GOVERNO DO RN LANÇA "COMUNIDADE EM PAZ" E ENTREGA EQUIPAMENTOS À PMRN

O Programa "Comunidade em Paz", composto por quatro projetos - Ronda Cidadã, Patrulhamento Inteligente, Bases Integradas de Segurança Pública e Olhar Seguro - será lançado pela governadora Rosalba Ciarlini, nesta quinta-feira (14), às 9 h, no Quartel do Comando Geral da Polícia Militar do Rio Grande do Norte.

O Ronda Cidadã será implantado em 23 Bases de Polícia Comunitária já existentes na capital. Inicialmente, três delas já foram reformadas no bairro Nossa Senhora da Apresentação, justamente as que servirão de piloto para a novidade na zona Norte de Natal: Parque dos Coqueiros, Planície das Mangueiras e Jardim Progresso. Cada uma das 23 Bases receberá uma viatura tipo Astra, dois computadores - sendo um notebook, além de móveis novos, que proporcionarão conforto e funcionalidade aos policiais e moradores das áreas beneficiadas. Essa parte da zona Norte foi escolhida para iniciar o "Comunidade em Paz" a partir do estudo feito pela Subcoordenadoria de Estatística e Análise Criminal (SEAC), que apontou ser esta região da cidade a mais necessitada de uma presença mais firme do policiamento ostensivo, para inibir a criminalidade e, consequentemente, oferecer uma maior sensação de segurança para a população.

As viaturas do Ronda Cidadã serão equipadas com um bastão eletrônico, que registrará a passagem dos veículos em pontos determinados da área que a respectiva Base atenderá, uma modalidade de fiscalização eletrônica já empregada pela iniciativa privada, para assegurar que o patrulhamento está sendo feito de acordo com o planejamento.

O Patrulhamento Inteligente terá como objetivo buscar informações da população, que servirão para direcionar as próximas ações. Policiais militares, a pé e montados em cavalos, percorrerão ruas, avenidas, vielas, enfim, toda a comunidade, colhendo dados que serão repassados ao Serviço de Inteligência da Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed), para dar início às investigações.

A Ronda Cidadã e o Patrulhamento Inteligente começam a funcionar logo após o lançamento, com o emprego de policiais que foram requalificados dentro da nova filosofia de policiamento comunitário. As Bases Integradas de Segurança Pública e o Olhar Seguro virão em seguida, provavelmente até o final de 2011.

As Bases Integradas de Segurança Pública agregarão policiais militares, guardas municipais e policiais civis. Funcionarão de segunda à sexta-feira, das 8 às 19 horas, e aos sábados das 8 horas ao meio-dia. Nelas serão registrados boletins de ocorrência e haverá um policial civil experiente, que funcionará como conciliador, enviando para as Delegacias de Plantão somente os casos que não possam ser resolvidos ali mesmo, como uma discussão entre vizinhos e uma ameaça, por exemplo. Os guardas municipais estarão em contato com os colegas e vigias municipais - que serão treinados - que estão dando segurança aos equipamentos como postos de saúde, escolas, praças, clubes de mães, etc.

O projeto Olhar Seguro funcionará a partir da integração de servidores públicos municipais que trabalham como vigias com o Centro Integrados de Operações de Segurança Pública (CIOSP), através da Guarda Municipal. Os vigias serão lotados na Secretaria Municipal de Defesa Social, receberão uniformes e rádios-transmissores tipo HT, que permitirão o acionamento do reforço, que estará sediado nas Bases. Dessa forma, espaços públicos ficarão livres das ações de vandalismo e de outros tipos de delitos.

SEGURANÇA NO INTERIOR DO ESTADO

O programa "Sertão Seguro" será implantado no Estado até o final deste mês e levará ações de policiamento ostensivo ao interior, onde equipes de policiais militares farão patrulhamento exclusivamente em áreas onde o índice de criminalidade está deixando a população temerosa. Levantamentos estão sendo feitos há cerca de três meses, pelo Serviço de Inteligência da Sesed e da Polícia Militar, onde os pontos críticos estão sendo mapeados.

Veículos potentes e policiais fortemente armados circularão em locais e horários onde os criminosos costumam agir, principalmente na periferia de alguns municípios potiguares.

