GOVERNO DO RN ENVIA À AL PROJETO DE LEI QUE CRIA NOVA CONDIÇÃO PARA PROMOÇÃO A CORONEL E ESQUECE OS PRAÇAS

A Governadora do Estado, Rosalba Ciarlini, encaminhou à Assembléia Legislativa um Projeto de Lei que estabelece uma nova forma de promoção ao posto de Coronel PM.

Caso seja aprovada, o tenente-coronel que possuir no mínimo 30 anos de exercício da função policial militar, tenha figurado três vezes em Quadro de Acesso por Merecimento, seja excedente ao Quadro de Oficiais e que esteja preste a ser transferido para a reserva remunerada. Será promovido ao posto de coronel, mediante decreto do governador.

Enquanto isto, o soldado, cabo ou sargento que for para reserva, após ter servido a sociedade durante 30 anos e ter atendido ocorrências e arriscado a vida (devida à função) mais que todos os oficiais juntos, não são promovidos a nada. Estes policiais devem ser mais valorizados e reconhecidos, pois são estes que entregam a vida à sociedade.

O candidato que entra como oficial tem a perspectiva de chegar no mínimo ao posto de Major, já entrando como praça o mesmo não passará de soldado. Pois para ser promovido à graduação seguinte deve realizar novo concurso, algo que não acontece entre os oficiais. Sendo que há 14 anos não acontece um concurso para sargento. Isso é um descaso!

O atual texto do Estatuto dos Policiais Militares do Estado do Rio Grande do Norte (Lei nº 4.630/76) prevê que "não haverá promoção de policial militar por ocasião de sua transferência para a reserva remunerada ou de sua reforma".

Escrito por Cabo Heronides, tendo como fonte Blog da Soldado Glaucia.

30 comentários:

  1. Muito bem precisamos denunciar este absurdo.
    Porque beneficiar somente os Tenentes Coroneis, coitadinhos, vamos vê sim todos merecem uma oportunidade, justa mehoria de salários e que tenha ascenção´profissional.

    ResponderExcluir
  2. Tenho cada dia mais vergonha dessa PMZINHA !

    ResponderExcluir
  3. É INCRIVEL o que se faz com os praças, só quem são beneficiados são os oficiais, e ainda têm praças que querem resolver o problema do mundo, vamos dar um basta a isso, e só fazzermos o feijão com a arroz.

    ResponderExcluir
  4. NADA MUDOU.....ESSA INSTITUIÇÃO AINDA SE DIZ SERIA....ISSO É UMA PALHAÇADA

    ResponderExcluir
  5. Vergonha!!!

    O pior é que esse absurdo é escancarado pra todos verem.

    Qual o serviço que um tenente coronel tem na PM que um soldado não tem???

    Eu sei... Mas é melhor ficar calado

    ResponderExcluir
  6. Quantos oficiais morreram em combate aqui no RN, quantos? A nossa sociedade era para ser a primeira a defender melhores condiçoes para os praças, pois uma remuneração digna resultaria em uma policia (praças)mais disposta a dar seu sangue por uma sociedade que a valorize.

    ResponderExcluir
  7. Elementar meus caros amigos.Banquete para os celebres-cérebros e migalhas para as formigas laboriosas.
    Mais uma vez percebo que as teorias de Maquiavel se cumpre ao pé da letra:os fins justificam os meios.Estudem.Aspiremos novos horizontes.Isto está cheirando mau!Até parece que o governo se utiliza de estratégia, beneficiando os maiores para não cumprir o que é de direito dos menores.

    ResponderExcluir
  8. Isso, é verdadeiramente lamentavel a atitude de nosso governo, sera que os Sres. Deputados vão aprovar um projeto desseses, sem fazer alteração, cabe as nos prejudicados nos revoltarmos e marcamos presença na AL, e reinvidicar aos Sres. Deputados, da oposição e também os aliados da Governadores, q realmente é uma vergonha, um deresrepeito imerecido para a categoria das praças da PM que representa menos de 5% (cinco por cento da PM), tamnaha injustiça social e trabalhista, quem é a base da piramide, quem trabalha executa, esta esquecidos.
    Agora caros colegas os principais culpados somos nós que não temos conciencia de poder que temos. União, União, União, e idignarmos e nao calarmos a boca, e nos unirmos em contra a tirania, desse governo.

    ResponderExcluir
  9. Não desmerecemos os Ten.Cel ou seja qualquer outro o grande absurso é antiisonomia, e antieetica,e desrespeito de todos os policiais militares em geral.

