GOVERNO DO RN RECEBE SINDICATO DOS AGENTES PENITENCIÁRIOS

Cordialidade. Esse foi o clima da reunião entre o Secretário Chefe do Gabinete Civil, Paulo de Tarso Fernandes, e o Sindicato dos Agentes Penitenciários do Estado. A categoria veio apresentar a pauta de reivindicações ao Governo, que tem como pontos principais o reajuste e o aparelhamento dos agentes.

Reconhecendo as dificuldades financeiras do Governo, o Sindicato esperou o final das greves das outras categorias, para, com calma, conversar sobre assunto. Um relatório foi entregue ao Secretário Chefe do Gabinete Civil com a tabela de reajuste e a atual situação do sistema penitenciário do Estado.


Diferentemente das outras categorias, os Agentes Penitenciários não possuem um Plano de Cargos, Carreiras e Salários e dependem de uma mensagem a ser enviada para a Assembléia Legislativa para ter alterado os vencimentos.

Com o relatório em mãos, Paulo de Tarso disse que não poderia afirmar uma data específica para anunciar o reajuste e o percentual, mas que até setembro teria uma resposta afirmativa sobre o assunto. "Os agentes não serão tratados de forma discriminatória nem diferente das outras categorias, tudo será feito com maior clareza e responsabilidade", disse o secretário.

Também presentes a reunião, o presidente da Assembléia Legislativa, Ricardo Motta, e a deputada Gesane Marinho, assumiram o compromisso de celeridade do projeto que será apresentado na Assembléia para o reajuste dos vencimentos da categoria. Com relação ao Plano de Cargos, Carreiras e Salários, será formada uma comissão com representantes do Sindicato e da Secretaria de Estado da Justiça e da Cidadania (Sejuc) para discutir e apresentar uma proposta.

Outro ponto importante abordado na reunião foi o aparelhamento e o número de Agentes Penitenciários. Na Consultoria Geral há um projeto de criação de 600 vagas, mas a análise definitiva vai depender da saída do Estado do limite prudencial da Lei de Responsabilidade Fiscal, porém, doze vagas já poderão ser preenchidas ainda este ano pela vacância do quadro já existente.

O secretário da Sejuc, Thiago Cortez, disse que o Estado já recebeu dois carros cela, doados pelo Governo Federal, para auxiliar o trabalho dos agentes e que ainda vai propor ao Conselho Estadual do Fundo Penitenciário que sejam investimentos de mais R$ 400 mil reais para a compra de mais dois carros cela, armas e coletes.

Outra boa notícia foi a perspectiva, para a próxima semana, da assinatura da ordem de serviço para a construção de duas cadeias públicas, uma em Ceará-Mirim e outra em Macau. "Sabemos das dificuldades do sistema penitenciário, que é um problema nacional, mas, pela determinação da Governadora, estamos tomando providências o mais rápido possível, para dar tranquilidade a quem trabalha no setor e dignidade aos apenados", concluiu o secretário.

Assecom-RN

8 comentários:

  1. Com certeza eles irão conseguir o reajuste de salários que pretendem. São em pequeno número e o governo irá prontamente atende-los sendo mais uma categoria que deixará a gloriosa para trás.

    ResponderExcluir
  2. A diferença se mostra claramente: Ela recebeu "O sindicato" e não Os sindicatos, que vivem brigando pra saber quem aparece melhor para as próximas eleições municipais. Separação causa fraqueza, mas parece que nunca aprenderemos...é uma pena.
    Estudarei pra sair da gloriosa.

    ResponderExcluir
  3. O PROBLEMA DA PM É QUE AS NOSSAS REIVIDICAÇÕES NÃO PASSA DAS MÃOS DOS SECRETÁRIOS DO GOVERNO, E ESTES LÁ QUEREM SABER SE A PM TÁ GANHANDO RUIM, ELES NÃO QUEREM É INCOMODAR A GOVERNADORA, BESTAS SOMOS NÓS EM FICAR ESPERANDO QUE ESTES SECRETÁRIOS IRÁ SE SENSIBILISAR POR NÓS E APRESENTAR A NOSSA PROPOSTA À GOVERNADORA, POR ISSO QUE ATÉ HOJE A GOVERNADORA NÃO SABE DE PROPOSTA SALARIAL, HÁ QUATRO MESES QUE A PROPOSTA DO SUBSIDIO ESTAR PRONTA E ATÉ HOJE NÃO SAIU DAS GAVETAS,OU TALVÉS TENHAM ATÉ PERDIDO. DAQUI A POUCO VAI TER PM , PEDINDO BAIXA PRA SER GUARDA MUNICIPAL, AGENTES DA SEMOB , QUE TODO ESSE POVO TEM ASCENSÃO DE CARREIRA, HOJE GANHAM UM VALOR , E DAQUI A 2 OU 3 ANOS MUDAM DE CLASSE E O SALÁRIO VAI AUMENTANDO. ENQUANTO QUE AQUI NA PM UM SOLDADO VAI PRA RESERVA GANHANDO UNS 1980, GANHANDO UNS 170 REAIS A MAIS DE DIFERENÇA DOS QUE ESTÃO NA ATIVA, ISSO É UMA VERGONHA PRA NÓS ,E PRINCIPALMENTE PARA OS OFICIAIS QUE ESTÃO A FRENTE DESSA POLICIA TÃO DESMORALIZADA SALARIALMENTE E DESTIMULADA.