MATERIAL QUE SERÁ ENTREGUE

Nesta quinta-feira (14), durante o lançamento do Programa "Comunidade em Paz", serão entregues pelo Governo do Estado os seguintes equipamentos, para melhorar as condições de trabalho dos policiais militares:
  • 23 veículos tipo Astra, para as Bases de Polícia Comunitária;
  • 02 caminhonetes tipo S10, que serão utilizadas pelos oficiais de operações das zonas Oeste (9º. Batalhão da PM) e Norte (4º. Batalhão da PM);
  • 04 caminhonetes tipo Ranger, que serão entregues ao Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), para serem empregadas no "Sertão Seguro";
  • 06 caminhonetes tipo L-200, que serão utilizadas pela Companhia Independente de Polícia Ambiental (CIPAM);
  • 462 coletes à prova de bala e
  • 160 pistolas tipo Taser (não letal).

Fonte: Agência RN

10 comentários:

  1. Alguma coisa desse arsenal vai pra o 11bpm???? Coronel mande pelo menos uma pistola pra o 11bpm.... la se o praça não comprar spray de pimenta a unica ação é com bastao..

    ResponderExcluir
  2. gostaria muito de ouvir que governo lança além disso que tb é importante..que governo lança plano de cargos e carreira e aumento parcelado para os PMs. isso era verdadeiramente motivado.

    ResponderExcluir
  3. Interessantíssimo. A polícia Civil entrou em greve, e conseguiu a maioria, senão todas as reivindicações pelas quais lutavam. Inclusive aumento salarial. A Polícia Militar, por outro lado, veja o que recebeu, mais viaturas e equipamentos para TRABALHAR MAIS, igual A ESCRAVOS DO GOVERNO. Eita que coisa bacana para nós, heim?!...

    ResponderExcluir
  4. Até quando vao se iludir, nossa população precisa acordar, por mais conforto que se tenha, se nao houver uma remuneração digna, o policial continuara desmotivado.

    ResponderExcluir
  5. Aparentemente parece bom.Tomara que melhore o nosso cotidiano e também do cidadão.Me parece que esse projeto está dando no certo no Ceará e possa ser que funcione aqui no RN.Também esperamos que um salário que atenda as nossas necessidades seja implantao neste projeto.

    ResponderExcluir
  6. Bom projeto!Será que está incluído um bom aumento para os PMs.Tomara que sim.

    ResponderExcluir
  7. COMO É QUE PODEMOS ACEITAR UMA SITUAÇÃO DESSAS: O AGENTE DE POLICIA CONSEGUIR TODOS OS BENEFÍCIOS POSSÍVEIS E O POLICIAL MILITAR, O REAL COMBATENTE DO CRIME, POIS ESTÁ NAS RUAS 24 HORAS POR DIA RECEBER APENAS INSTRUMENTO DE TRABALHO E TER O SEU SALÁRIO DUAS OU MAIS VEZES ABAIXO DO DA POL. CIVIL. PORQUE NÃO EQUIPARÁ-LOS? AS ASSOSSIAÇÕES, PORQUE NÃO SE PRONUNCIAM? ESTÃO RECEBENDO CALA-TE BOCA?

    ResponderExcluir
  8. Salários dos outros a parte, faço uma perguntinha só: E O SALÁRIO????

    Carros, coletes, armas e munições, revitalização de bases, de projetos...Aliás que falta de criatividade não? Ronda Cidadã, tá mais parecendo com a do Ceará a tal da Ronda do Quarteirão que só ronda o quarteirão das praias, e, inclusive as viaturas da tal Ronda, não podem ultrapassar os 60KM...kkkk
    Brincadeiras a parte, dinheiro para máquinas tem, agora para valorização salarial, não tem...FALA SÉRIO!

    ResponderExcluir
  9. É meus amigos, ganha mais quem trabalha menos e com a inteligencia.Como a PM não trabalha com inteligência tem que ganhar pouco mesmo.

    ResponderExcluir
  10. É UMA TRISTEZA O QUE FAZEM COM OS PRAÇAS DA PM/RN, OS OFICIAIS RECEBEM UM SALÁRIO INSIGNIFICANTE, ENTRETANTO, TEM AS GRATIFICAÇÕES PARA CALAREM A BOCA. PARABÉNS POLÍCIA CIVIL, COM DELEGADOS INTELECTUAIS QUE AJUDAM SEUS AGENTES E ESCRIVÃES A REIVINDICAR SEUS DIREITOS, AO CONTRÁRIO DOS OFICIAIS DA PM/RN QUE PERSEGUEM OS PRAÇAS QUE LUTAM PELOS DIREITOS NÃO SÓ DESTES, MAS TAMBÉM DAQUELES.

    ResponderExcluir