QUEREM CENSURAR A MINHA LIBERDADE DE EXPRESSÃO E OPINIÃO

Caros leitores,

Venho mais uma vez divulgar a todos que o meu direito de liberdade de expressão está sendo censurado.

Pela segunda vez estou sendo acusado de ter desrespeitado o Estatuto e o Regulamento Disciplinar da Polícia Militar.

O comandante da 1º CIA/ 11º BPM, em Macaíba, não gostou do que foi divulgado sobre a segurança pública deste município e me entregou um deveis informar, me acusando de ter violado o artigo 27, em seus incisos IV, IX e X. O artigo 30, em seus incisos III e IV. E o RDPM nos itens 07, 68, 69, 70, 82, 94 e 101.

Leiam o artigo AQUI.

Não irei me ater a realizar uma defesa extensa, irei simplesmente informar que:
“Declaro-me inocente de todas as acusações imputadas no Deveis Informar (Nº 013/2011 – 1ª CIA/ 11º BPM), por não ter ofendido a honra de nenhuma pessoa ou da instituição policial militar, respeitando e usufruindo dos direitos garantidos a todos os cidadãos brasileiros nos artigos 5º e 6º da Constituição Federal da República Federativa do Brasil e as Diretrizes Nacionais de Direitos Humanos dos Profissionais de Segurança Pública, que em seu artigo terceiro diz: ‘Assegurar o exercício do direito de opinião e a liberdade de expressão dos profissionais de segurança pública’”.
E irei impetrar uma ação civil no Juizado Especial de Macaíba, por me sentir desonrado, ofendido, humilhado, desrespeitado, coagido, constrangido e assediado. Informando tal fato as Comissões de Direitos Humanos da Câmara Municipal de Macaíba e da Assembleia Legislativa e a Coordenação de Direitos Humanos do Estado do Rio Grande do Norte.

Tanto o Estatuto quanto o Regulamento Disciplinar da Polícia Militar são abusivos e arcaicos, defendo ser atualizados urgentemente, para que venha a respeitar a dignidade da pessoa humana.

Continuarei expondo a minhas opiniões, respeitando a todos e divulgando a verdade.

Cabo Heronides
Policial Militar e Blogueiro

24 comentários:

  1. Tem todo apoio da tropa, quem é o Comandante desta companhia que se acha o dono da verdade

    ResponderExcluir
  2. Isso é um absurdo, uma total falta de respeito ao ser humano, livre em seu direito de expressão, desde que não venha ofender a terceiros, e a forma como vc cb heronides se expressou, foi simplismente uma realidade da atual situação quanto a segurança dos macaibences, tendo em vista q vc é um cidadão, morador e vive a realidade da mesma.
    Somos policiais, más acima de tudo, somos pais de família q se preocupa diariamento com segurança dos nosso filhos e esposa, quem é o pai ou esposo q não se preocupa 24hs com os seus? principalmente quando esta ausente p protejelos.
    Parabens Cb, espero q vc continue nessa sua jornada e q Deus nosso pai, lhe dê muita sabedoria p superar as barreira q vc tenha q superar. Deus lhe abençoe.

    ResponderExcluir
  3. Compartilho de sua opinião CB Heronildes, há muito tempo a legislação que rege a Polícia Militar de nosso estado clama por mudanças drásticas, temos que nos tornarmos "super-heróis" para não atingie de alguma forma o RDPM, por exemplo. Pergunto-me diariamente como uma legislação tão importante e séria, ainda pode ferir em muitos artigos a nossa Lei maior (constituição de 88)? Parabéns pelo trabalho que o senhor vem fazendo, a Polícia Militar precisa de personalidades como a sua. Forte abraço.

    ResponderExcluir
  4. Parabéns Cb, pela coragem que tem, pois enfrentar o sistema com verdades é muito difícil, mas a liberdade de expressão é assegurada pela carta maior. O Sr. além de fazer parte da gloriosa é um cidadão brasileiro e tem todos os direitos constitucionais. Boa sorte.