    ResponderExcluir
  4. A motivação que o policial militar tem em trabalhar nas ruas, combatendo a criminalidade é tremenda,não é? eu é que não tenho a minha vida a perder pela miséria que recebo, já estou a procura de um emprego pois a PM será o bico.

    ResponderExcluir
  5. Sabem por que o tratamento com os Agentes Penitenciários é melhor? Pq a governadora e sua corja imaginam o dia em que estarão atrás das grades e desse jeito tem que tratar bem a classe que irá alimentá-los! kkkkkkkkkk, até parece que no Brasil político vai para a prisão!

    ResponderExcluir
  6. é pessoal realmente é difícil conseguir alguma melhora nagloriosa, as outras categorias conseguem e a gloriosa esta cada vez mais ficando para trás.

    ResponderExcluir
  7. Minha gente precisamos de AJUDA URGENTEMENTE, nosso salário já era, será que vamos ter que pedir esmolas nas feiras, como era no passado, pra não passar fome?
    Todos os órgãos de Segurança estão ganhando pra PM/RN, ouvi dizer que os Guardas Municipais ganham R$2.100,00 e trabalham 01 dia e folgam 06, me corrijam se estiver errado. Outra são os Garis, tbm tão ganhando mais que um PM que arrisca a sua vida em proteção da sociedade que não tá nem aí se o PM passa necessidade ou não.
    Pelo andar da carruagem não sei aonde vamos parar, ou melhor; sei sim, mas prefiro não comentar pra não desestimular ainda mais o efetivo.
    Será que esse "povo" tão cego, a Governadora dizer que não sabe das necessidades do PM's, ela é doida? Não acessa internet não, não ler jornais? Será que ela sobreviveria com um salário desse?
    NUNCA NO BRASIL!!!
    A Polícia Militar trabalha muito mais e se expõe muito mais do que todos os òrgãos de Segurança e somos os mais massacrados.
    Quando vimos um mendigo, maltrapilho, há quem diga que essa pessoa é a escória da sociedade, então, A PM é a escória dos órgãos do Estado, sempre vista em último plano.
    Somos os "paus mandados" de tudo quanto é serviço.
    Quando a Polícia Civil pára; manda a PM;
    Calamidade pública: manda a PM;
    Carnatal, carnaval, Eleições, 7 de Setembro, manifestações grevistas, manda a PM. Enfim servimos só pra dar nome a alguns governantes, e nossa barriga como fica. Será que meu filho(a) vai querer ter um pai ausente e que ganha um salário de fome, não têm folga digna, permanece longe da família tirando "extras" pra ver se dar algum tipo de conforto em casa. De que isso vale a pena?
    Pelo menos aqui no meu BPM, toda a tropa está muito insatisfeita e não querem mais dar o "sangue" mais por nada não. Acabou!
    Não mais nos arriscaremos a troco de mizéria, enquanto não fomos valorizados infelismente irá refeltir na sociedade, que não tem culpa nenhuma; em parte, Não somos Vídeo game que temos várias vidas. Quando formos valorizados aí sim; voltaremos a valorizar os outros.
    O Governo finge que nos paga bem, e nós fingimos que trabalhamos bem.
    ACABOU!!!

    ResponderExcluir
  8. CONCORDO COM OS COMPANHEIROS,E A GOVERNADORA QUANDO FOI ENTREGAR ALGUMAS VIATURAS E EQUIPAMENTOS
    COMO POR EXEMPLO COLETE BALÍSTICO:SABEM COMO ELA SE PRONUNCIOU QUANDO ENTREGOU OS COLETES? "É CONSEGUI JUNTAR UNS TROQUINHOS E COMPREI OS COLETES"
    VOCÊS IMAGINEM SÓ COMO NÓS SOMOS VALORIZADOS E NEM COMENTOU SOBRE SUBSIDIO É GUERREIROS DE RUA É SÓ PAU NA NUCA.
    QUEM ESTAVA NA FORMATURA DE ENTREGA VIU.

    ResponderExcluir