DEPOIMENTO DE UM PM

No meu último serviço, um policial me disse:

- Cabo, eu só vejo três caminhos que a atual realidade nos leva: a lavação, a revolta e os estudos. Eu tenho 11 anos de serviço trabalhando na rua, a unica punição que tenho na ficha foi devido a uma falta de extra obrigatória que iria acontecer na vaquejada, e não fui pois estava saindo de serviço de 14:00, pois estava na plantão. Até hoje não tive a oportunidade de realizar um concurso para sargento pelo simples motivo de não ter ocorrido, isto é um absurdo. A palavra reconhecimento não existe na PMRN, e digo ao senhor: “Eu vou estudar e sair desta instituição”.

Todos têm que procurar uma saída, pois infelizmente a nossa Polícia Militar do RN não oferece.

Qual a saída que você vai escolher?

Pessoalmente irei continuar divulgando a realidade da nossa instituição com o objetivo de que ela venha a mudar e ao mesmo tempo irei estudar e, caso tenha uma oportunidade de sair não irei pensar duas vezes. Mas mesmo indo embora continuarei divulgando a realidade do serviço policial militar. Será até melhor, pois não serrei militar.

E Você?

Escrito por Cabo Heronides.

15 comentários:

  1. Já tenho 4 anos de BM e vejo que é a mesma coisa... Temos três opções apenas!

    ResponderExcluir
  2. EU TENHO 18 ANOS AINDA SOU SD ESTOU NO EXCEPCIONAL A MUITO TEMPO OLHA PRA UM OF COM MESMO TEMPO JÁ É TC CADÉ 0 CEL ARAÚJO AINDA ESTÁ NO CMDO GERAL CADÉ AS PROMESSAS QUANDO VÂO SEREM CUMPRIDAS CEL PORQUE SÓ OS OF CRESCEM OS PRAÇAS TAMBEM TEM ESPOSAS E FILHOS JÁ ATÉ MEU IRMAO QUE TRABALHA NUMA FIRMA DE SERVIÇOS GERAIS FOI PROMOVIDO A EMCARREGADO SÓ O SD NAO CRESCE QUANTA INJUSTIÇA

    ResponderExcluir
  3. EU TENHO 18 ANOS AINDA SOU SD ESTOU NO EXCEPCIONAL A MUITO TEMPO OLHA PRA UM OF COM MESMO TEMPO JÁ É TC CADÉ 0 CEL ARAÚJO AINDA ESTÁ NO CMDO GERAL CADÉ AS PROMESSAS QUANDO VÂO SEREM CUMPRIDAS CEL PORQUE SÓ OS OF CRESCEM OS PRAÇAS TAMBEM TEM ESPOSAS E FILHOS JÁ ATÉ MEU IRMAO QUE TRABALHA NUMA FIRMA DE SERVIÇOS GERAIS FOI PROMOVIDO A EMCARREGADO SÓ O SD NAO CRESCE QUANTA INJUSTIÇA

    ResponderExcluir
  4. EU TENHO 18 ANOS AINDA SOU SD ESTOU NO EXCEPCIONAL A MUITO TEMPO OLHA PRA UM OF COM MESMO TEMPO JÁ É TC CADÉ 0 CEL ARAÚJO AINDA ESTÁ NO CMDO GERAL CADÉ AS PROMESSAS QUANDO VÂO SEREM CUMPRIDAS CEL PORQUE SÓ OS OF CRESCEM OS PRAÇAS TAMBEM TEM ESPOSAS E FILHOS JÁ ATÉ MEU IRMAO QUE TRABALHA NUMA FIRMA DE SERVIÇOS GERAIS FOI PROMOVIDO A EMCARREGADO SÓ O SD NAO CRESCE QUANTA INJUSTIÇA

    ResponderExcluir
  5. EU TENHO 18 ANOS AINDA SOU SD ESTOU NO EXCEPCIONAL A MUITO TEMPO OLHA PRA UM OF COM MESMO TEMPO JÁ É TC CADÉ 0 CEL ARAÚJO AINDA ESTÁ NO CMDO GERAL CADÉ AS PROMESSAS QUANDO VÂO SEREM CUMPRIDAS CEL PORQUE SÓ OS OF CRESCEM OS PRAÇAS TAMBEM TEM ESPOSAS E FILHOS JÁ ATÉ MEU IRMAO QUE TRABALHA NUMA FIRMA DE SERVIÇOS GERAIS FOI PROMOVIDO A EMCARREGADO SÓ O SD NAO CRESCE QUANTA INJUSTIÇA

    ResponderExcluir
  6. É companheiros vamos estudar e procurar da uma vida mais digna para nossa familia ,porque com esse salário de policial militar não dar mais,estou a 12 anos esperando por melhorias,não dá mais cansei de esperar por esses gonvernos que entram e saem e nossa PM não muda.

    ResponderExcluir
  7. Companheiros a coisa que eu mais queria na minha vida era ser policial militar, quando consegui assim que terminei o curso de formação já estava desestimulado. Pois vi que é uma realidade muito diferente do que eu pensava, só temos deveres a cumprir e nenhuma melhoria e muita humilhação. dos três caminhos supracitados eu escolhi estudar para outro concurso, pois é revoltante as coisas que acontecem na PM-RN. Quem faz todo serviço são os praças mais quem recebe os créditos são os oficiais e esses só ficam em seus gabinetes ligando uns para os outros para saber quando vão ser promovidos.