    ResponderExcluir
  10. PMZINHA? saia dela, rapaz.... vá ser RICO em outra Instituição "Séria".
    VERGONHA? é pedir nas ruas...
    FEIJÃO COM ARROZ? vc sabe pelo menos fazer isso? parabéns.
    ESTÃO INSATISFEITOS?
    CORAGEM... PEÇAM PRA SAIR.
    A PM TÁ CHEIA DE PARASITAS QUE SÓ RECLAMAM E NÃO FAZEM NADA.
    A SOCIEDADE AGRADECE.

    ResponderExcluir
  11. SE EU FOSSE DEPUTADO NAO ACEITAVA ESTA MENSAGEM DESTA GOVERNADORA TANTA COISA PARA ELA FAZER E ELA ESTA PREOCUPADA COM ESTES TC PORQUE A SENHORA NAO PROMOVE OS PRACAS COM 15 ANOS COMO MANDA A LEIS NAO EXISTE UM PROJETO QUE BENEFECIE SD CABOS SGTS A GRANDE MASSA DESTA PM OHLA OS FLAGANTES SO PRACAS TA NA HORA DE ACABAR COM ESTA MANIA DE QUE OS OFICIAIS SAO OS UNICOS NESTA PM SERA QUE OS TC NAO SENTEM VERGONHA DISTO

    ResponderExcluir
  12. e assim que o governo olha os praça comum niquem nos não temos família não temos DIREITO A NADA SÓ DA AVIDA POR NADA MUITO BOM GOVERNADO E O COMANDANTE DA POLICIA MILITAR

    ResponderExcluir
  13. Estou a maiis de 20 anos nessa POLIÇA, e tem como entender essass sacanagens, o que deve ser feito é as associações procurarem um meio de entrar na justiça conttra isso, ou então realiizar uma greve, mais infelizmente isso não é possível, pois o CHOQUE, ROCAM, CPRE, TURISMO não parão. Como teremos sucesso se dentro da própria policia existem coverdes.

    ResponderExcluir
  14. FAÇAM O SEGUINTE: O GOVERNO FINGE QUE SE PREOCUPA COM A SEGURÂNÇA PÚBLICA E NÓS FINGIMOS QUE TRABALHAMOS.

    ResponderExcluir
  15. Qual é a resposta das entidades representativas da classe sobre este fato? Acredito que tem cala- boca por ai.

    ResponderExcluir
  16. Não devemos ficar calados, vamos a luta!
    CADÊ AS ASSOCIAÇÕES,
    Com a palavra os presidentes.

    ResponderExcluir
  17. Quem reclama em ser soldado então estude p ser um oficial. Aí vc chegará a galgar o posto d tenente-coronel.

    ResponderExcluir
  18. Isso, continuem votando nos mesmos candidatos, a culpa é de todos nós q elegemos essa corja, q não mudou em nada. Pelo menos eu posso dizer q não votei nela, nem muito menos eu seu adversário político.

    ResponderExcluir
  19. ai eu pergunto tata verdade e tanta mentira nesse cometários. será que o CMT da PM CEL.araújo não v esse cachorrada e toma uma atitude de verdade?

    ResponderExcluir
  20. O que falta acontecer?Sabemos que por natureza independente da graduação ou do posto somos sacos de pancada dos gestores.Agora seria bom dividir um pouco do bolo com as praças que possuem o mesmo valor dos Tenentes-Corenéis.Somos todos úteis!!!!!!!!!?????????

    ResponderExcluir
  21. Quem é que nao sabe que dentro dessa instituiçao as coisas so giram em torno dos oficiais? Quem é que nao sabe que quando estamos tentando nos movimentar para conseguir melhores condiçoes o governo chama logo os oficiais e dao uma gratificacao pra eles, para que com seu autoritarismo nos amecem e consigam nos desencorajar. Entao nao tenha nem duvida que esse projeto vai ser aprovado, pois nao seria se fosse para beneficiar os praças. Entao caros companheiros ou nos juntamos e fazemos greve branca "tolerancia zero" ou estudemos para outros horizontes ou aguetemos calados.

    ResponderExcluir
  22. E engraçado, todos reclamam,reclamam e reclamam mais quando é para nos unirmos junto a ssociação afim de obter melhorias 90% desses que so sabem reclamer não aparecem falar e facil, dificil e fazer...

