadas igual a PM ver se vocês fazem algo também.

    ResponderExcluir
  13. Quando vc ver uma disposição dessa, algo deve ter em troca, é muito amor, eu acho que ele tá se pedendo na gloriosa.

    ResponderExcluir
  14. É muito amor pela corporação, isso é tudo por amor, o prefeito da cidade não quer nem ver esse cabo na frente dele, parabéns cb veio!

    ResponderExcluir
  15. Parabéns meu caro guerreiro, vá em frente pois todo conhecimento adiquirido é merito de quem o adiquire, que pena que o estado e a polulação não reconhecem os seus defensores que dão o sangue e o suor para defender o seu proximo, todos esses cursos são méritos seu e sem duvida você é um orgulho para sua familía e para os militares que amam a profissão como eu que tambem sou amante de cusos de aperfeiçoamento, em muitas ocorências do cotidiano o meu conhecimento foi mais importante do que a antiguidade e a iguinorância de colegas que chegaram a criticar os cursos que fiz. " É NO FOGO BEM MAIS FORTE QUE SE FUNDE O AÇO BOM; SUOR POUPA SANGUE; UM HOMEM PREPARADO VALE POR DOIS".

    ResponderExcluir
  16. Não conheço esse CB/PM, más ao ler seu depoimento, vejo que é um militar com um compromisso com a sociedade, que entrou na instituição por amor e por quer queria uma profissão e naõ um emprego como muitos que estão aí, sinto muito ao ver esse comentários desses comentários anônimos e do Sr. Eriberto, se são militares dispensa das fileiras da Polícia Militar. a população não precisa de seus serviços se é que existem, estou com o CB e não abro e dou um conselho, não entre na política mesmo sendo convidado, tem muitas coisas obscura!!!

    ResponderExcluir
  17. O cobo rambo fez todo tipo de curso, só não fez o curso de companherismo, pois, vive semple passando a perna nos companheiros para se dá bem.

    ResponderExcluir
  18. Muito bom, muito legal mas na nossa policia, ah! será que é reconhecido, conheço um assim que vai para as ocorrências de folga, valeu heroi!

    ResponderExcluir
  19. valeu heroi da resistencia

    ResponderExcluir
  20. CRITICAR É MUITO FÁCIL... CHAMAR DE ALIENADO, Iludido!!!, (burrice, ou então "macauice") VAN- Filantropia Policial, LOUCO, DESONESTO. SÓ AMIGOS CRITICOS QUE VCS ESTÃO ESQUECENDO DE UMA COISINHA ONDE ELE ATUA É UMA AREIA DE RISCO PERMANENTE COMO TODO TERRITÓRIO DE FRONTEIRA Ô É. E ASSALTOS A AG. DE CORREIO É O GRANDE PESADELO DE TODOS OS COMANDANTES DA REGIÃO, POIS QUANDO OCORREM TODOS SEM EXCEÇÃO OS JULGAR COMO INCOMPETENTE E MESMO COMO CONIVÊNCIA... TENHO PLENA CERTEZA QUE ESSE É O MOTIVO PELO QUAL... "UM SER HUMANO EM PLENA CONSCIÊNCIA COLOCARIA SEUS BENS PARA USUFRUTO DO ESTADO"... OUTRA COISA AMIGOS ESSES CURSOS SE VC PESQUISAR UM POUCO CHEGARA A CONCLUSÃO QUE AS INSTITUIÇÕES QUE OS ORGANIZA DIVIDE SEUS PAGAMENTOS É ATE 06 (SEIS) VEZES E COM CERTEZA VC GASTA MAIS COM BEBEDEIRAS E OUTRAS LIBERTINAGENS DO QUE FOI GASTO NESSES CURSOS TODOS. COM UMA DIFERENÇA HOJE O CABO TEM UMA GRANDE BAGAGEM QUANDO SE TRATA DE TREINAMENTO MILITAR. E VC O MAXIMO QUE ESTÁ CONSEGUINDO É UMA CIRROSE HEPÁTICA OU UMA DEPENDÊNCIA QUÍMICA. VALE TAMBÉM LEMBRA QUE TODOS OS DESTACAMENTO NÃO TEM AJUDA DO ESTADO ELES SOBREVIVE ATREVES DE AJUDAS DE PREFEITOS, OS COMANDANTES CONHECE ESSA REALIDADE E QUANDO O SERVIÇO NÃO ESTÁ A CONTENTO SÃO TACHADOS DE INCOMPETENTE E QUANDO NÃO FALTA NADA TUDO FUNCIONA AS MIL MARAVILHAS O "HONRADOS HOMENS DO M.P. COMEÇAM SUAS DEVASSAS E NÓS ROTULAM DE TAMBÉM DE CORRUPTOS. E QUEM INVESTIGAM O M.P.???, TEM NÃO ???... QUE PENA ERA PRA TER!!!. COMO BILL COSBY DISSE "Eu não sei qual o segredo do sucesso, mas o segredo do fracasso é tentar agradar todo mundo."
    ( Bill Cosby )

