ASSOCIAÇÕES REÚNEM-SE COM O COMANDO GERAL DA PMRN

Ontem, quarta, dia 13/07/2011, representantes de todas as associações de praças e de oficiais da PM e BM se reuniram com o Coronel Araújo (cmt geral da PM/RN) no QCG para tratar de assuntos de interesse da categoria.

O primeiro ponto a ser debatido foi o andamento da proposta de subsídio entregue ao governo do Estado a cerca de 40 dias pelas entidades e pelo próprio cmt geral. O coronel Araújo informou que a proposta está na mesa de Drª Tatiana (consultora geral do Estado) em meio à outros processos mas que solicitou a mesma que desse prioridade ao subsídio em virtude das dificuldades enfrentadas pela categoria. 

O cmt geral informou ainda que acredita na sensibilidade do governo e que a expectativa é que haja um parecer jurídico positivo após o segundo quadrimestre deste ano, ocasião em que provavelmente o Estado estará em situação financeira mais favorável. 

Na referida reunião o cmt geral ligou para a Drª Tatiana e passou o telefone para o Sargento Eliabe (presidente da ASSPMBM) o qual conversou por alguns minutos com a consultora geral e reforçou a necessidade de celeridade da tramitação do projeto de subsídio. 

O Coronel Araújo informou ainda que tem mantido contato permanente com o chefe do gabinete civil (Paulo de Tarso) além de outras pessoas ligadas ao núcleo do governo e que os mesmos já estão cientes da defasagem salarial e da disparidade de valores entre os vencimentos dos policiais militares em comparação com outras categorias da área de segurança pública. 

O Soldado Jadson, presidente da APRAM, se dirigiu ao cmt geral e perguntou sobre alguns boatos que tem surgido no meio dos praças e de alguns oficiais de que já existe data, número de parcela e valor do subsídio sendo que o Coronel Araújo informou que até a presente data não existe nada definido a este respeito e que isso não passa de boatos infundados. 

Como segundo ponto da reunião as entidades solicitaram agilidade também na apreciação e elaboração de parecer técnico da proposta de Estatuto por parte da assessoria jurídica da PM/RN para que o mesmo possa ser encaminhado o quanto antes ao governo do Estado. 

O projeto do novo estatuto elaborado pelas entidades já foi entregue ao cmt geral a vários dias e desde então aguarda parecer de sua assessoria para seguir tramitação. 

Por fim foi abordado a situação ocorrida no batalhão de Assú na semana passada sendo que foi explanado que a PM precisa adotar uma mudança de postura frente às dificuldades enfrentadas no dia a dia, ou seja, ninguém deve ser pressionado a dar “jeitinhos” ou fazer “gambiarras” para suprir a falta de investimentos do Estado, sendo que as associações irão emitir orientações baseadas em princípios legais para que os policiais saibam como se comportar diante de ordens ilegais por exemplo, e com a falta de estrutura para o serviço operacional e administrativo. 

Isso visa forçar o Estado a fornecer todos os meios necessários para que a PM possa desempenhar suas funções bem como evitar que fatos como os que aconteceram com os companheiros de Assú venham a ocorrer com outros policiais. 

O Tenente-Coronel Mendonça (presidente da ASSOF) informou ainda que a Associação de Oficiais entrará com ação judicial visando impedir que a PM/RN seja obrigada a fazer a segurança em eventos de cunho particular tais como Carnatal e jogos de futebol em estádios. 

Ficou também definido que os representantes de entidades iriam procurar a governadora do Estado na formatura de hoje no QCG para conversar sobre o subsídio e explanar as reivindicações da categoria. Participaram da reunião o Comandante Geral com parte de seu Estado Maior, Associação de Oficiais, ASSPRA, APBMS, ASSPMBM, ACS, ASPRA, ABM e APRAM. 

Fonte: APRAM

10 comentários:

  1. pelo que posso ler nem se quer falaram sobre concursos ou cursos de abilitação para cbs e sgts porque?

