NOTÍCIAS DA ASSEMBLEIA GERAL

Foi realizada neste ultimo sábado, 12, uma assembleia geral promovida pela Associação de Cabos e Soldados.

Foi discutida uma proposta de subsídio para ser apresentada ao governo onde o soldado receberá 30% do subsídio do coronel.

No site da ACS foi divulgado que a categoria definiu que o governo do estado envie as propostas do novo estatuto e do Código de Ética para a Assembleia Legislativa em 30 dias.


O novo estatuto oferecerá alguns direitos, como: criação do Plano de Carreira, abolição da prisão administrativa, exigência de nível de superior para ingresso na Polícia Militar, estabilidade após três anos de serviço, a proibição da transferência dos militares sem uma justificativa ou melhoria salarial, garantia de liberação do serviço no período de aulas para o policial que estiver cursando nível superior, remuneração por subsídio, escalonamento salarial, etc.

Não participei da Assembleia Geral devido ter ido ao Hospital Clovis Sarinho averiguar a situação do Soldado Smith que infelizmente não resistiu e faleceu na tarde do mesmo dia.

Muitos policiais ficaram chateados devidos a alguns impasses que ocorreram entre a mesa e a Dr. Kátia Nunes, pois a advogada apontava alguns erros que continha no novo estatuto que poderiam prejudicar a categoria, e que os erros deveriam ser corrigidos através de uma nova discussão.

Analisando a questão do subsídio, do estatuto e do código de ética, tenho o seguinte posicionamento.

Para que possamos ter um subsídio digno com a função policial, vai ser necessária uma grande mobilização da categoria, pois não será apenas cerca de 200 policiais que estavam presentes na assembleia que irão conseguir esta vitória. Ou seja, falta união.

No meu entendimento deveríamos focar no estatuto, pois o mesmo contemplaria muitos avanços para a categoria, e o subsídio estaria garantido no mesmo, tendo o governo um prazo para adequar a esta nova legislação.

O prazo de 30 dias do governo enviar a assembleia legislativa as proposta do novo estatuto e do código de ética não serão executados.

Pois o novo estatuto tem que ser encaminhado ao comando geral que enviará à proposta a governadoria, que por sua vez irá analisar a proposta e realizar a modificações que achar pertinente, para depois enviar a Assembleia Legislativa. Ou seja, o tempo será muito maior do que foi apresentado na assembleia geral.

Continuando, ao chegar à Assembleia Legislativa o estatuto passará por comissões, que enviará para votação. Sendo aprovado, o governo poderá sancionar ou não o novo Estatuto dos Militares Estaduais.

Não estou aqui questionando se foi correto ou não os encaminhamentos da Assembleia Geral promovida pela ACS.

Mas tenho por obrigação repassar à verdade a categoria, seja ela satisfatória ou não.

Devemos ir em busca da aprovação do novo estatuto ainda este ano, pois teríamos um grande avanço. Se formos lutar apenas pela questão salarial, iremos perder mais um ano para termos um estatuto sendo aplicado.

Não podemos dar 03 passos de uma só vez, pois com certeza iremos tropeçar. Vamos todos juntos, ter uma única meta, e nos dedicarmos a aprovação deste estatuto, desde já.

O ideal seria que todas as associações estivessem mobilizadas em conjunto, realizando assembléias, mobilizações e reuniões. Mesmo não existindo isso, não podemos ficar discutindo em que está certa ou errada, em quem quer unir ou desunir, pois o tempo está passando. Então independentemente de quem realize a assembléias ou convoque a categoria para participar de algum ato, oriento que esteja presente, pois a sua participação é bastante importante para alcançarmos a vitória.

Cabo Heronides
Presidente da APM/RN

17 comentários:

  1. SD Jocival, 7º BPM.

    Muito pertinente o apelo do CB Heronides em relação a mobilização da tropa em torno da aprovação do novo Estatuto, não cabe mais a profissionais capacitados e de mente aberta como os PMs do RN, ficar nessa peleja de melhorias salarias sem antes entender que podemos conseguir isso bem mais rápido, caso a legislação que rege nossa instituição mude. Enquanto não houver unidade nas associações não conseguiremos alcançar nossos objetivos de melhorias não só salarias, mas também de condições de trabalho digno, com nossos direitos preservados. Parabéns CB, pela ampla visão de segurança que sempre tem demonstrado ter.