    ResponderExcluir
  21. quando entrei nessa policia,o meu conhecimento sobre o militarismo, era alguns filmes de rambo que havia assitido na tv,e eu me achava o maximo em um ser militar preparado para enfrentar o que viesse...,.hoje, eu sei como funcionam as 'coisas" ,tanto na gloriosa,como nos demais segmentos da sociedade... mas não sou como alguns que renegam a profissão que exercem,sou apenas consciente,do país que vivemos e da sociedade que fazemos parte...

    ResponderExcluir
  22. Não o conheço e isso não me da o direito de julga-lo, não estou defendendo o estado e sei que o proprio não nos da estrutura o suficiente para trabalharmos do jeito que "queremos", digo os policiais que realmente trabalham, não os escamosos. Nossa policia ta cheia de pessoas que não queriam ser policiais, querem apenas o dinheiro no final do mês, pô se não ta feliz pede baixa e vai pra iniciativa privada, trabalhar 8 a 10 hora/dia de seg a sab. e ganhar um salário comercial. sei que ser pm no RN ta ruim, salário defasado e talz, mas ficar reclamando do emprego que tem é muito pior, então se o cb gosta de fazer o que faz, muito bom, so quem ganha é a sociedade e a PM, mas "policiais" que ficam apenas reclamando, esse não tem futuro algum em emprego nenhum, pois esse profissional nunca estará satisfeito, so estará satisfeito quando tirar um prêmio de loteria e olhe lá.
    Pois vc, que fez comentários sordidos, pare e pense, se vc não quer vestir essa farda então estuda e sai dela, ou então vai trabalhar com carteira assinada em empresa privada ganhando um mísero salário minimo e não fica criticando companheiros que querem trabalhar e gostam do que faz, e repetindo, não o conheço e por isso não irei julga-lo e também seus atos.

    ResponderExcluir
  23. Anônimo disse;
    Rapaz é curso de mais que esse cabo fez, ele tem qtos anos de policia 1oo,acredito q talvez 15 ou 18, mais é curso d++++,num trabalhava ñ só fazia curso, outra coisa foram tudo presencial ou foi BRASIL.

    ResponderExcluir
  24. vocês que falam que estão na policia só por amor e não pelo salário são todos um bando de hipócritas estou na PM por que gosto mais em primeiro lugar o bem estar de minha família eu passando necessidade estarei só pois ela não ira min ajuda que diga os policias que foram feridos em combater procurem saber como eles estão antes de estarem aqui com essa falsa moral que estou aqui por amor, amor amigo só de mãe

    ResponderExcluir
  25. SANTA AMOR,já vi babação com oficiais mais com cb não, que me dizes do comentario acima,é interesse sim, e fazer curso pra passar a perna nos compenheiros não é sabedoria é covardia,e pura, como dizes tais falando de quem tu não conhece, EU SOU POLICIA, MAIS NÃO QUER DIZER QUE TENHO QUE SER BABÃO COMO VC.Baba até quem não conhece.