    ResponderExcluir
  2. MAIS UMA VEZ A CIVIL TUDO CONSEGUE! ATÉ EXPULSAR POLICIAS QUE FORAM UTILIZADOS PORA FAZER SERVIÇOS DE POLICIA E AGORA DEPOIS DÁ A VELHA "RASTEIRA" SEI QUE NAUM É SERVIÇO DA PM, MAIS MOSTRA A CONSIDERAÇÃO QUE TEM PELA PM, LAMENTAVEL! E A PM/RN ANDANDO A PASSOS DE TARTARUGA SEM CONSEGUIR NADA EM SALARIOS, ESTATUTO, CODIGO DE ETICA, SUBSIDIOS ENFIM SÓ PAPA NA BOQUINHA, UMA VERDADEIRA VERGONHA E AS ASSOCIAÇÕES EM PARTE ACEITANDO TUDO COM MUITA PACIÊNCIA, É DIFICIL CONSEGUIR ALGO DESSA FORMA, TEM MUITA GENTE QUERENDO GANHAR NOME COM TANTAS REUNIÕES, ASSEMBLEIAS ETC...MAIS NOVIDADES ATÉ AGORA NADA, NADICA DE NADA...BOA SORTE A TODOS E ABRAM OS OLHOS PARA QUEM ESTÁ A SEU REDOR.

    ResponderExcluir
  3. criaro uma comissao de promoções para os oficiais que ja são e promovido toda tempo e em quanto os trabalham dando sngue que passa ate 30 anos para ser promovido

    ResponderExcluir
  4. Ou seja, de concreto mesmo...NADA!

    Reuniões, encontros, conversas, mas nada resolvido, as outras categorias já receberam sinalização para final de setembro deste ano, já começarem a receber as suas atualizações salariais, e nós só promessas para santinho não virar de cabeça para baixo.

    Outro ponto preocupante, é que várias clásulas do tal Novo Estatauto, vão sofrer ações diretas de inconstitucionalidade, pois se li a minuta correta, vários ítens teriam que ser revisados para não ferir a Carta Maior do Estado Brasileiro.

    Com relação as promoções, concursos públicos para seleção, vejo com preocupação, porquê é como discutimos há algum tempo, nossa corporação está ficando cada vez mais leiga, admitindo profissionais abaixo da média exigida para esta função, ao invés de evoluir, estamos involuindo, a verdade é que deveríamos está rumando ao nível superior didático e não admitindo mais ensino médio fundamental, não é a era do policiamento inteligente?

    Quanto a essas promoções por tempo de serviço, não vejo com bons olhos, me perdoem quem espera tão somente por isso, entendam que é quase um atestado de incompetência. Promoções não podem ser medidas por esforços repetitivos, mas por ascenção de nível através de testes períódicos. Por isso é que temos que rumar para o nivel superior. Agora, para nivelar os profissionais que já se encontram inseridos no contexto, então teremos que usar da promoção por tempo, aliadas com a graduação superior, provisoriamente, só até todos chegarem ao mesmo nível comum.

    Uma coisa que acho também bastante esquisito é o Código de Ética, ninguém mais fala nele, em que pé se encontra?

    Não há Ética sem salários dígnos, não há ascenção profissional sem um Estatuto sólido e baseado na justiça social e cidadania.

    De resto senhores é a Ronda Cidadã...Astras e pick ups do Sertão Seguro...Até quando ninguém sabe, a durabilidade útil dos equipamentos é que vão dizer.

    Dentro dessa ótica, vi uma entrevista do Senhor secretário de Segurança falando da implantação do policiamento inteligente...Cópia do modelo fracassado do tal policiamento comunitário importado de outros países com realidades bem diferentes do nosso, começando pelas condições de vida dos seus profissionais. Ou seja, só fala bonita.

    Senhores, não contemplo muitas mudanças em curto prazo não...INFELIZMENTE.

    ResponderExcluir
  5. O QUE NOS ENFRAQUECE MUITO, É ESSE REGULAMENTO MILITAR,QUE SÓ EXISTEM EM PAÍSES SUB-DESENVOLVIDOS,VEJAM BEM A POLICIA CIVIL CONSEGUIU PLEITEAR SUAS REINVIDICAÇÕES,SEM O ESTADO FAZER TERRORISMO,AMEAÇAS DE EXPULÇÃO E OUTRAS COISAS MAIS,MAS SE FOSSE A PM MEUS AMIGOS,OS PRIMEIROS A SE POSTAREM CONTRA O MOVIMENTO SERIA NOSSOS PRÓPRIOS COMANDANTES,POR MEDO DE PERDEREM SEUS CARGOS,GRATIFICAÇÕES,ATRASO DE PROMOÇÕES E POR AI VAI,É MUITA COVARDIA NA PM.FICAM TODOS ELES LÁ,COM INTERESSES POLÍTICOS,EMPURRANDO COM A BARRIGA,COM COVERSSA BONITA E NADA,É UMA VERGONHA!!!