    ResponderExcluir
  5. Esse comandante tem que ver que a tropa, ou seja, policia militar do RN esta ao teu lado e não do lado dele. Só para ele ter atenção a situação em que vivemos hoje na Policia Militar e a conquista por mudanças conquistadas aqui neste blog. Ele vai so dispertar a ira da tropa com essa atitude. Um praça nunca pode se destacar que sofre insinuações, isso revolta a tropa e faz com que cada vez mais deixemos de ter vontades nessa policia dos oficiais.

    ResponderExcluir
  6. Se o Cmt da 1º CPM estivesse na rua, talvez a violência seria menor e não estivesse se atolando em burocracia e voltar a por mordaça na PM.

    ResponderExcluir
  7. Esse RDPM (Regulamento disciplinar da Polícia militar ) já está mais que ultrapassado, arcaico, desatualizado e deveria na verdade, SER JOGADO NO LIXO E DEPOIS ATEADO FOGO pois ele não educa, não disciplina e nem tampouco colabora com a melhoria da qualidade de serviço que a Polícia militar deve prestar a população.É um regulamento bem opressor e que apenas favorece ao oficialato deixando os praças numa situação bastante desfavorável. claro que a PM necessita e muito de um regulamento disciplinar, porque senão,vira bagunça, anarquia,porém deve ser um regulamento democrático e que permita aos seus policiais expressarem suas opiniões em um blog, já que esse é um direito garantido pela constituição federal, lei maior de nosso país.Assim dessa forma, vai ser muito difícil continuarmos com esse famigerado e ultrapassado RDPM( QUEIMÁ-LO E DEPOIS JOGA-LO NO LIXO)ESTAMOS NO SÉCULO 21, NO ANO DE 2011 E PORTANTO, NÃO HÁ MAIS ESPAÇO PARA ELE NOS DIAS ATUAIS.

    ResponderExcluir
  8. MAU CARO AMIGO HERONIDES,PARABÉNS PELA SUA POSTURA E PELO SEU TRABALHO,SEI QUE NÃO É UM DEVÉIS INFORMAR QUE VAI BAIXA A SUA GUARDA EM DEFESA DA SEGURANÇA PÚBLICA. E SE CASO O AMIGO PRECISE DE ADVOGADO A APBMS ESTÁ A DISPOSIÇÃO.

    ResponderExcluir
  9. Caro amigo heronides ja fui vitima desse tipo de procedimento fui punido por falar a verdade só que fui punido porque fui traido pelos meus adivogados que nao quiseram procurar os remedios constitucionais de manda de segurança ou habeas corpus preventivo hoje em dia nao se admite mas esse tipo de procedimento que tem como objetivo apenas da uma aparencia de legalidade do ato administrativo, o processo tem o mesmos ritos do processo judicial, como pode vc apresentar defesa sem a instruçao processual? e inclusive sem ser ouvido,como pode ele ser juiz e parte no processo ao mesmo tempo? esse tipo de manobra fere flagramente o pricipio do devido processo legal, nao existe mas justificativa e sim processo administrativo onde o ônus da prova pertence a acusaçao e nao ao acusado, vc como estudante de direito ja deveria saber estude os livros de Paulo Tadeu rodrigues rosa e entre com um Habeas corpus preventivo e depois com uma representaçao criminal contra esse comandante eu nao entendo como varios militares tem seus direitos violados e nao buscam os remedios constitucionais,isso tem que se acabar o polcial quando estiver errado tem que ser punido mas isso tem que ser em coformidade com o regime contitucional vigente e essa puniçao tem que atender a finalidade publica e nao a do agente que esta sempre desmotivada da finalidade publica como ocorre em qualse todo proceso dentro das corporaçoes em umas e Deveis informar em outra é libelo acusatorio, mas todos sao ilegais pois visa ludibriar a defesa e ao poder judiciario nunca responda atraveis de advogado responda vc mesmo pois nem sua defesa tem validade nem acusaçao pode li punir sem provar que vc errou.