    ResponderExcluir
  23. não adianta reclamar,o govrno governa para os mais fortes(ou seja quem rouba mais)e controla os fracos nao adianta muito associação união de pobre não tem força.

    ResponderExcluir
  24. MUITOS ESTÃO RECLAMANDO SEM SABER DE QUE...
    SOU OFICIAL DA PMRN (MAJOR), PASSEI 04 ANOS NA ACADEMIA DA BAHIA, DEPOIS DE TER PASSADO 05 COMO PRAÇA (SD E CB-FINAL DOS ANOS 80 INICIO DOS ANOS 90-GOV. ZÉ/JAJA). PASSEI MAIS DE 04 ANOS COMO TENENTE E 09 ANOS COMO CAPITÃO, SEMPRE NA LINHA DE FRENTE, COMANDANDO PELOTÕES E COMPANHIAS POR ESSE RINCÃO POTIGUAR. PRIMEIRO PORQUE NÃO TENHO CORAGEM DE PEDIR A UM POLÍTICO PARA SER PROMOVIDO, DEPOIS ATADO A UMA LEGISLAÇÃO ANTIGA, QUE NÃO OFERECE PERSPECTIVA DE ASCENÇÃO PARA AQUELES QUE REALMENTE MERECEM. TEMOS QUE ACEITAR AS MUDANÇAS, O NOVO PROJETO NÃO VAI PREJUDICAR NENHUMA PRAÇA, PELO CONTRÁRIO VAI ABRIR UM CAMINHO PARA QUE OS VERDADEIROS REPRESENTATES DA CATEGORIA PAREM DE PENSAR EM POLÍTICA E APRESENTEM IDÉIAS NOVAS, QUE SEJAM REALMENTE VIÁVEIS E QUE ESTEJAM DENTRO DOS PARÂMETROS DE NOSSA REALIDADE. VAMOS APROVEITAR O MOMENTO EM QUE TEMOS NO COMANDO PESSOAS QUE DEMONSTRAM INTERESSE PELA BUSCA DE MELHORIAS PARA A INSTITUIÇÃO E SEUS INTEGRANTES. APRESENTEMOS SUGESTÕES, NÃO CRÍTICAS ÀQUELAS QUE JÁ FORAM APRESENTADAS. NÃO PODEMOS CRIAR BARREIRAS ENTRE OFICIAIS E PRAÇAS, SÃO NÍVEIS DIFERENTES, POIS A PRÓPRIA LEGISLAÇÃO ASSIM OBRIGA, E UM COMPLETA O OUTRO, MESMO PORQUE TODA INSTITUIÇÃO QUE SE PREZA TEM UMA ORGANIZADA HIERARQUIA, SEJA CIVIL OU MILITAR.
    UM ABRAÇO A TODOS, ESTOU NO CIOSP... SE PRECISAREM, CONTEM COM MEU APOIO.
    MAJ QOPM KEGINALDO

    ResponderExcluir
  25. Não seja objeto, tenha objetivos12 de julho de 2011 12:25

    Na verdade, nós somos mais fortes do que pensamos pois, somos maioria, quem elege os que estão no poder somos nós, a maioria. Só que infelizmente temos muitos praças que são puxa-sacos ou tem medo de oficiais e nem sequer brigam pelos seus direitos, e sabemos que, enquanto a corporação estiver com medo de oficiais vamos ser massacrados pro resto da vida, isso é nada mais nada menos um dedinho de alguns deles, não conheço muitos oficiais que querem o nosso bem não e, me provem se eu estiver errado. Temos que mudar nossas idéias. sabemos que num adianta ficarmos apenas em palavras temos que colocar nossa moral em ação... se todos forem unidos como a civil por exemplo, agente conquista nosso ideal. Hoje a PM virou os ASG's do Estado e ate mesmo do Brasil (não desmerecendo os ASG'S), limpam a bagunça de todo mundo e recebem uma mixaria pelo serviço sem falar da humilhação no nosso dia-a-dia, como ter que trabalhar doente ou se chegar atrasado ter que responder ou até mesmo ter que fazer extras gratuitas, isso é um absurdo. chega de tanta humilhação. Eu lavei minhas mãos, enquanto o estado finge que me dá melhores condições de trabalho eu finjo que trabalho. Mas quando disserem, "vamos a luta" meus irmãos eu brigarei até minha ultima gota de sangue cair. As grandes conquistas dos melhores ideais deste mundo, foram ganhas através de grandes batalhas e no final mesmo com muita perda a busca dos ideais foram alcançadas.
    "Primeiro eles te ignoram, depois riem de você, depois brigam, e então você vence. - Mahatma Gandhi"
    "A alegria está na luta, na tentativa, no sofrimento envolvido e não na vitoria propriamente dita. - Mahatma Gandhi"
    "Derrota após derrota até a vitória final. - Che Guevara"
    Nas grandes batalhas da vida, o "primeiro passo para a vitória é o desejo de vencer. - Mahatma Gandhi"
    "Só é digno da liberdade, como da vida, aquele que se empenha em conquistá-la. - Johann Goethe"
    "Não diga que a vitória está perdida se é de batalhas que se vive a vida. - Raul Seixas"