    ResponderExcluir
  8. Eu já disse pessoal, a PM do RN não merece os policiais que têm!!!!!O conselho que dou é que estudem, montem um negócio pra si, até vender picolé ou cd na rua tem retorno financeiro melhor que o salário da PM!!! tenho 11 anos de PM e a única coisa que ganhei foi o desestímulo. Mas a população não pode ser penalizada, enquanto estivermos aqui façamos APENAS, APENAAS, APENAS, APENAS, a nossa parte para que a população não sofra tanto, lembrando que se fossemos valorizados o serviço prestado seria melhor em 1000%. Mas procuremos as melhoras, mesmo que essa melhora seja sair da PM, pois desse jeito , eu desiiiiiiiiiisto!

    ResponderExcluir
  9. É verdade. Tenho dez anos de polícia, nunca fui valorizado pela minha instituição, nunca fui valorizado por quem está acima na cadeia hierárquica, nunca fui valorizado por qualquer um...
    Faço meu trabalho com orgulho e continuarei a fazê-lo, mas por obrigação e não por prazer. Só vejo três caminhos também. O Cb que trabalha comigo levou 27 anos para se tornar Cabo, às vezes, para descontrair brinco com o mesmo dizendo já fostes a Cabo? E ele me responde: -E eu brinco? Falta só mais 27 anos para eu sair 3ºSargento. Acho que a solução mais honrosa é estudar e sair para um lugar melhor.

    ResponderExcluir
  10. Da mesma forma companheiros, já optei por estudar , pois fiquem sabendo que a polícia é apenas uma ilusão , uma utópia, na verdade uma falsa sensação de poder , que muitas vezes ludibriam nossas mentes... e fazem nos levar por elógios baratos que não elevam nossa qualidade de vida familiar, pensamos que estamos aplicando a lei , mas somos é fantoches nas mãos dos poderosos ,sujeitos a humilhações , devido a historica/ impregnada e imposta marginalização da sociedade capitalista a aqueles que não tem Dinheiro.

    ResponderExcluir
  11. É Complicado.Agente não possui um regulamento que nos valorize,o que existe é punição e o que deveria ser valorização profissional é retirado!Por situações básicas são gerados problemas sérios que levam a impaciência e desfalecer da mente.É quase impossível com alguns anos não desenvolver um quadro mental com suporte de remédios.Parece um filme sem fim e com páginas infinitas.Não entendo,não vejo,não falo,não ando,não levanto,não durmo!!!!!SOMOS MILITARES PARA RECEBERMOS PUNIÇÃO E CADEIA!!!!!SEJAM BEM VINDOS AS LUZES DO INFINITO,DAS TERRAS DO HORIZONTE,AOS MARES DE MARCO POLO,AO AR DO UNIVERSO,AS CANETAS E CARIMBOS SEM FIM,AS PERMISSÕES DO TUDO E PARA TUDO,AO NUNCA DO INFINITO E JAMAIS DO FIM DOS PROBLEMAS..........ESTA MENSAGEM É DO FUNDO DA ALMA E DA SINCERIDADE DE UM PEQUENO HOMEM FILHO DE DEUS.(POLICIAL MILITAR SENTADO EM UMA CADEIRA SIMPLESMENTE MORTO POR DENTRO)

    ResponderExcluir
  12. Eu tambem venho construindo algo que me levara logo logo a sair da PM, que antes achava uma instituição bonita e respeitosa, mas esta não respeita os proprios funcionários, então busco outro concurso que valorize mais as minhas potencialidades, uma vez que a instituição PM so vem funcionando para Oficiais e os praças sabem que existem 1000 vagas para 3° SGT e mais 1000 para CB e os governantes e comandantes GERAIS viu Araujo, não se pronunciam em nosso favor. Quando falo isso, falo com autoridade pois é uma realidade que estes se escondem com vergonha , uns por estar no poder e não poder ir contra o sistema, e outros por não quererem ajudar os que tem o direito.

    ResponderExcluir
  13. Não tive outra escolha a não ser estudar , e graças a DEUS vou sair , não é pra policia federal ou PRF como euqueria , mas só em sair desse sistema arcaico, atrasado e abusivo por parte da maioria dos superiores , pra mim ja é uma vitória, tenho sangue de policia , estarei indo pra PCPB, a militar vai demorar muito pra mudar e eu não tenho paciencia de esperar, aos que ficarem que Deus vos abençoe.

    ResponderExcluir
  14. O MAIS INTERESSANTE DE TUDO É QUE OS OFICIAIS - PORTA VOZ , VAI IMIPRENSA INFORMAR QUE HOJE O NÚMERO DE PMS COM NIVEL SUPERIOR É MUITO GERNDE, MAS CADER A VALORIZAÇÂO DESSE POVO? SERVE SÓ PRA NÚMEROS?

    ResponderExcluir
  15. Já fui vendedor de picolé, verdura num carrinho de mão nas ruas, trab. em mercadinhos, suprmercados em fim, desde os 8 anos q trabalho e quando adolescente morava em L. Nova próx. ao Hiper e estudava no Atheneu, no Centro, e por muitas vezes voutei à pé para casa para economizar um vale (hoje me orgulho de tudo). Ñ precisa dizer de minhas condições sociais naquela época, contudo, em 1997 entrei para o militarismo (fuzileiro) q decepção!. Já em 2001 incorporei na "Gloriosa", agradeci muito a Deus, hoje (10 anos) ainda estou agradecido ao meu Senhor, mas continuo decepcionado por tds os motivos já descritos plos colegas acima e por esse militarismo ditador em q homens e mulheres muito bem formados e infomados são, na verdade, assujeitados muitas vezes até na sua subjetividade. Uma possível solução seria uma desmilitarização e uma abertura de oportunidade para os praças participarem da construção e execução da segurança pública (ñ somos ouvidos). Os senhores Of. iriam se surpriender o qunto há de ideias concretas e reais para as nossas demandas. Afinal, somos nós q estamos na frente de batalha. Sd. PM-2001, estudante de psicologia.

    ResponderExcluir