    ResponderExcluir
  10. Será que esqueceram mais algum artigo? Em um mundo em pleno processo de transformação fisica,economica e de correntes filosoficas. Vejo que em alguns Comandos nada mudou tudo continua como era na ditadura de 60... Ja imaginaram nobres colegas se não houvesse a critica o que seria de nos?? A critica é feita com um unico proposito o de aprendizado. O militar que trabalha na rua sente diariamente os anseios da população. População essa que não compreendem o porque de algumas areas serem mais vigiadas do que outras. Por que uma comunidade da periferia deve sofrer calada e desassistida enquanto algumas ruas abastardas e com poder aquisitivo maior receber toda a segurança??? Será o poder economico???? Senhores comandantes será justo???
    Já temos uma Presidenta que foi presa politica, guerrilheira e defensora ferrenha dos Direitos de liberdade de expressao e dos direitos humanos, acompanhem as mudanças. Sigam pelo menos o nosso comandante geral.... O lider é aquele que busca o equilibrio nas diversas opinioes dos seus colaboradores.... Não seja um tirano.... CB HERONIDES PARABENS PELA POSTURA A GLORIOSA SÓ TEM A CRESCER COM PESSOAS PENSANTES COMO VC!!!!

    ResponderExcluir
  11. Ainda existe ditadura só não vê quem não quer...

    ResponderExcluir
  12. A VERDADE É SEMPRE CONTRA OS ABUSOS DE ALGUMAS AUTORIDADESSSS...VERDADES NELESSSS

    ResponderExcluir
  13. A vontade desse comandante é o retorno da ditadura militar, como sabe que é impossível, fica procurando picunhinha pra enrrolar os guerreiros. Parabéns Cabo, continue assim, pois tem o apoio da tropa.

    ResponderExcluir
  14. kkkkkkkkkkkkkkkkkkk!!!!!100% de palavras de apoio ao salvador da pátria Heronides.kkkkkkkkkkk
    Como sempre, ele é o coitado, o humilhado, o indefeso, o saco de pancadas. Senhores, em nenhuma outra profissão aonde os seus integrantes são intelectualmente desenvolvidos, existe um sensacionalista expondo ao público e desafiando seus gestores a toda hora via internete ou algo que o valha, Não sei quem é o Cmt da tal Cia, mas, o que o nosso Heronides está fazendo é expor uma instituição bicentenária ao ridículo e ao sensacionalismo, líder que líder, briga intracórpuris e não expondo toda uma instituição. Obs pessoal. Acho que o nobre Heronides é frustrado por ñ ter conseguido ser Oficial nos concursos que tentou, e ver na política uma forma de compensar a sua frustração.

    ResponderExcluir
  15. ASS: Guadioes da ordem publica

    Muitos tem direito à liberdade de expresão e optam pela morte da palavra. esses morrem, mesmo estando vivos. eis um dos piores castigos que alguem pode fazer consigo mesmo.

    ResponderExcluir
  16. Certa vez, questionado sobre atos arbitrários praticados por um eventual Comandante escrevi-lhe em resposta a um absurdo deveis informar, mas, sem nenhuma ofensa: "Prefiro ter o meu corpo toda uma vida preso, do que prender em meu coração os ideais de minha alma". A Polícia Militar é bicentenária, mas, o ser humano tal como o conhecemos é “trimilenário”, desde que teve em si a dimensão do conhecimento de seu ser. De modo que, não se pode retirar do ser humano aquilo que a Carta Maior de um Estado-Nação garante, ou seja, se a Constituição Federal não proíbe a livre manifestação do pensamento para o militar, em que se ampara o Comandante em proibir esta expressão do espírito humano? Se for no Estatuto, ou no RDPM, temo que os mesmos devem cair frente a força normativa da Constituição, assim como um gigante esmaga uma mosca, a Constituição esmaga as leis que com ela são incompatíveis. O que ocorre, e isto eu digo sem medo, e assino sem anonimato, como todos os comentários que aqui deixei, é que certos comandantes, não sei se este é o caso, temem críticas relacionadas a segurança pública sob sua responsabilidade para não serem assediados a deixarem seu comando e abrirem lugar para outro comandante que está a espera de uma chance de sentar atrás de um gabinete e gerenciar os recursos financeiros: da melhor maneira possível é claro!!!... para eles.... ou melhor, para nós. Desculpem-me o equivoco. Não temo punições arbitrárias, pois, ao bater às portas do Judiciário sei que elas serão fulminadas e as indenizações vão encher meu bolso.
    Temos um Comandante-Geral ético, integro, e até onde sei extremamente democrático. Talvez fosse a hora de o Comandante-Geral recomendar a seus subordinados, comandantes das unidades, OPMs e frações de OPMs que respeitem a livre manifestação do pensamento dos cidadãos policiais militares, punindo somente os abusos e não as manifestações sublimes de pessoas honradas que só querem o melhor para a segurança deste Estado, para a Polícia Militar e para a eficiência administrativa.
    Por tais razões, Caro Senhor Cabo Heronides, este soldado tira o chapéu e o cumprimenta pela defesa de seus direitos. É hora da Polícia Militar se adequar à Constituição e a democracia.
    Assino com consciência de minhas palavras e com todo o respeito de que são merecedores os superiores.
    Janiselho das Neves Souza.