    ResponderExcluir
  2. Quando li isso: "...a categoria definiu que o governo do estado envie as propostas do novo estatuto e do Código de Ética para a Assembleia Legislativa em 30 dias." Lembrei de uma frase muito usada entre nós policiais, "O poste ta mijando no cachorro", ou então, "Ta chovendo debaixo p cima"!!! A categoria definiu??? Até quando haverá esta ilusão, quantos exemplos vcs ainda querem ter do governo??? Quem define o q é, ou o q ñ é, são eles!!! Amigos, ainda estão com os olhos vendados, despertem, o governo quer empurrar com a barriga desde sempre. Quando foi pra colocar em vigor akela lei (ñ lembro o nº, acho q é 473) q pagaria um atraso q o governo nos deve, onde os PMs adesivaram centenas de carros, a Governadora Wilma pediu (depois de 2 anos de sua assinatura) 15 dias pra "pensar", passado os 15 dias, pediu mais 30, passado os outros 30 pediu 120 e até hoje ta como ta, nunca foi pago. Não viajemos na maionese, tomemos iniciativas dignas de escuta!!! Ah, e torçamos para q o governo se dispõnha, pq como é de praxe, nos enrolarão o máximo possível.

    ResponderExcluir
  3. segundo o veio general Sun Tzu "será vitorioso aquele que tem as tropas unidas por um propósito",ou seja, depois dos ultimos fracassos das mobilizações da categoria acho pouco provável a galera se reunir tâo cedo novamente, mas se for para tomar cachaça ai com certeza a galera vai rsrsrsrs....

    ResponderExcluir
  4. Não é de hoje q a categoria se mibiliza em prol de algo, ao longo dos anos presenciamos a tropa unica e exclusivamente voltada p a questão salárial, e podemos vê hoje na prática q, salário é só um pequeno passo quanto ao q poderemos alcanças, se nos dedicarmos como prioridade o nosso estatuto.
    Cabe agora aos representantes de associações, parar c essa guerra idiota de querer levantar o nome dessa ou daquela associação, se elas foram criadas com um único objeto q foi defender a nossa classe, então provem q o verdadeiro objetivo realmente é esse e se unam c um só propósito "A união da tropa em busca de um bem comum".

    ResponderExcluir
  5. Quem quiser assistir o video da assembléia na integra acesse o link:http://livestre.am/EQrj

    ResponderExcluir
  6. CABO PENSEI QUE ERA SÓ EU QUE PENSAVA ASSIM AOS LONGOS 6 ANOS JÁ COMENTAVA SOBRE TAL MELHORIA NO ESTATUTO PARA SIM DEPOIS LUTARMOS POR MELHORIAS SALÁRIAIS, CONDIÇÕES DE TRABALHO E ETC, SABES QUEM SOU E CASO NECESSITE DA AJUDA DO NOBRE COLEGA ESTAREI A DISPOSIÇÃO. SABEMOS QUE EM BRASÍLIA AS COISAS FORAM EXCELENTES E DEVEMOS CAMINHAR PRA ONDE O RIO CORRE E NÃO CONTRA A CORRENTEZA, VAMOS SONHARMOS JUNTOS E SÓ ASSIM A REALIDADE DAS COISAS VIRAM A TONA.

    ResponderExcluir
  7. Mobilização já, pois nao podemos mais ficar esperando ser a ultima força a melhorar,pois ate os agentes penitenciários que recebiao menos que os policiais agora recebem quase o dobro, a policia civil nem se fala, temos que melhorar os nossos salarios, eu estou completamente desanimado com essa policia dos governantes. Aumento e estatuto aprovados já

    ResponderExcluir
  8. Realmente temos que ter união, cada um de nós é apenas uma pequena parte + se nos unirmos podemos conseguir grandes avanços, é uma pena que para que haja união quem está a frente (cabeça) tem que pensar mais na tropa e menos em futuras candidaturas (no bolso), tem que abrir mão de alguns vícios que ñ caem bem em nenhum civil, imaginem em um militar, temos que ter alguém a frente que possa servir de exemplo para a tropa e ñ alguém que a maioria repudia pelo que fez e faz contra a PM pensando que somos 1 bando de desmiolados que ñ sabemos o que realmente queremos! QUANDO A(o) CABEÇA Ñ VAI BEM O CORPO PADECE! Gostaria de ver o movimento, só que com alguém de atitude e responsabilidade à frente, espero ver o sr à frente nessa nova fase CB Heronildes!