    ResponderExcluir
  26. Nunca fiz nenhum comentário em anonimato, sou um visitante assíduo desse valoroso Blog, e gosto de opinar e comentar, sempre com o cuidado de não desmerecer ninguém, principalmente um companheiro. Em relação a essa matéria uma é o companheiro se capacitar até aí tudo bem, com certeza isso fará a diferença no dia a dia de cada um, é como diz PAULO FREIRE “"...aprender não é um ato findo.Aprender é um exercício constante de renovação...", agora em relação à usar o carro particular, etc. e tal, como o Cabo mesmo relatou aqui na entrevista que “Isso é o peso da responsabilidade. “Independentemente de qualquer falta, tenho o dever moral de suprir estas necessidades”, o companheiro ou qualquer outro que tenha esse mesmo pensamento que me desculpe, mas discordo plenamente, tentar suprir uma lacuna que é dever de quem? Será que é nosso? Perdoe-me, mas, desde o curso de formação até no cotidiano todos nós sabemos dos nossos deveres e das nossas atribuições.
    Espero que o Senhor não leve como uma ofensa, pois o que eu externei é minha humilde concepção.

    ResponderExcluir
  27. Rapaz apareceu tanto apaixonado pela PM que dá até arrepio,homem idolatria é pecado, ipocresia demais é doença e das brabas,POR AMOR É,faz-me rir.

    ResponderExcluir
  28. Ótimo comentário Reginaldo, você disse tudo e mais um pouco, parabéns.

    ResponderExcluir
  29. Esse cabo só vai sossegar quando levar a primeira cacetada, que o diga os policiais do batalhão mall, tinha um praça que consertava as viaturas do estado com suas ferramentas, as poucas horas de folga que ele tinha para estar com sua família eram às vezes sacrificadas para consertar as viaturas da PM que se quebravam, qual foi o pagamento que ele recebeu?
    R: Foi preso acusado pelo ministério público de roubo de gasolina, escolta de numerários, entre outros crimes. Apenas para satisfazer o ego dos "Beethowens" da vida. Não estou aqui para julgá-lo, mas não minha opinião ele é um idiota, a mesma sociedade que está aplaudindo-o será a mesma que irá crucificá-lo

    ResponderExcluir
  30. Se esse cabo realmente fosse formado em pedagogia, saberia que é um alienado e que enquanto ele tá enlouquecendo com estes cursos tem outros ganhando muito bem sem fazer nada lá em Brasília!

    ResponderExcluir
  31. Esses malucos que estão defendendo este outro, caiam na real e entendam que a sociedade está cagando para vocês, pois ela que clama por justiça é a mesma que leva você pro banco dos réus.

    ResponderExcluir
  32. Suor sempre polpa sangue e é no fogo q se funde o aço bom. Os invejosos e fracos de espírito só sabem criticar e mais nada. Parabéns pela garra e firmeza. Os cursos com certeza trazem experiência e preparo. Suas chances de sobreviver são maiores do q as dos q ficam esperando o tempo passar.

    ResponderExcluir
  33. Meu caro, a população quando cobra da PM está certa. Pois é nossa obrigação constitucional de atendê-la bem e d forma correta. Qual o seu papel diante a sociedade? Vc recebe salário? Então é nossa dever servir-la, prove-me o contrário!!!

    ResponderExcluir
  34. Dou maior valor qndo o cara é preparado!!! Mostra q tem capacidade e disposição em prestrar um bom serviço à população. Mente sã em corpo são; um homem preparado vale p dois.Está errado ficar fuxicando e sem trabalhar, prevaricando, sendo omisso etc!

    ResponderExcluir
  35. Caros Amigos

    Não falem sem saber da total realidade. Conheço o CB PM Kywal desde longa data. è um PM exemplar que emprega o que ganha na PM em sua qualificação, visto que o Estado não o faz. É realmente muito competente e preparado. Faz o trabalho como realmente deve ser e não fica brincando de polícia como muitos. Antes de criticar, vcs deveriam conhecer. Um cara amigo, que não tem essa besteira de hierarquira, repeita a todos e não se exime em ajudar quando preciso. UM PM DE VERDADE. Meu amigo Kywal, um grande abraço do ex soldado Mendes.

    ResponderExcluir