SEGURANÇA PÚBLICA EM MACAÍBA /RN

A cidade de Macaíba pouco investe em segurança pública, deixando toda a responsabilidade para o estado.

O município também tem responsabilidade em oferecer uma segurança pública à população, trabalhando em conjunto com a Polícia Militar, Civil, Federal e Rodoviária Federal.

Irei apresentar a seguir o que pode ser investido na cidade de Macaíba e fortalecer a segurança pública do município.


SECRETARIA MUNICIPAL DE DEFESA SOCIAL

Para que se tenha um avanço na segurança pública é necessária uma secretaria que coordene vários projetos, ações e serviços que serão criados pela prefeitura municipal.

Vejamos que tipos de projetos, ações e serviços são esses:

GUARDA MUNICIPAL

É necessário ser criada urgentemente a Guarda Municipal de Macaíba, e é fácil, pois já existe uma lei municipal que a criou na década de 90, restando agora tão somente realizar o concurso público.

A Guarda Municipal irá atuar na proteção dos prédios públicos e realizar principalmente um serviço preventivo de combate as drogas nas escolas municipais.

O trabalho em conjunto da Guarda Municipal, Polícia Militar e Polícia Civil iria bater de frente com o tráfico de drogas existente em Macaíba e evitar que muitas de nossas crianças entrem no mundo das drogas.

DEFESA CIVIL

É bastante interessante termos em Macaíba uma Defesa Civil que realize um plano preventivo e de contingência. Não é necessário ter bastantes pessoas envolvidas, mas é essencial existir em nosso município.

CONSELHO MUNICIPAL DE SEGURANÇA PÚBLICA

A existência de um conselho irá ajudar o trabalho das polícias e da guarda municipal no combate a criminalidade, este conselho é composto por representantes das policias, da prefeitura, da câmara de vereadores, das igrejas, e principalmente por pessoas da sociedade.

Este conselho será reunido uma vez por mês para debater os problemas do município e traçar objetivos a serem alcançados.

PROGRAMA NACIONAL DE SEGURANÇA PÚBLICA COM CIDADANIA

Com tudo isso criado, o município estará apto a solicitar um convênio com o Governo Federal, através do PRONASCI, Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania.

Este convênio traria para o município de Macaíba um grande investimento na Segurança Pública, com construção de prédios, aquisição de viaturas, equipamentos, materiais didáticos, fardamento, programas de prevenção, etc.

Um trabalho bastante bem realizado através deste convênio é o Território de Paz, onde a polícia ocupa determinada area com o objetivo de diminuir a criminalidade na região.

No Rio de janeiro foi denominado de UPP, Unidade de Polícia Pacificadora.

Vimos que grande parte dos recursos viria do Governo Federal e que o trabalho seria realizado por pessoas que já recebem para executar tal serviço.

Pessoalmente, no ano de 2009, elaborei e entreguei ao Vereador Eduardo Santos o projeto para que tudo isso viesse a acontecer, mão não aconteceu, creio que não por vontade do mesmo, mas devida a forças ocultas que existe no cenário político do município este projeto não se tornou realidade.

Com estes pequenos investimentos a Segurança Pública de Macaíba daria um salto bastante grande para a conquista de uma cidade segura.

Torço para que um dia tudo isso venha a acontecer, e continuarei contribuindo para que possa ver acontecer.

Escrito por Cabo Heronides.
Policial Militar e Estudante de Direito

Um comentário:

  1. Aqui em nossa cidade,PATU, não é diferente,a população esta pedindo S.O.S.,precisamente na sede da 2a Companhia de Policia Militar,com um número abaixo do necessário, para o trabalho do dia-a-dia, o efetivo da Companhia vêm sofrendo,com baixas frequentes, em seu efetivo, deixando assim muito a desejar. Afalta de estrutura, pode cuasar no futuro bem próximo, o fechamento de suas portas. Uma Companhia de Policia Militar, que tem hoje quase uma década, de sua existência, no mínimo era para ser uma COMPANHIA INDEPENDENTE,mas, por falta de vontade política, isso ainda não aconteceu.Por isso ,caro amigo BLOGUEIRO, peço-lhes, em nome de todos que fazem parte,desta cidade e também de todas as cidades circunvinhas, que dê uma ênfase, neste comentário, para que as autoridades, possam, sensibilizar-se, com essa situação. Vale salientar, que a cidade de PATU, é uma cidade-pólo, que faz diviza coam a cidades paraíbanas.Obrigado!

    ResponderExcluir