    ResponderExcluir
  9. UMA VERGONHA A QUANTIDADE DE POLICIAS PRESENTES NA ASSEMBLEIA! MUITOS POLICIAS PENSAM QUE O OBJETIVO DA CONQUISTA SALARIO É FÁCIL, 1ºCERTAS ASOCIAÇÕES DESUNIDAS, 2º PRESENÇA DA FORÇA HUMANA NA ASSEMBLEIA, 3º PROPOSTA PARALELAS DE CERTAS ASSOCIAÇÕES COMO A DA "ACS" ISSO DIFICULTA NA ANALISE DA ASSESSORIIA DO GOVERNO QUE SÓ FAZ GANHAR TEMPO 4º INTERRESSE DE CERTAS PESSOAS NA SUA PRÓPRIA ASSOCIAÇÃO DIGAMOS ASSIM E ETC... CB HERONILDES GOSTARIA SE POSSIVEL VC COLOCASSE UMA ENQUETE PARA SABER DOS POLICIAS DO NOSSO QUERIDO ESTADO DO RN, SE ELES CONCORDAM QUE UMA SÓ PESSOA LEVE TODAS AS PROPOSTAS ANALISADAS E APROVADAS PELAS ASSOCIAÇÕES QUE ESTAM TRABALHANDO EM CONJUNTO PARA O GOVERNO E OUTRAS ENTIDADES, OS SÓCIOS E FUTUROS SÓCIOS DEPENDEM DESSAS EXPLICAÇÕES, E MAIS DO QUE NUNCA ELES EXPOEM SUAS IDEIAS, VALEU!

    ResponderExcluir
  10. Sonhar é preciso. Sofremos por ser maioria. Maioria por onerar os cofres públicos (lei de responsabilidade fiscal); Maioria que não tem um pensamento homogêneo, tem a força mas não sabe usá-la. Imaginem se o touro soubesse utilizar sua força racionalmente, quem o domaria!!Semelhantemente esta categoria de homens e mulheres robustos e garridos ainda não conseguiram efetivar ,consolidar a sua racionalidade!!
    Deus tem piedade de nós;Deus tem piedade de nós;........

    ResponderExcluir
  11. É de interesse da categoria, portanto é preciso que todos se unam em prol do bem da classe. Confiram o post do Dafoe: http://veritasunitatis.blogspot.com/2011/03/o-brasil-beira-do-3-apagao-o-da.html

    ResponderExcluir
  12. henrique disse..
    A questão do estatuto é muito seria, pois, precisa de uma minuciosa analise tendo em vista quer algumas LEIS COMPLEMENTARES SÃO APROVADAS REVOGANDO TODO OS NOSSOS DIREITOS QUER UM EXEMPLO LEMBRA A LC 205, QUE REVOGOU O DIREITO DO POSTO OU GRADUAÇÃO SEGUINTE ART. 49 DA LEI 4.630 (ESTATUTO) OUTRO EXEMPLO ART. 140 QUE FALA DA ESTABILIDADE ASSEGURADA, ONDE OS HERDEIROS FICARIAM RECEBENDO OS VENCIMENTOS PERDIDO PELO PRAÇA OU OFICIAL, FOI REVOGADO PELA LC 308 E OUTROS ......, POR ISSO PRECISA DE MUITA UNIÃO PARA UM NOVO ESTATUTO.

    ResponderExcluir
  13. isso é muito pouco 30%! depois do que aconteceu em Brasilia: o plano de cargo e salarios que foi aprovado; isso nao significa nada temos que lutar por igual direito, ou Brasilia é outro país; o que me leva apensar é isso: que aquele distrito é outro país nao tem cabimento um tratamento tao diferenciado como esse, chega a ser um absurdo tamanha discrepancia salarial na mesma funçao. Daqui a pouco eles estao recebendo mais do que um policial federal.

    ResponderExcluir
  14. Natércio,Estatuto lógico!Afinal há horas que é melhor perder um pouco e ganhar a frente.

    ResponderExcluir
  15. Sempre achei que nossa grande conquista no período pós ditadura seria adequar nossos regulamentos (Estatuto etc.) à nova constituição, e cheguei a indagar de alguns colegas que fazem parte de diretorias de associções PMs o motivo pelo qual nunca os "nossos" advogados terem arguido a inconstitucionalidade de tais leis ditatoriais e ultrapassadas? Porque nunca acionaram a justiça alegando tal inconstitucionalidade? Eu acho que o ponto chave para uma considerável melhora em nossa instituição é essa... e a aprovação de um novo estuto seria apenas o começo, porém, imprescindível para qualquer mudança! Portanto, melhor do que brigar apenas por melhores salários (que é importantíssimo), primeiramente, briguemos pela aprovação desse estatuto que aí se encontra, e pela ilegalidade/inconstitucionalidade do que nos rege. Entretanto, fiquemos atentos apenas às promessas de aprovação.... chega de promessas, ao menos quanto ao novo estatuto!

    ResponderExcluir
  16. 30% é? são 12 níveis, pq 30%? O certo é 1, 12 avos!!

    ResponderExcluir
  17. Amigos até hoje só vi conseguir alguma melhora para policia militar,quando paramos e nos mobilizamos.Mim desculpem é muito blá-blá-blá,e não resolvem nada,vamos fazer como na paraiba parar e acabou.

    ResponderExcluir