    ResponderExcluir
  17. Amigos sei que precisamos urgentemente de mudanças no nosso regime mas sei tambem que se depender desse povo que se diz representantes da gente ( os comandantes seja ele geral ou de unidades ) nada vai mudar eles sao cargos comicionados e muitos deles só querem aparecer mas quando chega hora do vamo ver eles preferem suas gratificaçoes nao se em luda com ademocracia dentro da pm rn sem conseguir mudar nosso estatuto´pois ninguem do oficialato vai ficar contro o outro nos temos que representar o sistema junto a comissao internacional de Direitos humanos pois ja tentamos junto ao supremo que reconheceu os flagrantse desreispeitos do rdpm rn mas nao decretou sua inconsticionlidade e mp de rn tambem nunca se pronunciou a respeito apesar de termos procurado por isso acho que ja se esgotou todo tipo de recuso no brasil restando a corte internacional.

    ResponderExcluir
  18. Olá Heronildes, aqui é o Sgt Arinaldo de São Paulo, é sempre um prazer conhecer mais um colega de farda. Embora estejamos tão longe, passamos as mesmas dificuldades. Vejam só essa tragédia, a sociedade está doente aqui e ai, e lá no final da linha está eu, você e todos os guerreiros que usam farda precisam ser olhados de maneira mais valorizada pelos governadores, afinal ainda somos o melhor marketing que eles tem, só não querem admitir isso, pois implicaria em investir no melhor que ele tem para garantir seu sucesso. Não deixa de ser um princípio de sabedoria, o que não enxergamos neles.
    Estamos distantes da sociedade, como cidadãos pela incompetência de outras pessoas, não por sermos policial. Mesmo assim há derramamento de sangue de alguns irmãos por pessoas que nem conhecemos, qual policial não queria de está naquele colégio para salvar a vidas dos adolescentes que morreram sem chance de lutar pela sobrevivência. Continuem acreditando no amor a essa profissão especial, você foi selecionado entre milhares, eu também, agora vou até o fim.
    arinaldobezerra.blospot.com

    ResponderExcluir
  19. Cabo saia daí,se o comandante não te respeita é o primeiro passo para punições e prisões arbitrárias,primeiro o senhor será preso depois é que irá poder se defender,se o MAj do bombeiro em outro estado foi preso se dirá um praça.É melhor evitar pois nós sabemos que a covardia é grande e quando pode impedir a promoção de um oficial ai é cócó dobrada.RUN AWAY NOW.

    ResponderExcluir
  20. Muito bom Cabo, tem o total apoio de todos os verdadeiros combatentes da PM. Temos que acabar o essa "lei da mordaça" que alguns ainda insistem e pregar.

    O senhor siga em frente com a ação, pois sua vitória será a de todos nós.

    ResponderExcluir
  21. Tem todo meu apoio, concordo com o sr. cabo Heronides, este estatuto é totalmente arcaíco, devendo ser renovado urgentemente.

    ResponderExcluir
  22. parabéns cb Heronides pela sua brava atuação,em pró da segurança pública de macaiba,pena que, esses oficiais não conhecem a nossa CARTA MAGNA A "CONSTITUIÇÃO FEDERAL"e que prevalecem de uma rugulamento disciplinar arcaico do tem´po da ditadura.

    ResponderExcluir
  23. Isso memso cabo, não tema o RDPM que só existe para nos punir e coagir!
    Bola pra frente, vc é um exemplo!

    ResponderExcluir