    ResponderExcluir
  6. Sei não, policiais civis não fazem nada, agente PM, trabalhamos 24 horas corridas, nas ruas, diuturnamente, essas associações nada fazem, enfim tudo enrolação, porquê, porquê? afinal nós somos policiais? funcionários estaduais? porque essa diferença? somos vitimas da nossa ignorância quando acreditamos, nunca irá mudar, essa história de muda governo, de PEC 300, entre outras, tudo conversa fiada, na verdade nós somos instrumento de voto de politico, nosso valor está quando chega época de eleição ai sim vem as promessas, quanto a essas associações enfraquecidas, falidas nunca resolve nada, ninguém consegue nada.
    Anda Polícia Militar!!!! Somos vencidos. Salve a Policia Civil, eles trabalham, eles são policiais.

    ResponderExcluir
  7. Pois bem companheiros, na 2ª CIA/ 6º BPM a coisa não anda boa. No mesmo prédio está instalado a delegacia civil, a CDP (centro de detenção provisória) e ainda os apenados do regime semi-aberto. Adivinha quem toma conta de tudo isso! "Santo Antônio, São João, São Pedro" ou o PM que fica de Cb de dia ?, sem falar que não tem alimentação(Que é cedido pela SECRETARIA DE AÇÂO SOCIAL DA PREFEITURA juntamente com os de alguns detentos para quem não tem onde fazer suas refeições) e os demais saem do serviço e vai fazer suas refeições em casa, voltando depois. PERGUNTA-SE: E aquele decreto baixado pelo então Comandante Geral relevante a escolta dos detentos, bem como sua guarda?.
    Está na hora de ser melhor visto a 2ª CIA/6º BPM no sentido de melhorar e dar uma boa resposta a comunidade.

    ResponderExcluir
  8. esperança...a última que morre...15 de julho de 2011 14:20

    È companheiros pelos comentários acima não precisa dizer mais nada,agora queiram ou não quem vai sair perdendo é a sociedade pois como ser estimulado se todas as categorias avaçam e nós pms ficamos sempre atrás, na realidade servimos até de chacota para os outros companheiros de outras classes porque perdemos até para os agentes penitciários que tem apenas dez anos de fundação enquanto nós 177 anos que adiantou tanto tempo,que que nossos coronéis fizeram esses anos, pensaram só em sí e resto que esplodam taí a cara da policia militar muita insatisfação, tomara que a governadora se sensibilize e atenda a boa vontade do cel. araújo que pelo menos tem se pronunciado a favor da tropa coisa que os cmts que passaram nunca fizeram eu ainda acredito que vamos ter uma boa melhoria essa é a minha última cartada vamos aguardar...

    ResponderExcluir
  9. VIVA A POLÍCIA CIVIL, HOMENS QUE REIVINDICAM SEUS DIREITOS. O AUMENTO DA PM/RN ESTÁ PRÓXIMO: AUMENTO DE PERSEGUIÇÃO, AUMENTO DE CARGA HORÁRIA ( COMO POR EXEMPLO O DESTACAMENTO DE SANTANA DOS MATOS, ONDE OS SOLDADOS TRABALHAM 24/48 CONCRETIZANDO EM DETERMINADOS CASOS 72 HORAS SEMANAIS TRABALHADAS ), AUMENTO DE DESCASO ( COMO POR EXEMPLO EM FLORÂNIA-RN, QUE OS POLICIAIS DO DESTACAMENTO VÃO SE ALIMENTAR EM SUAS RESIDÊNCIAS QUANDO DE SERVIÇO, PORQUE SE NÃO MORREM DE FOME.REALMENTE O NOSSO AUMENTO É ROTINEIRO E PARA PIOR.

    ResponderExcluir
  10. Por que a Civil consegue e a Militar não? O Coronel tem milhões de anos prestados à PM, muitos são acusados de coisas que fez e que não fez. Haja responsabilidade sobre seus lombos, cobranças e mais cobranças, de todos os lados etc. Por outro lado, do delegado da Civil, ninguém vê-lo trabalhando e não tem cobrança sobre os mesmos, não tem punição de superiores e não tem preocupação com transferências e promoção etc. Seu salário é superior ao do oficial Superior de Polícia Militar.

    ResponderExcluir