    ResponderExcluir
  26. Pobres diabos.Nos praças da PM e que somos culpados,culpados por não acreditar que temos força,culpados por a seitar tudo que é imposto.Temos o que merecemos.Quando existe protestos em prol de melhorias,comparecem apenas algumas centenas em um total de mais de 9mil homens.Estatuto novo?Nunca será aprovado.Os interesses importantes são os da minoria que controlam os praças no cabresto.Melhorias continuaram acontecendo e quem sabe criem uma nova vantagem para os oficiais.Nossa função é atender ocorrências e respondermos por elas.Acho que devemos ficar satisfeitos com apromoção de cabo juruna,pois muitos com mais de 21 anos de praça ainda não receberam.

    ResponderExcluir
  27. circo Brasil, aqui o palhaço é você!

    ResponderExcluir
  28. O militarismo é uma instituição arcaica e falida, vamos acabar com essa doença, demilitarizar já!!

    ResponderExcluir
  29. É preciso colocar uma coisa na cabeça, oficial sempre vai ser pelo o oficial e sempre contra o praça. é uma doença sem cura.

    ResponderExcluir
  30. NÃO SOU OFICIAL DE POLÍCIA, MAS ESTOU COM O MAJOR KERGINALDO, QUANDO ELE DIZ: "...O NOVO PROJETO NÃO VAI PREJUDICAR NENHUMA PRAÇA, PELO CONTRÁRIO VAI ABRIR UM CAMINHO PARA QUE OS VERDADEIROS REPRESENTATES DA CATEGORIA PAREM DE PENSAR EM POLÍTICA E APRESENTEM IDÉIAS NOVAS, QUE SEJAM REALMENTE VIÁVEIS E QUE ESTEJAM DENTRO DOS PARÂMETROS DE NOSSA REALIDADE. VAMOS APROVEITAR O MOMENTO EM QUE TEMOS NO COMANDO PESSOAS QUE DEMONSTRAM INTERESSE PELA BUSCA DE MELHORIAS PARA A INSTITUIÇÃO E SEUS INTEGRANTES. APRESENTEMOS SUGESTÕES, NÃO CRÍTICAS ÀQUELAS QUE JÁ FORAM APRESENTADAS. NÃO PODEMOS CRIAR BARREIRAS ENTRE OFICIAIS E PRAÇAS, SÃO NÍVEIS DIFERENTES, POIS A PRÓPRIA LEGISLAÇÃO ASSIM OBRIGA, E UM COMPLETA O OUTRO, MESMO PORQUE TODA INSTITUIÇÃO QUE SE PREZA TEM UMA ORGANIZADA HIERARQUIA, SEJA CIVIL OU MILITAR".

    Não podemos mais ficar alimentando brigas internas, discussões que não levam a nada, só aumenta o apartheid institucional que há séculos fomenta a tristeza dos nossos companheiros honestos e trabalhadores.
    Temos que focar em algo edificador e não ficarmos colhendo migalhas, choramingando pelos cantos, usando de vitimologia, para tentar justificar a nossa incompetência em brigar por aquilo que queremos.

    Somos vítimas sim de politiqueiros que sobrevivem em nosso meio que usam de sua esperteza para tentar nos ludibriar, dizem que estão na luta, vestem as camisas, cobram descontos no contra cheque no fim do mês, vivem como classe média, pois o sindicalismo proporciona isso, infelizmente, dai depois só perdemos, falta seriedade, mas também falta e muito é de vontade de se libertar desse tipo de dependência política que temos.

    Um dia desses ouvi um colega de outro Estado falar o seguinte: "A PM é como um urso gigante, preso a um pé de coentro..."
    Ou seja, de quem será a culpa pela nossa mazela?

    ResponderExcluir